Se é impossível não pecar enquanto estivermos neste
mundo, por que Jesus costumava dizer àqueles a quem perdoava: “vai e não peques
mais!”?
Por que o apóstolo João diz que escreveu aos
crentes para que eles não mais pequem? (I João 2.1) e que aquele que é nascido
de Deus não peca? (I João 5.18).
O apóstolo Paulo afirma em Romanos 6.14 que o
pecado não mais tem domínio sobre os crentes porque não estão debaixo da lei e
sim da graça.
O que se pretende com tais afirmações?
Qual é a mensagem do Espírito Santo para a igreja
através destas passagens e muitas outras semelhantes?
É inegável que todas se referem a uma vitória que
foi obtida sobre o domínio do pecado, e isto é dito com toda a autoridade e
firmeza em razão da nova dispensação da graça que foi inaugurada por Jesus.
Temos aqui coisas espirituais boas e eternas que
foram conquistadas para nós por Jesus, e o que nos cabe fazer para termos um
viver vitorioso sobre o pecado.
Primeiro, quanto ao que foi conquistado para nós,
temos a liberdade da condenação e maldição da lei, porque Jesus satisfez
inteiramente à justiça divina tendo cumprido perfeitamente a lei e morrido sob
ela em nosso lugar, de modo que estando livres da lei, o pecado perdeu a sua
força para nos conduzir sob a condenação dela.
Em Jesus somos considerados por Deus como estando
crucificados e mortos juntamente com ele, de modo que a lei não pode mais
condenar quem foi justificado pela fé.
Somos livrados então tanto do domínio da lei,
quanto do pecado, e por conseguinte do diabo, que exercia senhorio sobre nós
por conta dessa escravidão ao pecado.
O pecado era um usurpador que nos escravizava por
violência e tirania, não tendo recebido portanto, da parte de Deus, o direito legal
de nos escravizar, e assim, quando recorremos a Cristo, ele teve que abandonar
o seu governo sobre nós, cedendo-o à graça do Senhor, quem é que reina agora
sobre o crente.
Pelo mesmo poder do Espírito Santo, que nos
regenerou e santificou, na conversão pela qual fomos libertados da lei, do
pecado e do diabo, e para sermos transportados para o domínio da graça e de
Deus, por meio da fé em Jesus, somos também auxiliados por renovações
sucessivas da graça para manter o domínio da graça sobre o pecado.
Onde não há luta, não há conquista, não há vitória.
Essa é a razão de ainda permanecer resquícios do
pecado nos crentes, para que por meio dos deveres de obediência no exercício da
fé no Cristo crucificado, na oração e na mortificação do pecado pela prática da
justiça evangélica, a graça entre em ação e demonstre o seu poder sobre o
pecado, e que é ela de fato quem agora detém o governo sobre nós.
Com isto Deus é glorificado na obra de Jesus, e
aprendemos não somente o quanto o pecado é pernicioso e destrutivo, e quanto a
graça nos é tão necessária para uma vida santa e vitoriosa sobre o pecado.
Então, aquelas perguntas iniciais que apresentamos,
podem ser respondidas adequadamente por estas considerações que fizemos.
Pois, quando a Palavra afirma que não devemos pecar
mais, uma vez tendo nos convertido a Cristo, o que aí se ensina é que apesar de
haver resquícios de pecado nos crentes,
não é o pecado que detém o domínio legal sobre eles, o qual a propósito
nunca possuiu de fato, pois a escravidão que exercia sobre nós antes da conversão
era por concessão de nossa vontade, e não por um direito adquirido da parte de
Deus, a quem pertence de fato o domínio, o governo e o poder sobre todos os
homens.
Vemos quão crucial é pela vontade de Deus que todo
crente viva de modo inteiramente santo, que tenha isto por ideal, e que nunca dê
trégua ao pecado, ou concessão a um viver pecaminoso, pois temos recebido a
graça e o poder do Espírito exatamente para este fim de estarmos empenhados
neste bom combate da fé, na luta incessante contra o pecado, até o dia da nossa
morte.
O arrependimento, a confissão, o coração contrito,
a tristeza pelo pecado, são essenciais para a vitória nesta guerra, e para isto
necessitamos da ação do Espírito Santo para criar em nós tal quadro e condição
espiritual.
Por isso recebemos um Fiador, uma Garantia na nova
aliança que Deus fez conosco através do sangue de Jesus, de perdoar todos os
nossos pecados por causa da fé em Cristo, sendo Ele esta fiança e garantia, e a
razão de nunca mais sermos rejeitados por Deus.
Então, se alguém está fraco, permitindo que o
pecado tenha vantagens sobre a sua vida, é porque tem falhado nos deveres de
obediência da fé, da oração, da vigilância, do arrependimento, da confissão, da
comunhão, e assim tem sido permitido por Deus, para que se levante e conquiste
a vitória com as armas que são espirituais e que compõem toda a armadura de
Deus.
Estamos empenhados numa luta contínua para a fé,
enquanto estivermos aqui neste mundo e esta somente cessará quando formos para
a glória celestial para recebermos a nossa coroa, e isto, se formos achados
fieis e empenhados na obra da nossa santificação pelo Espírito Santo, consoante
a aplicação da Palavra de Deus às nossas vidas.
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