quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

A Preparação da Alma para Cristo – Parte 1

 













H784

Hooker, Thomas (1586-1647)

A Preparação da Alma para Cristo

Thomas Hooker

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra

Rio de Janeiro, 2020.

66p, 14,8 x 21 cm

1. Teologia. 2. Vida cristã. I. Título

CDD 230



Introdução pelo Tradutor:

As palavras de Thomas Hooker revelam a sua alma santa e piedosa, e sua inteira capacitação pela graça divina a ser um fiel pastor e conselheiro para as almas que buscam ao Senhor, pois no que fala, não há o risco de pegarmos um atalho que nos conduza para longe do único e verdadeiro Caminho da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.

O subtítulo deste livro – Tratado de Contrição, bem se adequa ao objetivo do autor de nos mostrar que de fato, sem contrição, não há como a alma estar devidamente preparada para a recepção de Jesus Cristo. Pois é o próprio Deus que afirma que habita somente com os que são de espírito quebrantado, e coração compungido e contrito.

Uma leitura atenta que seja apenas desta primeira parte que estamos publicando do tratado (pois dividimos sua publicação em partes em razão de sua extensão, para assim facilitar o contato com o estilo e conteúdo do autor, de modo a incentivar a continuação da leitura de todo o material precioso que ele escreveu) nos leva a concluir que devemos colocar em dúvida toda alegada conversão a Cristo por meio de apelos para fazê-lo com o fim de se evitar sofrimentos neste mundo, de se obter bens e posições elevadas terrenas, e tudo o mais que seja diferente do fim declarado pelo próprio apóstolo Pedro, em relação à nossa fé em Jesus, que é o da salvação da nossa alma, então, faremos bem em atender às coisas que são expostas por Thomas Hooker, para uma plena certeza de termos sido de fato salvos, por meio de uma sondagem de nossos corações para verificar se algumas das características que apontam para uma genuína conversão, encontram-se em nós como evidências de as termos experimentado, e assim, possuirmos um fundamento seguro para a nossa certeza de salvação.

Não que tenha sido o propósito do autor, como também não é o nosso, o de limitar o poder de Deus para salvar, ainda que sem partes destas características de contrição apontadas, no início da conversão. Todavia uma coisa é certa: elas haverão de ser experimentadas por um crente genuíno ao longo de sua jornada na vida cristã, e poderá atestar que a conversão a Cristo nos conduz a ter uma correta compreensão do grande mal do pecado, e o quanto devemos nos entristecer e nos arrepender sempre, com vistas a uma maior santificação de nossas vidas.













A preparação da alma para Cristo ou, um Tratado de Contrição. Onde é descoberto como Deus quebra o coração e fere uma alma, na conversão de um pecador a Si mesmo. Salmo 51:17: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus."

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” (Atos 2:37)

Nesta grande obra de preparação para Cristo, observe duas coisas. Primeiro, a dispensação da obra da graça da parte de Deus, ele puxa o pecador do pecado para Si; e em segundo lugar, uma estrutura e temperamento do espírito que Deus opera nos corações daqueles, que ele atrai: e que se faz conhecido em dois detalhes: parte em contrição, parte em humilhação. Para nosso melhor procedimento no julgamento destes dois pontos principais, tratarei deles especificamente e em geral. E primeiro vamos peneirar o que é essa contrição e humilhação, para que não possamos nos enganar e pensar que as temos, quando não é nada disso. Esta contrição (como eu concebo) nada mais é, a não ser quando um pecador, ao ver o pecado, e sua vileza, e a punição devida a ele, torna-se sensível ao pecado, e é levado a odiá-lo, e tem seu coração separado do mesmo; e a visão do pecado se dá a conhecer em três particularidades:

[1] Primeiro, quando a alma é sensível ao pecado;

[2] Em segundo lugar, quando há uma profunda e sincera tristeza pelo mesmo, e um sério ódio por ele.

[3] Em terceiro lugar, quando a pessoa tem seu coração separado de suas corrupções.

Tudo isso não é operado, tanto por qualquer poder que está em nós, como pelo poder onipotente de Deus operando em nós; pois o pecador não veria seu pecado, mas o Senhor o força, como diz o santo profeta: “tu mantiveste meus olhos acordados, estou tão perturbado que não posso falar”. O Senhor atribui o pecado a um miserável pecador carnal, para que seu pecado ande, durma e vá com ele; ao contrário, a alma de um pobre pecador rechaçaria o golpe e não teria a Palavra para tocá-lo; ele trabalharia para desfazer as flechas do Todo-Poderoso, que o Senhor atira na alma; mas o Senhor não permitirá que ele faça isso; “tuas flechas se cravam em mim e tua mão me pressiona fortemente” (Salmo 38: 2). Como se o profeta dissesse: eu gostaria de afastar tuas flechas, mas elas se cravam em mim; e eu teria me livrado do fardo que estava sobre mim, mas a tua mão me aperta com força, então, finalmente, quando o pecador vê, ele não pode sacudir as flechas, então ele se contenta em estar separado de suas corrupções. Em geral, isso está no texto, onde você verá claramente essas três particularidades totalmente expressas.

[1] Primeiro, a visão do pecado ao ouvir as palavras de Pedro, e não foi apenas por ouvir suas palavras, mas quando Pedro voltou para eles e disse; este Jesus é o Cristo a quem vocês crucificaram, então segue o trabalho anterior, ou seja, o reconhecimento de seus pecados, à primeira causa que os fez ver seus pecados, foi uma aplicação particular de seus pecados, ele veio pontualmente e particularmente a eles, e disse, vocês são aqueles que crucificaram o Senhor Jesus Cristo, e isso os tocou e os fez ver seus pecados.

[2] Em segundo lugar, a meditação diária e séria e a apreensão de seus pecados, daquelas verdades, que foram transmitidas na Palavra: ouvir, isto é, diariamente ponderar e considerar os pecados, que foram cometidos por eles e outros a eles.

[3] Em terceiro lugar, eles foram constrangidos, eles não constrangiram a si mesmos, mas o Senhor agiu naquela palavra que foi transmitida, e por sua mão todo-poderosa fez aquela palavra próspera para suas almas; e embora eles não se constrangessem, o Senhor os constrangeu.

A segunda parte está nessas palavras, eles foram picados em seus corações, não em suas mãos ou olhos, mas em seus corações.

A terceira parte é a separação do pecado, pelas palavras, homens e irmãos, o que devemos fazer? Tudo o que você quiser que façamos, nós o faremos, e tudo o que for pecado e proibido, ficamos contentes em nos livrar dele; não, nada era muito difícil ou muito para eles.

Dê-me permissão para entender uma doutrina pelas palavras; eles, quando ouviram isso, quem eram estes (eles?) Veja isso no versículo 36, aqueles que crucificaram o Senhor da vida. O que alguns dirão, é possível que alguma vez eles tenham sido tão constrangidos por seus pecados? Diz-se de Judas que traiu a Cristo, que teria sido bom para aquele homem que não tivesse nascido, o que devemos pensar daqueles que mataram Cristo. Se Judas foi condenado por trair a Cristo? Então muito mais eles por matá-lo. É possível que o Senhor faça o bem a eles, sim, mesmo eles constrangidos em seus corações? Destas surge palavras esta doutrina; é possível que os pecadores mais teimosos da terra têm um coração quebrantado. Os que apedrejaram os profetas e mataram os que lhes foram enviados e negaram todos os meios da graça; os que recusaram a Cristo e não o quiseram ouvir; eles estão agora ajoelhados e decididos, se algum caminho pode ser tomado para obter a Cristo e misericórdia. Tito 1: 12,13. “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé”: um homem pensaria que é uma coisa inútil se meter com eles, eles são tais desgraçados desesperados, mas o texto diz, reprove-os severamente, para que sejam sãos na fé, para que um cretense que é uma fera terrível, por uma repreensão sólida, possa vir a ser um santo glorioso: e considerando que os avaliados teriam sobrecarregado o Senhor com seus pecados; portanto, era justo que Deus se aliviasse de seu fardo e, assim, enviasse a eles e seus pecados juntos para o inferno. Assim pensaria um homem; mas o Senhor não fez, como podemos ver em Isaías, “eu sou aquele que apago todas as tuas transgressões, por amor do meu nome, não me lembrarei mais dos teus pecados”, e como disse o apóstolo, os gentios estavam cheios de toda injustiça, pior do que quase poderia ser para todos os tipos de graus de pecado, e ainda muitos deles revestiram-se de toda a santidade; tais foram alguns de vocês (diz o apóstolo) e em outro lugar podemos ver que um pecador escarlate pode se tornar um santo por natureza; que este escarlate é um dado tão profundo, que sabemos que toda a arte sob o céu não pode mudá-lo: mas o Senhor pode fazer de um pecador escarlate, um santo branco como leite. Não digo que um dia acontecerá e sempre acontecerá, mas é possível. A razão é tirada da bondade e poder onipotente do Senhor, o Senhor é capaz de suprir todas as necessidades e corrigir o que está errado, ou melhor, ele é capaz de fazer mais do que você precisa. Quando o Senhor fez o céu e a terra, ele não perdeu todas as suas opções, de forma que não pôde mais ajudar. Não não; ele é todo-suficiente ainda, ele não só é capaz de continuar o bem que a pessoa possui, mas de fazer um glorioso suprimento de tudo o que está faltando, como Davi diz, ele perdoa todas as tuas iniquidades e perdoa todos os teus pecados: não alguns, mas todos, de outra forma ele não seria totalmente suficiente, a menos que tivesse um bálsamo para cada ferida e um remédio para cada doença; se nossos pecados fossem maiores do que Deus poderia perdoar, ou se nossas fraquezas fossem mais capazes de nos derrubar, então em sua força para nos sustentar, ele não seria todo-suficiente: na verdade, há algumas coisas que a Escritura diz, que Deus não pode fazer, mas não é por falta de poder em Deus, mas porque há uma fraqueza na criatura; como Deus não pode negar a si mesmo, mas quanto mais e maiores são nossos pecados e maldade, mais a força e a glória de seu poder aparecerão no perdão deles, e onde o pecado abundar, a graça abundará muito mais no perdão do mesmo: Cristo é todo-suficiente em poder para obter misericórdia por todos os seus pecados, e o espírito é todo-suficientemente capaz de aplicar uma satisfação de Cristo à sua alma e, portanto, seja sua condição tão amedrontadora (o pecado contra o Espírito Santo somente exceto este) há poder e misericórdia no Senhor para lhe perdoar, é possível para você encontrar misericórdia.

Aplicação 1.

A primeira aplicação é para a repreensão e para frear o desânimo desesperado que se abriga no coração de muitos pobres pecadores, de que se eles não acharem poder em si mesmos, e nenhum socorro nos meios; eles questionam neste caso, e concluem a impossibilidade de receber misericórdia, e pensam que não há esperança de perdão, visto que até agora eles não se importaram em pecar; eles supõem que não podem recebê-la. Mas isso traz uma grande indignidade para o Senhor Jesus Cristo, e um grande desânimo para eles: por que? O Senhor coloca dureza e dificuldades no comando. Quando o cerco sobre Jerusalém produziu uma ferida maravilhosa, e todo homem se desesperou de qualquer conforto ou socorro, o profeta disse, antes de amanhã desta vez uma medida de flor excelente será vendida por um siclo, e então um homem em cuja mão o rei se apoiava, disse, se o Senhor fizesse janelas no céu, como pode ser isso? E o profeta disse-lhe: Tu o verás, mas não o comerás, assim é com muitos que mendigam frequentemente, e o Senhor não responde, de modo que a alma fica surpreendentemente faminta, e o dilúvio da iniquidade desce sobre a alma, e todos os seus pecados passam à sua vista, e o coração começa a raciocinar dessa maneira; se as profundezas das misericórdias de Deus foram abertas, todos esses pecados poderiam ser perdoados? E pode esta minha alma maldita ser salva? Certamente isso não pode ser. É justo com Deus que devemos buscar a misericórdia, dada a outros tão ruins, e ainda assim não aprovamos, porque desconfiamos do Senhor. O pecado de Caim foi tanto maior, porque ele disse que não poderia ser perdoado: por isso é um pecado horrível dizer, o Senhor não é tão misericordioso, como o diabo é malicioso, e que o mundo e um coração pecaminoso serão mais capazes de me condenar do que Deus para me salvar. Se assim fosse, Deus não seria Deus, e Cristo não seria redentor, e o Espírito não seria consolador, isso é tornar o pecado, nós mesmos e o diabo acima de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Oh, portanto, lancem fora todos aqueles desânimos da alma que prevalecem demais entre nós.

Aplicação 2.

Em segundo lugar, é uma base de grande encorajamento para provocar os corações de todos os homens ímpios debaixo do céu, para olhar para o céu e ver a condição em que estão, por alguma misericórdia; porque os mais ímpios do mundo podem ser trabalhados, e o coração mais profano pode ser constrangido; portanto, que seu coração não deixe de ser vivificado, para buscar a recuperação daquele estado em que se encontra. Todos vocês, criaturas pobres, se houver alguém aqui presente, como eu não duvido, que há; ó pobres criaturas ímpias e pecadoras, minha alma se compadece de vocês, vocês que tiveram suas mãos imersas no sangue de Cristo, e seus pecados estão escritos com uma pena de ferro e são vistos em cada esquina da rua, vocês que estão assim, no fel da amargura, e ainda no reino das trevas, embora seu caso no momento seja muito desesperador, ainda assim aqui está um pequeno graveto no meio do mar principal, sobre o qual você pode se agarrar. E isso pode fazer você olhar para cima, o Senhor pode mostrar misericórdia para com você, porque se você que foi tão orgulhoso, teimoso e rebelde, teve misericórdia; se você tem coração de homem, busque misericórdia; embora sua condição seja amedrontadora no momento, ainda assim pode ser boa: Deus não recolhe a balança de condenação por seus pecados, ele ainda não o transferiu para o inferno. Considere o que quer que você seja, você ainda vive na terra e desfruta dos meios, e ainda é possível ter todos os seus pecados perdoados. Oh, deite-se, vá para casa e diga, bom Senhor, foram constrangidos em seus corações aqueles que traspassaram o Senhor Jesus; e suas almas foram constrangidas?Concluindo, por que meu coração pecaminoso profano não pode ser humilhado e constrangido? Pode ser assim, se o Senhor disser: amém; será assim, que a doença não está além do remédio que foi usado na cura de outros.

Portanto, deixe isso ficar no teu coração, por pior que tenha sido humilhado.

Objeção. Mas a alma dirá: todas essas abominações podem ser removidas? É possível que todas essas rebeliões de meu coração devam ser perdoadas, e toda essa frouxidão e segurança carnal devam ser lançadas nas costas do Senhor? Eu digo que não pode ser.

Resposta. É possível: esforce-se apenas para que isso aconteça, e para que não se ensoberbeça com presunção, considere estes três cuidados em sua busca.

[1] A primeira advertência é: primeiro, considerar em tua busca, um pouco de misericórdia não servirá à mudança; tu que foste um velho pecador castigado pelo tempo, e te revolveste na tua imundície, quando fores a Deus em busca de graça, considera que não é uma pequena graça, ou um pequeno trabalho, que fará a obra: não são poucas colheradas ou baldes cheios, que pretendem limpar uma pele suja; assim, se você ganhou um coração imundo e profano, que tem sido um castigo para todos a sua iniquidade, e assim se tenha dado liberdade para isso e continuado nisso; deve haver uma fonte de misericórdia para purgar um miserável como você. Quando Davi cometeu aqueles dois pecados de adultério e assassinato, e continuou com eles por muito tempo, ele foi forçado a implorar por muita misericórdia e dizer, purifique-me, lave-me. Ó Senhor, essas manchas são terrivelmente profundas, portanto, purifique-me com hissopo; não, ele nunca tinha feito isso, porque seus pecados eram mais do que comuns; então, vai custar muito trabalho antes que um bêbado profano possa ser limpo.

[2] Em segundo lugar, você deve esperar por muita dificuldade e dureza em si mesmo, você que está preso em suas luxúrias e corrupções vis, o Senhor fará tudo rachar antes que você encontre misericórdia; você que confrontou o céu com sua profanidade, o Senhor lhe fará um espelho de humilhação, pois até agora você foi um espetáculo de imundície. Um homem que teve um osso há muito fora da articulação, e agora está infeccionado, o fará chorar muito antes de ser levado para seu lugar certo novamente; assim é com um homem cujo coração está cheio de imundície, isso vai custar-lhe muitas dores e dificuldades e muito coração contrito, antes que o Senhor traga a alma de volta ao estado correto. Manassés humilhou-se poderosamente diante do Senhor, porque ele tinha sido um homem poderoso e orgulhoso rebelde, o Senhor fez sua humilhação tão grande quanto seus pecados, e assim Davi quando ele deu folga a seus pecados aao se deitar com eles, o Senhor quebrou todos os seus ossos e o despertou com uma testemunha.

[3] Por último, você deve decidir dar o máximo de seu esforço para obter essa misericórdia das mãos do Senhor: não é a imersão de um pano sujo em água para limpá-lo, mas deve ser ensopado e enxaguado nele: então você não deve pensar que as manchas do pecado serão lavadas com algumas lágrimas; não... não; você deve esfregar seu coração repetidamente, e desespertar sua consciência novamente e novamente; não é um pequeno exame, nem um pouco de tristeza que servirá ao seu caso; o senhor vai derrubar esse seu coração orgulhoso e (talvez), vai deixá-lo implorar por misericórdia todos os seus dias, e bem, você pode tê-la em seu último suspiro quando tudo estiver feito.

O ponto principal em questão é este, é para a primeira parte da contrição ver o pecado; esta audição não é apenas o som das palavras de um homem, mas o sentido e o significado das palavras, pelas quais a mente é iluminada, e ele começa a ponderar seriamente a natureza de seus pecados, que foram expostos a ele: assim, ouvir para ser constrangido.

Doutrina.

A primeira doutrina é esta: deve haver uma visão verdadeira do pecado antes que a alma possa ser quebrada; pois o texto diz, eles primeiro ouviram e então apreenderam o mal que foi feito por eles; e assim foram levados a um remorso salvador por seus pecados: Ezequiel 36:31: “Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações.”

O texto diz: então, vos lembrareis de vossos próprios maus caminhos e de vossas ações, que não foram bons, e vos odiareis por vossas abominações.

Primeiro, eles se lembrarão de suas obras, e então terão nojo de si mesmas; é o curso que Efraim faz em Jeremias,depois que fui instruído, bati na minha coxa; e depois que fui transformado, arrependi-me, fiquei envergonhado e confuso, porque suportei o opróbrio da minhajuventude. E é o curso de Deus que ele segue com o seu, como em Jó. Quando o Senhor uma vez prendeu seu povo em grilhões, revelou-lhes sua maldade e fez com que eles ouvissem uma disciplina. E em outro lugar o profeta mostra uma base e a razão pela qual o povo não se arrependeu, eles não entendem a base e a razão do seu pecado, pois ninguém diz: o que foi que eu fiz? Como um cavalo corre para a batalha e nada teme, assim o homem perverso continua em uma conduta pecaminosa, nunca considerando o que ele fez; o bêbado não diz: como abusei das criaturas de Deus? E quem despreza as ordenanças de Deus não diz: como rejeitei o senhorJesus Cristo? E, portanto, não é de admirar que ele não seja afetado por isso.

Agora, para um melhor esclarecimento desta doutrina, tratarei dessas três coisas: primeiro,

Vou mostrar o que é essa visão verdadeira do pecado: em segundo lugar, vou mostrar o porquê de ser necessário haver uma visão verdadeira do pecado, antes que uma alma possa ser quebrantada por ele: em terceiro lugar, farei a aplicação deste ponto.

Primeiro, nem toda visão do pecado servirá para mudar, nem toda apreensão da vileza de um homem; mas deve ter essas duas propriedades nele, primeiro, ele deve ver o pecado claramente; em segundo lugar, de forma convincente. Em primeiro lugar, que verá o pecado com clareza, deve vê-lo verdadeira e plenamente, e ser capaz de compreender a bússola de suas corrupções emergulhar nas profundezas da miséria de seu coração vil, caso contrário, acontecerá com o pecado de um homem como acontece com a ferida no corpo de um homem, quando ele olha abertamente para a ferida e não a examina até o fundo, ela começa a infeccionar e a irritar, e então no final ele morre por causa da mesma; assim é com a maioria dos pecadores, carregamos tudo isso, somos pecadores; e dados a confissões comuns; mas nunca vemos a profundidade da ferida do pecado, e assim somos mortos por nossos pecados: não é uma visão geral, leve e confusa do pecado que servirá para uma mudança: não é suficiente dizer, é minha enfermidade, e eu não posso alterá-lo: e todos nós somos pecadores, e assim por diante. Não, este é o motivo pelo qual confundimos nossos pecados e não reformamos nossos caminhos, porque temos uma visão negligente e exagerada do pecado: um homem deve provar seus caminhos como o ourives quanto ao seu ouro no fogo, um homem deve procurar estreitamente, e ter muita luz para ver qual é a vileza de seu próprio coração, e para ver quais são seus pecados, que atraem a ira de Deus contra ele, como diz o profeta Davi: Eu considerei meus caminhos e virei meus pés contra teus testemunhos: uma frase no original é assim: Eu virei meus pecados de cabeça para baixo; e virei os olhos para todos os lados. E como Zacarias disse:quando o povo olhar para aquele que transpassaram e considerar a natureza de seus pecados, então lamentarão. observe que esta visão clara do pecado pode aparecer em dois detalhes.

Primeiro, um homem deve ver seu pecado abertamente em seus núcleos próprios, não devemos olhar para o pecado por muitos meios, como por meio de lucros, prazeres e os contentamentos deste mundo; pois assim confundimos o pecado: mas a alma de um verdadeiro cristão que quer ver o pecado claramente, deve despojá-lo de todo o conteúdo e quietude que o coração costuma atribuir a qualquer corrupção, e o coração deve olhar para o pecado sob o perigo do mesmo; como o adúltero não deve olhar para o pecado em relação à doçura dele, nem o bêbado em relação ao seu pecado em relação ao contentamento que vem por meio dele, nem o homem avarento em relação ao lucro que advém de seu pecado; vocês que são assim, chegará o tempo em que devem morrer, e então considerem que bem esses atos pecaminosos farão a vocês, como julgarão opecado então, quando ele deixará uma mancha em suas almas e uma culpa em suas consciências, o que vocês pensarão então disso?

Devemos lidar com o pecado como uma serpente, não devemos brincar com uma serpente como as crianças, porque ela tem uma pele fina e salpicada, mas fugir dela, por causa do aguilhão: assim devemos lidar com o pecado: uma vontade galante profana os sábados, porque de outra forma ele seria considerado um puritano; não olhe para a pele salpicada do pecado, mas como você pode responder pelo seu pecado diante de Deus, especialmente vendo o Senhor dizer: Não considerarei inocente aquele homem que blasfemar o meu nome, de que lugar ou condição ele sempre veja a natureza dos seus pecados.

Em segundo lugar, devemos olhar para a natureza do pecado em seu veneno, a natureza mortalmente prejudicial que ele tem por pragas e misérias que ele provoca em nossas almas; e isso você pode fazer em parte se você compará-lo com outras coisas e em parte se você olhar para si mesmo; primeiro, compare o pecado com as coisas mais terríveis e horríveis; como suponho que se qualquer alma aqui presente visse os condenados no inferno, e se o Senhor te desse um pequeno olho mágico no inferno, para que tu visses o horror daquelas almas condenadas, e teu coração começaria a tremer ao considerar isso; então, proponha isto ao seu próprio coração, que dores os condenados no inferno suportam pelo pecado, e seu coração estremecerá e estremecerá por causa disso, o menor pecado que você já cometeu, embora você o torne uma questão leve, é um maior mal, então como dores dos condenados no inferno, deixando de lado seus pecados, todos os tormentos no inferno não são um mal tão grande, como o menor pecado é: os homens começam a se encolher com isso, e relutam em ir para o inferno e ficar em tormentos sem fim.

Agora vou lhe mostrar três razões porque o pecado é um mal maior doque os tormentos e pragas que os condenados no inferno suportam.

A primeira razão é esta, o que priva um homem do maior bem deve ser o maior mal, a natureza diz tanto, o que priva um homem de todo o conforto e felicidade em que a alma encontra mais contentamento, deve ser o maior mal de todos, mas somente o pecado priva o homem do maior bem: pois o bem da alma é ter um coração unido a Deus e ter comunhão com ele, tê-lo e salvação por meio dele, ser um com o Senhor: este é o principal bem da alma: todas as coisas aqui embaixo são feitas para o bem do corpo, e o corpo é feito para o bem da alma, e a alma é feita para Deus; e essas coisas aqui embaixo só são boas para nós, na medida em que são meios para nos levar a desfrutar de uma comunhão mais próxima com Deus; e, ao contrário, riquezas e honras e lucros e prazeres são como tantas maldições para nós, se por eles nossos corações fiquem afastados de Deus. A razão pela qual Deus está separado de nós, não é porque somos pobres, ou perseguidos, ou presos ou similares; mas é o pecado que rompe a união entre Deus e nós, como diz o profeta Isaías, os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus: agora o que separa de Deus que é o bem principal, são os nossos pecados; não é o castigo que tira uma misericórdia de Deus de nós; mas um coração orgulhoso rebelde e desprezo pelas ordenanças de Deus; portanto, o pecado é muito pior do que todas as pragas que os condenados fazem ou podem sofrer.

Em segundo lugar, porque não há nada tão contrário e oposto contra o Senhor como o pecado e a corrupção, esta é a razão pela qual Deus inflige todos os castigos dos condenados no inferno: é pela justiça de Deus que eles são condenados, porque Deus é de uma natureza tão pura que o pecado não pode estar nele, nem ser praticado por ele.

Em terceiro lugar, porque é o pecado que oferece todas as pragas e punições aos condenados e, portanto, sendo a causa de seus sofrimentos, deve ser maior do que todas as punições: pois todas as punições são tornadas miseráveis por causa do pecado, portanto o pecado é um maior mal do que todas as misérias dos condenados. Se um homem estando na prisão e desejando uma paz de boa consciência, sua prisão seria um palácio para ele, embora um homem estivesse em vergonha e desgraça e ainda tivesse o favor de Deus, não haveria miséria nele, então é com o pecado; se ninguém sofre senão pelo pecado, então o pecado é um mal maior do que todos os outros castigos, pois é uma fonte de onde os castigos fluem.

Agora, vamos olhar para o pecado por meio dessas coisas, e quando nosso coração corrupto nos provoca, e o mundo nos seduz, e o diabo nos tenta a tomar qualquer contentamento de maneira pecaminosa; suponha que vimos o fogo do inferno queimando diante de nós, e o poço do inferno se abrindo para nos engolir, e o pecado nos seduzindo, e digamos assim às nossas almas: É melhor para o homem ser lançado nos tormentos do inferno entre os condenados, do que ser vencido com qualquer pecado, e assim se rebelar contra o Senhor.

Agora, portanto, se aquelas pragas e punições fazem a alma tremer ao considerá-las; oh, então, se algum homem ainda vivendo neste mundo, estando aqui, livre de todos os castigos, e em honra e riqueza, se ele fosse um pecador e miserável criatura, o Senhor iria odiá-lo no auge de toda a sua prosperidade e lançá-lo no inferno para sempre.

[2] Em segundo lugar, devemos ver o pecado simplesmente como ele é em si mesmo, em relação à sua obra adequada; nada mais é do que uma escolha declarada do próprio Deus; uma criatura pecaminosa se alia ao diabo e ao mundo,e entra em batalha contrao Senhor, e voa na cara de Deus dos exércitos; eles são chamados de odiadores de Deus, Salmo 83. É quando eles veem a graça em um homem, e em uma mulher, e os odeiam por isso; pouco pensam eles que odeiam o Deus do céu e sua natureza sagrada; e se fosse possível, eles não teriam nenhum Deus no céu, para tomar conhecimento de seus pecados e lhes chamar para prestar contas por eles, como o sábio Gamaliel disse aos fariseus e anciãos, “dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus.Você não deve se opor ao Evangelho, e ao vê-lo sendo pregado, eu digo a você que nunca há uma criatura que vive em tal conduta pecaminosa, senão aquele que é um lutador contra Deus, e ele resiste ao Senhor tão realmente como um homem o faz a outro; e como Estevão disse, “você de dura cerviz e incircunciso de coração,você resistiu contra o Espírito Santo”. Você não deve pensar que resisteapenas aos homens, não (criaturas pobres) você resiste ao espírito, e assim mira o todo-poderoso na escolha dos meios de graça; que condição terrível é esta, peço-lhe que com sangue frio, considere isso, e diga assim, bom Senhor! Que desgraçado pecador eu sou? Que um pobre desgraçado da terra se opondo ao Deus dos Exércitos e que eu me submeta ao diabo e me oponha ao Senhor dos Exércitos.

E à medida que resistem ao Senhor, vocês também passam a sentença de condenação sobre si mesmos e aquela aquela condenação que um dia será executada sobre os iníquos no inferno naquele grande dia de contas; que veja o que Deus lhe fará, o mesmo que você faz agora, pecando; esta é uma condenação, ou (como posso dizer) o verso do pescoço dos ímpios e o último golpe; como agora lhe afasta de Deus pecando, então você será afastado de Deus para sempre.

Um homem perverso abandona a Deus e arranca seu coração da sabedoria de Deus que deve instruí-lo no caminho da vida; e a alma diz: Deus não me abençoará, Deus não será Deus para mim; mas vivereicomo me apraz, e correrei às pressas para o inferno, e quando nossos corações começarem a se levantar contra Deus e suas ordenanças, e suas almas começarem a ir contra o Senhor, digo a vocês o que pensaria comigo mesmo; suponha que eu ouvi a voz do arcanjo clamando: Levante-te morto e vem para o julgamento; e a última trombeta soando, e o Senhor Jesus vindo nos céus com seus anjos gloriosos e vendo os bodes em pé à esquerda, e os santos à direita, e com isso eu ouvi o som terrível, afastai-vos malditos: você ficaria contente em ouvir essa sentença ser proferida contra sua alma? Oh,que lamentação e desgraça sua pobre alma faria naquele dia, e portanto, considere bem, e diga o que eu digo o que o Senhor fará no dia do juízo por você estar pecando: “devo afastar-me do Senhor e me afastar da misericórdia,e dizer que Cristo não governará sobre mim e me salvará? Devo agir contra mim mesmo o que o Senhor fará naquele dia? Deus me livre.”

Existem duas coisas dificilmente antecipadas; o que é Deus e quais são os nossos pecados, do contrário dificilmente aplicamos o conhecimento deles a nós mesmos?

Objeção. Mas alguns objetarão e dirão, se o pecado é tão vil em si, então por que os homens não o veem?

Resposta. A isso eu respondo: a razão pela qual os homens não veem seus pecados, embora sejam tão vis, é principalmente com base nestes dois motivos.

[1] Em primeiro lugar, porque não julgamos o pecado de acordo com a Palavra e o veredicto dela, mas em relação ao lucro que nele existe, ou ao prazer que dele esperamos; o usurário olha para o seu lucro, que vem com o pecado, e o adúltero, para o seu prazer; e Judas viu o dinheiro, mas ele não viu a malícia de seu próprio coração, nem a falta de amor para com seu mestre, e isso fez seguir aquele curso que ele seguiu, mas quando ele jogou fora suas trinta moedas, o senhor o fez ver a vileza de seu pecado; veio claramente à sua vista, e portanto ele gritou: Eu pequei ao trair sangue inocente. Assim como os subornos cegam os olhos do sábio e pervertem o julgamento, o pecado suborna os olhos da alma e, portanto, o comerciante vê muito lucro advindo de enganos e falsas medidas, e assim dá lugar a si mesmo nisso, mas ele não vê o pecado; então o vê como hipotecas e o dinheiro que entra, mas ele não pode ver seu pecado, até que seja informado em seu leito de morte, e então o Senhor lhe mostra todo o mal que ele cometeu.

[2] Em segundo lugar, outra razão pela qual não vemos a vileza do pecado, é porque julgamos a natureza do pecado de acordo com a paciência de Deus para conosco, pois assim, um homem comete um pecado e não é atormentado por ele e, portanto, ele pensa que Deus não executará julgamentos sobre ele de forma alguma, todas as coisas continuam como sempre foram, (diz o homem perverso) como se ele dissesse: “você fala da ira de Deus que será revelada do céu contra toda impiedade, e onde está a promessa de sua vinda? Não vês que tal homem éopressor e profano? Ainda assim, fica rico e prospera no mundo”. E porque Deus poupa um homem mau ainda por enquanto, portanto ele pensa que tudo são apenas palavras, ele estará livre do castigo que virá (como o profeta disse em nome do Senhor):

16 Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança,

17 uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?

18 Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas.

19 Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos.

20 Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe.

21 Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te arguirei e porei tudo à tua vista.

22 Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre.” (Salmo 50.16.22).

O ímpio considera que a paciência de Deus é uma espécie de permissão para ele continuar em seu pecado (como diz o homem sábio): “porque a sentença contra uma obra má não é logo executada, portanto, o coração dos filhos dos homens está inteiramente decidido a praticar o mal” e, como diz o profeta, “eles chamam os orgulhosos de felizes, vocês que praticam a maldade estão dispostos a fazer o mal, e aqueles que tentam a Deus são libertados.”

Como quem dissesse: você diz que a ira de Deus está exaltada contra os que juram e os bêbados e similares; mas nós os vemos prosperar e, porque prosperam assim, seu coração está decidido a praticar a iniquidade, mas seja como for, é verdade que o Senhor às vezes tolera os homens iníquos; quanto mais Deus tolera, maior conta eles prestarão e mais pesados julgamentos serão recebidos de Deus. Veja o que Jó diz, tu selas minhas transgressões em uma bolsa e semeias minhas iniquidades; os ímpios entesouram a vingança contra o Dia do Senhor, o profano entesoura a cólera, e ninguém diz: uma queda dos montes deu em nada: como se dissesse, bom Senhor, quem pode ligar todos esses pecados, que eu cometi? São todos selados, e todos os julgamentos devidos a eles cairão sobre mim mais pesado do que as montanhas? Bom Deus, que rocha ou montanha pode adicionar o peso de meus pecados assim selados e derivados, e que progridem dentro de meu coração. E então Deus sela cem mil juramentos em uma bolsa, e um oceano de orgulho e maldades feitas ao povo de Deus e à igreja são encerrados em outra: e o Senhor um dia porá tudo isso em seu pescoço; quem pode suportar todos esses pecados? Agora tudo desaba com um pecador como acontece com um devedor falido, um homem o joga na prisão, e quando ele está lá, todos praticantes contra ele, e então ele nunca sairá, mas morrerá e apodrecerá na prisão, então embora o Senhor não execute julgamento sobre você rapidamente, no final o Senhor será pago por todos os seus pecados; e quando estiveres no inferno, então uma misericórdia, a justiça e apaciência clamarão ao céu por justiça e vingança; então, felizmente, um bêbado é lançado na prisão por sua embriaguez e por sua blasfêmia, e então toda sua imundície vem como tantas acusações contra ele: oh, portanto, trabalhe para ver o pecado vivo: nós brincamos com o pecado como se ele estivesse morto: quando as crianças veem a imagem de um leão morto na parede, esforçam-se para despedaçá-lo, mas se houvesse um leão vivo no local, faria o mais forte correr. Assim, pintas o teu pecado e dizes que é a tua enfermidade e que Deus perdoa a tua mentira e coisas semelhantes; e assim vocês se divertem com seus pecados: mas irmãos, trabalhem para ver o pecado vivo, e para ver o pecado rugindo sobre vocês, vejam a garra do pecado e a condenação que será lançada sobre a alma por ele, e isso despertará a alma na apreensão disso.

Em segundo lugar, devemos ver o pecado de forma convincente, para que seja para nós como é em si mesmo. Vejam o que o pecado é em si, para que possamos concebê-lo em nossas almas sendo culpados dele, e isso se revela em dois particulares.

Primeiro, quando temos uma apreensão particular em nossa própria pessoa, que olha o que confessamos ser o pecado em geral, confessamos o mesmo em nossas próprias almas; e que nossos pecados são tão ruins quanto os pecados de qualquer um: esta é uma maldita enfermidade de nossos corações, independentemente de como seja considerado ser a verdade em geral, ainda quando chegamos aos nossos próprios pecados, o caso é alterado, e nunca chegamos a ver corretamente como eles dizem respeito ao nosso próprio particular. Como o adúltero facilmente pode confessar o perigo e a imundície desse pecado nos outros, mas ele não pensa que seu pecado seja tão vil; como diz o sábio, aquele que entra na casa da prostituta, sempre voltará, ou se apoderará do caminho da vida? O Senhor tem o prazer de colocar uma marca tão pesada nessa transferência pecaminosa. Estas são verdades, e um homem em seu sangue frio irá facilmente confessar em geral, que nunca mais voltará a pecar. Pegue como palavras estão na letra delas, e de qualquer maneira que tenham outras interpretações, ainda que na carta assim lida, ele dificilmente é recuperado. Seja como for, mas com muita dificuldade. Davi descobriu que sua alma foi solta nisso, e ele dificilmente se recuperou novamente, quase um em mil ainda se apossou do modo de vida. E o bêbado confessará o perigo de seu pecado em geral, quando vir seus companheiros bêbados rastejando no pó, ficará envergonhado disso e dirá: agora nenhum adúltero ou bêbado jamais entrará no reino dos céus; mas aqui está um ferido disso, quando ele chega à sua embriaguez e impureza particulares, que ele deve olhar para eles, então a visão do conhecimento de um homem não tem tanto poder quanto para julgar a si mesmo corretamente; ou para fazer uma aplicação particular para si mesmo; mas ele pensa que seu adultério e embriaguez não são como os de outro homem, ou então seu conhecimento é fraco, ou então ele vê como um homem no crepúsculo, quando o sol se põe e retira sua luz, embora um homem possa ver para ler no exterior, mas não pode ver para ler em casa; assim é com um conhecimento fraco e com uma compreensão débil em um homem perverso, ele é notável por ver a natureza vil do pecado em si mesmo, quando ele começa a ler seus próprios pecados secretos, e suas abominações internas, então ele não tem assim muita luz para percebê-los tão plenamente em si mesmo quanto ele pensava fazer; portanto, a regra é esta; prenda tua alma de uma maneira especial desses pecados quais tu és culpado; aquela frase em Jó é para um bom propósito, você olha estreitamente para os meus caminhos, você põe uma impressão nos calcanhares dos meus pés, então Deus seguiu Jó até os calcanhares, e estreitamente observou seus caminhos; então trate sua própria alma e coloque uma impressão no calcanhar de seu coração, prenda seu coração em particular por seus pecados, e eu gostaria que você percebesse seus próprios pecados particulares e os seguisse em seus corações, e fizesse ele chorar por seus pecados, e arraste seu coração diante do Senhor, e diga: “O assassinato, o orgulho, a embriaguez e a impureza são pecados tão horríveis, e Deus os atormenta assim terrivelmente? Senhor, era meu coração que era orgulhoso e vaidoso, era minha língua que falava suja e blasfemamente, minha mão cometeu maldade, meu olho era lascivo e meu coração era impuro e sujo. Senhor, aqui estão eles, são meus afetos que são desordenados, e sou eu que me deleito muito no mundo; assim, leve seu coração ao Senhor.”

Você deve observar o mesmo em Davi, contanto que Natã falasse do pecado em geral, ele o concebeu. Dispensou e confessou a vileza disso, e o coração deste bom rei se enfureceu contra o homem, dizendo: é o filho da morte: mas assim que o profeta disse, tu és o homem, embora ele nunca tenha visto seu pecado com benevolência antes, mas agora seu coração se rendeu, e ele começou a ver a si mesmo e seu pecado nos núcleos naturais dele.

Assim diz o apóstolo João: aquele que odeia seu irmão é um homicida, e você sabe que nenhum matador de homens tem a vida eterna permanecendo nele. Então faça o papel de Natã e diga: Eu sou o homem; é este meu coração miserável que odiava os santos de Deus e, portanto, se eu for um assassino, meu pecado não me afastará do reino dos céus assim como de outro homem? Sim, será, se o orgulho e a teimosia são pecados tão vis nos outros, então o são em mim, e como deve haver uma visão de nossos pecados pessoais particulares; então,

Em segundo lugar, a alma deve ser colocada com o público da verdade, e a Consciência do pecador deve ser tão convicta a ponto de ceder ao que é conhecido, sem buscar qualquer mudança ou forma de se opor à verdade que é revelada, sua apreensão particular do pecado é como a acusação de um pecador diante de Deus, e sua convicção é aquela que leva a alma a tal ponto, que o coração não vai, não ousa, não pode escapar da verdaderevelada: como quando um homem é preso e não mais pode escapar,portanto não é necessário particularmente prender a alma, e -la sob comando para que ela não possa se desviar da verdade revelada: quando o Senhor vier a fazer cremalheiras no coração de quem pretende fazer o bem, diz o texto, ele reprovará o mundo do pecado, ou seja, ele convencerá o mundo da maldade, ele colocará a alma em tal posição, que não terá nada a dizer por si mesma, ele não pode mudar isso; pois há no coração de cada homem naturalmente tal súplica carnal corrupta, que trabalha para derrotar e é colocada pela obra da Palavra, para que não chegue ao coração. Como um homem na ordem de batalha se esforça para dar o golpe para que ele não atinja seu corpo, assim é com um coração corrupto quando a Palavra chega à alma, como às vezes o faz no coração de um bêbado ou adúltero. Ou um assassino, e a Palavra de Deus parece apunhalar o coração, eles colocam pela Palavra de Deus por meio de mudanças carnais, e assim quebram o poder dela que não pode ter seu golpe completo sobre a alma, e assim a Palavra não leva a nenhum lugar para qualquer propósito neles.

Agora, este tipo de conhecimento tira todas as mudanças, que a alma não tem nada para dizer por si mesma, e arranca toda defesa, que o fio da Palavra não pode ser embotado, mas que cairá sobre o coração, é isso que eu colocaria à sua consideração pontualmente; quando há aquela sabedoria e conhecimento revelados à alma tão poderosamente, que prevalece com o coração, e dá lugar a ele, de modo que todas as respostas e súplicas da alma sejam retiradas, e a alma caia sob o golpe da Palavra, não brigando, mas rendendo-se, para que a Palavra trabalhe sobre ela e, além disso, há um espanto inquieto colocado no coração da criatura, e uma espécie de deslumbramento dos olhos, de modo que a alma não está satisfeita agora pois vê diante dela o pior de seu pecado que é revelado, e então está sob a purificação que se torna conhecida, estas duas verdades deixam isso claro; o ministro diz, Deus odeia tal e tal pecador; e o Senhor também me odeia, diz a alma, pois sou culpado desse pecado. Muitas vezes, quando um pecador entra na congregação e atende aos meios comuns de salvação, se agora o Senhor se agrada em trabalhar poderosamente, finalmente a mente é iluminada e o ministro se depara com suas corrupções, como se estivesse em seu peito, e ele responde a todas as suas objeções e tira todas as suas objeções; com isso a alma começa a se surpreender ao pensar que Deus deveria se encontrar com ele desta maneira, e diz, se assim for, como é para eu devo saber, e se tudo que o ministro diz é verdade, então o Senhor seja misericordioso com minha alma, sou o pecador mais miserável que já existiu.

Dê-me permissão para abrir uma ou duas passagens desta forma: suponha que haja uma criatura ignorante, que nada sabe, e ele pensa que Deus o perdoará porque ele é assim, e ele não precisa considerar isto ou aquilo que o ministro diz: veja o que Deus diz a tal pessoa, em Isaías: “É um povo sem entendimento, portanto para aquele que o fez não haverá misericórdia deles, e aquele que os formou não lhes mostrará nenhum favor”. Você pensa em apagar tudo com ignorância, mas o Deus do céu não terá piedade de você, e aquele que lhe fez não lhe salvará. Quando uma pobre alma começar a pensar nisso, aquele que nos fez nos salvará, não é? Não ele não vai; nenhum de vocês, nem sua esposa, nem filhos, nem teu servo; isso leva a alma ao espanto, quando o Senhor opera esta verdade nele, e ele frequenta as ordenanças mais diligentemente, e diz, se for assim, meu caso é terrível; em conclusão, ele considera tudo o que o ministro diz assim, e todos os escritos o confirmam, e ele vê que é assim; e esta é a vontade e o caminho de Deus: então a alma é lançada ao pó e diz: Vejo que esta é apenas minha condição e, portanto, ai de mim, porque sempre foi gerada. Esta é a convicção correta, e embora seus vizinhos carnais venham a ele, e comecem a animá-lo, e digam, o Senhor é mais misericordioso do que os homens, os ministros devem dizer algo, e assim por diante. Se o coração está convencido de fato, ele retorna esta resposta, e diz; Pensei como você, mas agora vejo que não existe tal assunto, são apenas folhas de figueira e não cobrirão minha nudez; é verdade, Cristo veio para salvar pecadores e veio para humilhar pecadores também, veio para amarrar o coração e para quebrar o coração também. Esta é uma grande parte do espírito de escravidão falado em Romanos 8:15. Não recebemos o espírito de escravidão para temer novamente. Quando Deus revelou uma escravidão de um homem a ele: de modo que se veja amarrado de pés e mãos, pois (observe) enquanto um homem permanecer nessas mudanças carnais, ele não estará em escravidão; mas quando ele está em cativeiro e acorrentado; ele diz, se alguma vez alguém teve um coração orgulhoso, eu sou ele, se alguma vez foi profano, eu sou ele; e se alguma vez Deus odiou tais desgraçados, ele me odeia. Agora não há como escapar, não há absolutamente nenhum apelo, ele não vai embora e di, não há tal assunto, muitos ministros dizem o que querem. Não, não, a alma que está convencida do pecado se rende e diz que eu pequei; oh, o que devo fazer a ti, preservador de homens? Diz Jó, como se temos dito: Senhor, não tenho absolutamente nenhum apelo a fazer, nem nenhum argumento a alegar, por mim mesmo, eu apenas entrego os broquéis,não posso dizer tão mal de mim como sou, pequei Senhor, o que devo fazer a ti, ó preservador dos homens? Assim, é com um coração dependente, convicto e completamente informado da vileza do pecado, ele não se retira e joga o mínimo à vista, mas diz: esta é a minha condição justa; o senhor encontrou meu coração neste dia; Deus resiste aos orgulhosos e profanos de coração, e resiste a mim também; tenho ouvido muito e não gostaria de ser portanto, é justo que Deus endureça meu coração para sempre; o Senhor vem muitas vezes com muitas persuasões amorosas para me atrair para ele: se o diabo incluído os meios que eu tenho, ele teria sido movido por ti, e teria feito mais do que fiz, odiei e desprezei tudo e até hoje não fui posto de joelhos; não deve Cristo governar sobre mim, e ainda assim me salvar? Não, não pode ser, a menos que eu coloque meu pescoço sob o jugo do Senhor Jesus Cristo, não é possível que eu seja salvo por ele, não me desculpo, Senhor; não, confesso que sei mais do que todos os homens no mundo podem falar por mim, e me rendo a tudo isso e muito mais; o que devo dizer, eu pequei? Ó tu preservador de homens. A razão pela qual, e como acontece, que Deus trata assim com os pobres pecadores, é tirada do ofício que o Senhor colocou entre o coração e o homem, a base está assim. Existem duas coisas na alma; primeiro, você concebe e entende uma coisa. Em segundo lugar, você vai e escolhe.

[1] A primeira é a entrada do coração, de modo que nada pode afetar o coração, mas tanto quanto a razão o concebe e conduz à casa da alma; então o coração, como o rei tem seus conselheiros, que chamam todos os assuntos diante deles, e consultam sobre negócios e então os trazem perante o rei, para que ele receba uma sentença final, para saber o que ele terá e o que não terá; assim, o entendimento é como os conselheiros, e a vontade é uma rainha; o entendimento diz, isto ou aquilo é bom, então a vontade diz: deixe-me tê-lo; diz o entendimento, esses e esses deveres são exigidos e a vontade os abrange; o entendimento concebe o que é o pecado, e a vontade diz: estes e estes pecados eu pratiquei, e eles me custarão a vida se eu não me arrepender: como foi com Jó, quando seus bois e gado foram mortos, nunca o perturbou, porque ele nunca soube disso, mas quando soube disso pelos mensageiros, ele disse, saí nu do ventre de minha mãe. Deve haver um mensageiro antes que ele possa ser afligido pelo mal; assim é com a alma de uma criatura pecaminosa, o diabo fez uma presa e um despojo dela; tu vieste ao mundo em Adão, sábio, santo e gracioso; mas ele se tornou profano e ignorante, e tu não consideras isso até que Deus, por seus ministros, abra os teus olhos e te faça ver claramente que a imagem do pecado e de Satanás está sobre ti, e que Deus agora se tornou teu inimigo, e que agora tu segues no caminho da destruição, e te tornaste o herdeiro aparente do inferno; e quando essas más novas chegam ao entendimento, isso as deixa sobre o coração e vontade de um homem, e assim permite que funcionem eficazmente sobre ele como Deus os abençoa; como diz Paulo, sei que por ignorância eles o fizeram, porque se tivessem conhecido o Senhor da vida, nunca o teriam crucificado. Esta é a razão pela qual cometemos pecado, porque não o vemos e, portanto, não lamentamos por ele; como é com alguns climas quentes do mundo, embora nunca haja tanto calor no sol, ainda se não houver entrada para o calor na casa, ele não queimará nem aquecerá, então o entendimento é como a porta ou a entrada na casa, e o pecado é de natureza ígnea e abrasadora, senão houver passagem, e se a mente não conhecer, e se a vontade não afetar o pecado, ele nunca queimará sua consciência; embora um homem carregue pecado o suficiente em seu seio para afundar sua alma para sempre, ainda assim não permitimos que ele atue sobre nós, e não prestamos atenção a ele, porque a parede de bronze mantém o bloco: (como diz o provérbio) que o olho nunca vê, o coração nunca se arrepende. Porque não vemos nossos pecados e não discernimos nossos pecados tão claramente como deveríamos, é impossível que sejamos tocados por eles como deveríamos ser.

A primeira aplicação é para instrução; pela primeira verdade entregue, podemos aprender que um coração ignorante é um coração perverso e um coração miserável, seja por ignorância que não pode, ou por obstinação que os homens não apreenderão suas condições, ambos são maravilhosos pecadores e miseráveis.

Eu desejo lidar com clareza neste ponto, porque sei que muitos se vangloriam de suas condições e pensam que está tudo bem com eles; não direi nada sobre a causa, mas apelo aos corações de todos os que me ouvem hoje, e vocês mesmos serão os juízes desses detalhes. Imagine que você viu um pobre pecador vir diante de você, e expor sua condição e lamentar com amargura, dizendo que, de sua parte, ele nunca encontrou seu coração tocado por seus pecados, nem tristeza por suas corrupções jamais entrou em sua alma, mas ele viveu sem sentido e descuidado; e por esta ferida de espírito ele considera uma maravilha; porque esta humildade de coração, sempre foi um enigma para ele: deixe qualquer um passar uma sentença sobre este homem agora e me diga seriamente o que você pensa de tal pessoa: Eu ouço (eu penso) todo homem raciocinar assim, (e todo homem cujo coração estremece) e diz, bom Deus, que pobre criatura ignorante e insensata é esta? Sem humilhação pelo pecado,sem perdão pelo pecado e sem participação em Cristo, sem salvação? O que, este é um bom coração que não está no caminho para receber nenhum bem? Se um homem nunca para quebrantado pelo pecado, Deus nunca o amarrará, e se nunca for humilhado e contrito por seu pecado, Deus nunca o aliviará dele. Portanto, ai alma que é assim miserável e amaldiçoada. Eu imploro que vocês passem esta sentença contra vocês mesmos. Oh irmãos, os corações dos homens estão além deste quebrantamento do espírito, não, eles são inimigos dele, eles nunca têm seus julgamentos limpos e convencidos de seus pecados e, portanto, seus corações nunca foram quebrantados, e este quebrantamento está tão longe de seus corações como nunca veio à sua cabeça; não pensamos na natureza suja do pecado: você acha que este é um bom coração que nunca foi humilhado e preparado para Cristo? Ai, está tão longe de ser trabalhado, que nunca foi de forma alguma participante da misericórdia de Deus; portanto, tua condição é maravilhosamente miserável; tua miséria é tão grande quanto teu pecado, senão maior, porque quando uma criatura pecadora é ferida e ferida por seupecado, há alguma esperança de que ela possa ser curada e ajudada, mas uma alma ignorante não é capaz disso, ela está em inferno e não o vê; ele está sob o poder de Satanás e pensa estar em liberdade, não, por enquanto, ele é incapaz de qualquer bem pelos meios designados para esse fim. É com uma alma ignorante como se abateu sobre o bêbado que dormia no alto do mastro que não teme o mal, porque não o vê. Assim é com um coração pecaminoso, ele está decidido a continuar em seu pecado, porque ele não vê o perigo. Pegue um homem cujo coração foi perfurado com um estilete e a ferida é tão estreita que não pode ser revistada, não há como chegar até ela; da mesma forma é com um coração cego e ignorante; há muitos meios pelos quais o bem pode ser feito a ele, mas um coração ignorante impede tudo, de modo que nada pode fazer bem à alma. Todos conselhos, admoestações, reprovações não podem prevalecer, todas as misericórdias não atraem, porque não procuramos doçura nelas; um ministro é tão capaz de usar o banquinho em que se senta quanto de fazer-lhes bem. Acho que é com um mundo de homens que não vivem no seio da igreja, como é com aqueles que sofreram naufrágio, eles são lançados sobre as ondas, e seus amigos estão na praia e os veem e choram por eles, lá eles veem um afundando, e outro flutuando nas ondas, trabalhando por sua vida; e eles suspiram e choram, mas não podem ajudá-lo; da mesma forma é com pessoas ignorantes que são engolidas pelas inundações da iniquidade, aqui está um homem indo, e outro no caminho largo para a destruição, e temos pena deles e oramos por eles, para que Deus abra seus olhos, e lhes dê a visão de seus pecados: mas, infelizmente, eles nada podem conceber. Não podemos ir até eles, e assim eles afundam em seus pecados. Nosso Salvador, olhando para Jerusalém, disse: “Ó, se você conhecesse pelo menos neste dia as coisas que pertencem à sua paz, mas agora estão escondidas dos seus olhos.” Como se dissesse, ah agora estão afundando, não serão reformados nem recuperados, agora vão pelo caminho de toda carne, e para o inferno também, o caminho da paz está escondido de seus olhos, eles recusam-se ceder aos meios que podem fazer-lhes bem.

Eu poderia aqui condenar os papistas que dizem que a ignorância é a mãe da devoção, ao passo que é a criadora de toda a maldade, e o amplo caminho para o inferno e destruição eterna.

A aplicação é esta: ao desejar o conforto de sua alma e estar preparado para a misericórdia e para participar da rica graça que está em Cristo; como você deseja que as ricas promessas do Evangelho sejam entregues a você, como sempre você gostaria que o Senhor Jesus Cristo fosse um acompanhante de sua alma, você deve ser implorado para dar a sua alma nenhum contentamento até que você tenha seus olhos tão abertos para veja seus pecados e para que possa ser convencido deles.

Agora, pode ser que alguns dirão, é bom que você diga, mas que meios devemos usar para chegar a esta visão do pecado?

Resposta. Eu respondo a essas pobres almas, dê-me permissão para fazer três coisas: primeiro vou mostrar alguns meios como podemos vir a ver o pecado de forma convincente; em segundo lugar, tirarei todas as licenças que impedem um homem; em terceiro lugar, usarei alguns motivos para estimular a usar os meios e me dedicar ao serviço, embora seja um tanto rude e tedioso para nossas corrupções.

Os meios são três.

[1] Primeiro, dever de ir a Deus para obter conhecimento; o senhor conhece os nossos corações, por isso devemos ir a ele, para que nos faça conhecê-los também; a igreja de Laodicéia não pensava haver ninguém como ela, como é o traje de muitos nesta época; e, portanto, o Senhor disse, “tu te consideras rico e pleno e que nada te falta”; é um argumento de um coração pecaminoso orgulhoso que ele está sempre bem vaidoso de si mesmo e de sua própria inteligência, graça e suficiência, mas observe o que o Senhor diz a esta igreja, “eu te conselho, que compres de mim colírio”. Ela pensava que todos os seus recursos eram bom ouro, e todas as suas aparências, boa religião, mas o Senhor a mandou comprar colírio; como se ele dissesse aqui, “vocês não veem seus pecados e, portanto, vão a Deus e roguem àquele que habita em luz infinita, que deixe entrar alguma luz em suas almas.” Quando o pobre cego Bartimeu se sentou mendigando no caminho, dizendo: Ó filho de Davi, tem misericórdia de mim e pressionou fervorosamente o nosso Salvador, tanto que quando seus discípulos o repreendiam, ele clamava tanto mais, “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e quando Cristo disse, o que queres que eu te faça, respondeu: “Senhor, que eu possa ver”. Se ele assim procurasse fervorosamente seus olhos corporais, muito mais deveríamos nós pelos olhos de nossa alma, para que possamos ver nossos pecados; uma mente cega traz consigo um coração perverso e expõe o homem a todos os pecados; e, portanto, deve ser mais afetado pela falta dessa visão.

[2] Em segundo lugar, esforce-se para familiarizar-se totalmente com Deus e sua lei, e para ver sua amplitude; as palavras dos mandamentos são recompensadoras, mas há muitos pecados nelas proibidos e muitos deveres exigidos; portanto, trabalhe para ver seus pecados condenados. O apóstolo Paulo se considerou uma vez vivo sem a lei, e quem senão ele no mundo? Ele foi capaz de carregar tudo diante de si, ele achou que seu centavo era uma boa prata, mas quando a lei veio (diz o texto) então o pecador reviveu; quando Deus abriu meus olhos para ver meu pecado e as corrupções de meu coração, então me vi um homem morto, mas Paulo era um fariseu, criado aos pés de Gamaliel, e aquele que guardou uma lei de Deus em maneira estrita. De onde aprendemos que um homem pode ser um homem ignorante pois o próprio apóstolo diz: Eu não teria conhecido a cobiça, a não ser que a lei de Deus dissesse, não cobiçarás, pelo que se entende o décimo mandamento, que proíbe a secreta enfermidade do coração, embora não haja deleite e consentimento para isto. Mas Paulo? E, no entanto, ele não sabia e, portanto, não é de se admirar que muitos outros bem instruídos sejam ignorantes na lei de Deus, portanto, olhe-se neste espelho da palavra; todos vocês que dizem, entretanto, que não são capazes de falar tão mal como os outros, ainda assim, vocês têm um coração tão bom para Deus quanto o melhor, digo-lhes que se vocês pudessem apenas ver a sujeira de seus corações, você estaria sem amor para sempre.

Em terceiro lugar, liguem seus corações à paz e ao bom comportamento, e determinados a se contentarem em aceitar toda a verdade que é revelada, sem brigar; e eu gostaria que um homem amarrasse o coração, as mãos e os pés, a fim de que não ousasse ter qualquer manobra contra a vontade revelada de Deus; para que seja qual for a verdade transmitida, embora nunca tão contrária à nossanatureza corrupta, a alma possa estar disposta a estar sob o golpe dela, e permitir que a força da Palavra venha plena ao coração; e isso nos fará compreender com sentimento nossas condições: como em Jó, quando Deus abateu o seu coração orgulhoso, veja como ele se submete, sou vil, que direi? Colocarei minha mão sobre minha boca, eu pequei; mas não irei mais adiante; como se ele tivesse raciocinado e dissesse assim: eu (confesso) pleiteei demais por mim mesmo, fiz mais mudanças por mim do que o necessário, contestei a tua Palavra, mas agora não mais. Agora, se algum homem parece brigar e pegar em armas contra uma verdade de Deus, deixe esse homem saber que ele nunca foi escolhido e humilhado por seus pecados: é um espírito rebelde pecaminoso que se comporta assim contra Deus e sua Palavra; as mudanças pelas quais a alma trabalha para derrotar o poder da Palavra podem ser reduzidas a essas três cabeças:

Primeiro, a alma tem uma ligeira apreensão do pecado, e pensa que não é tão hediondo e perigoso, aqueles como ministros do espírito ardente conduzem os homens; este é geralmente o conceito comum de todos os homens naturais, e até mesmo de todos nós, mais ou menos, fazer um pequeno pensamento do pecado, e isso por esses quatro aspectos.

[1] Em primeiro lugar, no que diz respeito à sua universalidade; porque todo homem é culpado disso, nós o desprezamos; o que diz um; e então, não são todos pecadores, assim como nós? Embora tenhamos muitas falhas, ainda temos muitos companheiros. Se fôssemos bêbados ou prostitutas, não seria pouco? Dizes a verdade, tens dezenas de muitos companheiros em teus pecados e terás parte com muitos companheiros no castigo vindouro; há espaço suficiente no inferno para ti e todos os teus companheiros; o inferno abriu sua boca; e quanto mais companheiros tiveres em teus pecados, mais serão as tuas pragas.

Pergunta. Ó (diz alguém), todo o mundo está em pecado e não fazemos mais do que o mundo faz.

Resposta. Mas se o mundo jaz em pecado, Cristo nunca orou pelo mundo e nunca salvará o mundo? Que coisa sem sentido é ser alguém que Deus odeia? É apenas para você que odeia a Deus? Qual é a probabilidade de um homem ser apunhalado com um canivete ou com uma lança; ou um homem ser assassinado na rua ou em sua cama? Portanto, embora seus pecados não sejam blasfêmias hediondas e semelhantes, se forem juramentos mesquinhos, serão suficientes para afundar sua alma; não é o seu grande jurador, mas nenhum jurador entrará no reino dos céus. O texto não diz: nenhum grande mentiroso entrará no céu, mas nenhum mentiroso entrará no céu; que diferença há entre um homem que vai para o inferno por rebelião aberta; e um homem que vai para o inferno por profissão civil; e que diferença há entre um adúltero declarado e um adúltero secreto?

Pergunta. Mas alguns dirão que nem todos são pecadores por natureza, ealguns não são salvos, e por que não eu e outros?

Resposta. Em resposta, eu digo, nenhum homem é salvo por natureza,mas se alguém for salvo, o Senhor abre seus olhos e quebra seu coração,e assim deve ser contigo também, se alguma vez pensares em receber qualquer misericórdia de Deus.

[2] Em segundo lugar, também há uma naturalidade em um proceder pecaminoso, e eles dizem, é minha natureza e enfermidade, e eu tenho uma disposição colérica, às vezes devo jurar, quando estou zangado; e não posso deixar de ficar bêbado às vezes, quando entro em boa companhia.

Pergunta. O que você teria igual a nós, santos na terra?

Resposta. Como diz o apóstolo João, aquele que tem esta esperança purifica-se, assim como Ele é puro, ele se esforça com todo o seu esforço para ser puro, e sempre tem um respeito a todos os mandamentos de Deus; e como diz o autor de Hebreus, busque a fé e a santificação, sem qual ninguém verá o Senhor. Se você disser, se fosse uma honra orar em minha família, e se cavalheiros o fizessem, eu o faria. Eu te digo se a santidade parece fugir pela desgraça e perseguição, então você deve persegui-la; não, você diz que é da sua natureza pecar? Então eu digo que maior é a tua maldade, se for da tua natureza fazê-lo: nós não odiamos um homem porque ele bebe veneno, mas odiamos uma serpente porque é de natureza venenosa, portanto, preferimos lamentar ainda mais por seus pecados, porque é tua natureza amaldiçoada assim fazer, e dizer, Senhor, apenas como tentações, ou o mundo, me atraiu para isso, havia alguma esperança de que tu terias misericórdia de mim, mas, ó Senhor, tenho uma natureza amaldiçoada e, embora não houvesse demônios, nem mundo, nenhuma tentação exterior, esta minha natureza amaldiçoada pecaria contra ti. Aqueles que receberam a Cristo têm uma nova natureza: e, portanto, se eu tenho uma natureza corrupta carnal, então minha condição é mais terrível; e dizer, veja como tentações e o mundo me atraíram, então havia alguma esperança de misericórdia, mas é minha natureza pecar e, portanto, meu estado e condição são os mais miseráveis. Desventurado homem que sou, quem me livrará deste corpo de morte?

[3] Em terceiro lugar, muitos dizem, as palavras são apenas vento, e todo esse vento não sacode o grão, e assim, quando pressionamos os homens para o trabalho interior da alma, não apenas para manter os homens longe do cabresto, mas para lhes dizer que eles devem rebaixar seus corações orgulhosos e serem humilhados por seus pecados e assim por diante, então eles fazem seus pensamentos vorem livremente. Ao que eu respondo, essas palavras são um vento que vai soprar sua alma no abismo sem fundo do inferno. Não sou eu que digo isso, mas o próprio Salvador, por tuas palavras serás justificado; e por tuas palavras serás condenado: embora nada faças dos teus juramentos, pensamentos vãos e injúrias do povo de Deus; ainda assim, o Deus do céu irá exigi-los em suas mãos, e você receberá uma absolvição de Cristo deles, ou então vingança para sempre por eles: porque o Senhor vem com milhares de seus santos em chamas de fogo para punir não apenas assassinos e adúlteros e semelhantes, mas todos os ímpios; o Senhor te chamará para prestar contas por todas as tuas abominações, ou melhor, por todos os teus discursos contra o povo de Deus, na tua barraca de cerveja quando tu os jogaste de um lado para o outro, e o Senhor porá os teus pecados em ordem diante de ti; não, ele vai te cobrar por eles, por todos os teus pensamentos, embora sejam repentinos e rapidamente passados, como disse o profeta Jeremias: Ó Jerusalém, lava teucoração da maldade, por quanto tempo teus pensamentos vãos permanecerão em ti? Tudo o que os homens pensam sobre os pensamentos, eles são a própria vida e os tendões do pecado, e são obtidos pela meditação das corrupções de um homem desse tipo.

Um homem pode pecar mais em pensamento do que em qualquer outra espécie; tanto em relação à vileza do pecado, como à sua inevitabilidade. Um ladrão não pode roubar toda a cidade, mas um avarento pode desejar que todos na cidade sejam enforcados, para que ele possa ter seus bens; e assim um adúltero não pode cometer pecado com todas as mulheres na cidade, mas ele pode cobiçar tanto quanto o piedoso; o profano pode cometer adultério tanto com o casto quanto o impuro em seus pensamentos; um homem pode pecar infinitamente nesta espécie, e nunca o praticar de fato: pois nenhuma companhia ou lugar pode impedir um adúltero de pecar e cobiçar, nem o homem malicioso de invejar em seu coração, nem o homem avarento de desejar os bens de outros homens. Embora você não ouse cortar a garganta de um ministro, ainda assim você pode maldizer todos os ministros do país.

[4] Em quarto lugar, a alma tem uma estranha resolução interior de abandonar o pecado, se tudo o que pode ser dito ou feito em contrário. E esta resolução interior da alma tem prazer nas corrupções, embora ele morra e seja condenado por isso; isto arranca o coração da Palavra e lança tantas névoas sobre o entendimento, que ele não pode ver a verdade; quando a alma nada tem a dizer por si mesma, ela começaa a ultrajar e professar Jesus Cristo, e desafiá-lo; e daí é que, depois de muitos bons argumentos, uma alma é como se estivesse em um conjunto; e dissesse: Não acreditarei, embora houvesse cinco mil ministros para me persuadir a isso; e porque ele faz isso? Ele tem algum argumento para alegar? Não, nem uma palavra, mas o que é orgulhoso será mantido assim.

Quando Jeremias queria convencer o povo de seus pecados e dos castigos que eram ameaçados, eles disseram: falas falsamente, não há tal assunto: assim é com muitos corações carnais hoje em dia; se o ministro de Deus não vai agradar suas fantasias, então tudo o que importa é que eles já sabiam de tudo isso: quando, como de fato, eles não sabiam absolutamente nada. Portanto diz Deus: acautelai-vos para que não haja em nenhum de vós raiz de amargura; se a alma ouve a lei e se abençoa em sua iniquidade e diz: Terei paz ainda e segundo as imaginações de meu próprio coração; o Senhor não poupará aquele homem, mas o zelo do Senhor fumegará contra ele; essa raiz de amargura nada mais é do que pecado e uma resolução para continuar nele; pelo amor do Senhor Jesus, considera isso; há muitos deles na congregação. Se não creres na palavra de Deus, digo-te que negas quase que existe um Deus e renunciaste ao Senhor Jesus Cristo e à salvação por ele; tu dizes com efeito que não existe Deus e que não existe qualquer meio de graça revelado; que blasfêmia diabólica é essa? Deixe-me falar para o terror de todos esses corações, o inferno nunca nutriu tais pensamentos, os demônios no inferno pelo que eu sei, não têm tais resoluções professadas, os demônios acreditam e tremem; os demônios acreditam que as escrituras são a Palavra de Deus e sabem que há infinita misericórdia em Deus; mas eles nunca provarão disto, e eles sabem, todas as pragas ameaçadas virão sobre eles, e eles serpenteiam e tremem com a lembrança disso. O que é que os demônios consentem com a Palavra de Deus, e concebem, e sabem que é a verdade de Deus e será feita boa para eles? Então, bom Senhor, de que temperamento estranho és tu, que não queres acreditar, e não queres consentir que seja verdade? O diabo não é pior do que tu neste caso. Devo confessar que a consideração dessas passagens às vezes faz a alma de um ministro pobre estremecer dentro dele, e se estivesse em meu poder como não está, a primeira obra que eu faria, deveria ser para humilhar e quebrar os corações de todos esses infelizes, mas tudo o que posso ou farei é isso que o santo homem Moisés falou e falou com uma cautela maravilhosa; vocês que nunca chegaram ao auge do desprezo horrível, tomem cuidado para que não haja nenhum nenhum homem entre vocês que diga que tudo irá bem para mim apesar de tudo o que o ministro disser. É tanto quanto valem as vossas almas, e aos culpados deste pecado darei o mesmo conselho que Pedro deu a Simão Mago, que tinha uma baixa estima pelos dons do Espírito, ó (diz Pedro, ore para que, se possível, os pensamentos do teu coração te sejam perdoados. É uma coisa terrível, é uma aparência maravilhosa da graça; e para você, de olhos fechados que Deus abriu, vá para casa e considere o estado miserável de todos os que estão neste pecado; vá orar e envie pedidos em favor de todas essas pobres criaturas; e diga, é assim Senhor, que há muitos que têm o nome de cristãos, que não serão reformados nem humilhados? Bom Deus! Esses muitos, que têm o nome de cristãos, não entrarão; tua palavra não prevalecerá e nem acontecerá em seus corações? Bom Deus quebra seus corações em pedaços, quebre-os, e deixe Tua palavra sobre eles em misericórdia e compaixão; e traga-os ao verdadeiroconhecimento do pecado aqui e da felicidade no futuro.

Em segundo lugar, a alma diz: Confesso que vejo mais agora do que antes jamais concebi; não imaginei que o pecado fosse tão hediondo e perigoso como é: agora vejo que é grande e perigoso; contudo, esta é minha esperança, que tudo o que cair, não cairá sobre mim; e, portanto, o que preciso me preocupar, espero evitá-lo, e então tudo ficará bem.

Agora, uma maneira que a alma usa para expressar pela Palavra, e para evitar o perigo ameaçado, aparece em três modos.

O primeiro é este, embora o pecado nunca seja tão vil em si mesmo, e ele é culpado disso; ainda assim, ele pensa que o Deus do céu não atende aos seus pecados, ou então ele não é tão justo a ponto de puni-lo por eles. Na verdade, se ele fosse algum desgraçado notório, como um assassino, ou um adúltero ou um ladrão, ou algo semelhante, então ele teria motivos para temer, mas Deus não o levará a uma prestação de contas por cada pequeno pecado. Que este é o truque da alma, eu vou te mostrar; e mostrarei como evitá-lo.É comum com todo coração carnal mais ou menos raciocinar como Eli fazcom Jó; como Deus sabe? Ele pode julgar no escuro? Nuvens espessas são uma cobertura para ele que não vê, ele anda nos circuitos do céu. É o disfarce de homens ímpios dizer isso; não, é isso que os corações do povo de Deus são conduzidos a uma posição paralela, quando eles consideram como passagens dos homens ímpios, agora Deus os vê e não os pune, eles dizem, como Deus sabe? E, não há conhecimento no todo-poderoso? Quando o profeta viu o caminho dos ímpios prosperar, ele disse: Deus vê isso, e não o pune? Como se ele dissesse aqui: Deus se importa com tudo o que é feito aqui embaixo, poderia ele tolerar tais oposições estranhas de sua palavra e seu Evangelho e seus membros? Não duvido, mas que há muitos corações adúlteros que pensam que uma noite escura cobrirá todas as suas abominações; e o homem malicioso que maquina o mal contra os filhos de Deus pensa que Deus não considera sua conduta; ou então que Deus não se importará em executar julgamento sobre ele por todos os seus pecados. Como disse o profeta, o Senhor não fará o bem nem o mal; ele está maravilhosamente quieto, não se importará nem com o bem que acontecerá, nem com o mal que nós merecemos; não, esta é a ruína de nosso ministério, quando as pessoas ouvem falar de muitos julgamentos denunciados contra o pecado e pecadores. (Eu digo a você o que eles pensam de tudo isso) eles pensam que são palavras, é claro. Se o adúltero ou o bêbado considerasse que tal pessoa não deveria herdar o reino dos céus, por acaso eles continuariam pecando? Certamente não. Mas eles pensam que são apenas como palavras de algum ministro de espírito ardente, para temer e assustar os homens e mantê-los sob controle, e eles não serão persuadidos, mas Deus é mais misericordioso do que isso, para punir por cada pequeno pecado, eles acham que isso é mais do que razoável; apresse-se (diz o ímpio) para que o vejamos, e se aproxime o conselho do Altíssimo, para que o saibamos. Como se eles tivessem dito, vocês ministros nos falam muito da ira de Deus contra Jerusalém, vamos ver esses inimigos, e deixe a Palavra do Senhor acontecer agora, todas essas palavras são apenas vento, e assim por diante. Essas são as cavilhas carnais de pessoas sem graça. Ao que eu respondo; é a ignorância desesperada e o terrível ateísmo de coração, pelo qual o diabo trabalha para manter os homens no pecado;o Senhor conhece os teus pensamentos muito antes, se queres esconder-te do Senhor no escuro, o dia e a noite são o mesmo para ele; não, o Senhor vai procurar Jerusalém com velas, a palavra no original significa rastreá-la, não, ele não vai deixar de procurar até que te encontre; pois os caminhos do homem estão diante do Senhor e ele pondera todas as suas ações; e se nosso coração nos condenar, Deus conhece todas as coisas e é maior do que nosso coração. A tua consciência te examina em busca de pensamentos vãos e artifícios amaldiçoados? Então Deus sabe muito mais de ti do que tu sabes de ti mesmo. Deus viu Acã roubando a cunha de ouro e Davi em seu adultério; e ele vê toda a malícia do teu coração contra os seus santos; e toda a tua revolta de coração contra a palavra de Deus; não, o Senhor vê todas as travessuras do adúltero na noite mais escura; e Deus é justo para trazer todas as coisas do julgamento; e tu também uma prestação de contas por elas; em vão é para os homens ímpios cavar fundo, para esconder o conselho deles do Senhor: você fez estas coisas (disse Deus) e eu me calei e, portanto, pensa que eu era como você mesmo, mas eu lhe reprovarei e porei todos os seus pecados diante de você.

Você não deve pensar que Deus é tão gentil, não, ele colocará todos os seus pecados em ordem diante de você, se não aqui para sua humilhação, mas no futuro para sua confusão eterna; o bêbado verá então todos os seus companheiros de copo, e o adúltero suas companheiras, e o injusto todos os seus truques, não, Deus não te deixará por um só pensamento do teu coração; esteja onde você quiser, Deus vai descobrir você com seus julgamentos, e dizer, eis, aqui está o seu orgulho, e aqui está o seu assassinato, e aqui estão todas as suas abominações, este é o desgraçado que poderia carregar fogo em uma mão e água na outra; estes são os teus pecados e este será o teu castigo.

[2] Em segundo lugar,

Objeção. Se Deus é tão poderoso (dizem eles) que sabe tudo e nos chama a prestar contas por tudo; então é muito mais triste; e isso faremos depois, e isso fará com que tudo fique bem; é apenas arrependimento o que é exigido.

Resposta. A isso eu respondo, você põe um “mas” nisso; não se enganem Deus não é, não pode ser ridicularizado e, portanto, não iludam suas próprias almas, todo arrependimento não servirá para a mudança; você pode ter remorso de coração e arrepender-se e clamar a Deus por seus pecados, e este tormento de seu coração será apenas um precursor de sua condenação eterna no futuro: o Senhor pode lidar com você como Moisés disse do povo de Israel,você voltou e chorou diante do Senhor, mas ele não deu ouvidos à sua voz. Então pode chegar o tempo em que todo choro e lamento não servirão para a mudança. Veja, Judas chorou e trouxe de volta as trinta moedas de prata, ele teve um terrível horror de consciência, envergonhou-se de si mesmo e fez uma restituição; e ainda foi uma criatura condenada para sempre. Tu que pensas que é um assunto tão fácil, faça a teu próprio coração esta pergunta: podes ficar contente em abrir todos os teus malditos cursos pecaminosos, e todo o mal que tens cometido; considerar como é difícil levar seu coração a isso; para confessar todos os teus adultérios íntimos; e quando tiveres feito tudo isso, você ainda estará tão longe da salvação quanto Judas estava, que foi e se enforcou; portanto, nem toda tristeza servirá à mudança e trará conforto à tua alma; mas deve ser arrependimento da marca certa; e, novamente, você pensa que tem o arrependimento sob o comando, isto é o que corta a garganta das almas dos homens e os priva de todos os benefícios dos meios da graça; tu não estás certo, embora deves viver, se terás poder de ti mesmo para se arrepender para a salvação; e algum homem será tão insensato,como para colocar sua felicidade naquilo que não pode ajudá-lo? Se você considerasse sua própria fraqueza, não diria que o arrependimento está em seu próprio poder. Lembre-se do que diz o apóstolo, provando se porventura em algum momento Deus se arrependeria, para que eles reconhecessem a verdade e corressem para fora das ciladas do diabo. É apenas por ventura, é uma obra rara, e poucos a têm.

[3] Em terceiro lugar, alguns dirão: Deus pode me dar arrependimento.

Pergunta. Cristo veio ao mundo para salvar pecadores, e por que ele não pode me salvar?

Resposta. Eu respondo, isso é tudo? Chegou a este ponto? E quem sabe senão que Deus pode te condenar também? Se isso for tudo, por que você não pode dizer se Deus o entregará a um coração duro e a uma mente cega para sempre, e assim ser expulso para sempre da presença deDeus? É, mas pode demorar todo esse tempo? E, portanto, para uma resposta completa, considere essas duas coisas para sacudir essa segurança carnal, por meio da qual os homens resolvem atribuir sua salvação à misericórdia de Deus,embora tenham o propósito de se opor à mesma. Primeiro, saiba que há um tempo em que Deus não mostrará misericórdia. Deus diz: dei-lhe um tempo de arrependimento, mas ela não se arrependeu; portanto, vou lançá-la sobreo leito de enfermidade; e como disse nosso Salvador a Jerusalém, ó se soubesses neste teu dia, as coisas pertencentes à tua Paz; mas agora elas estão escondidas de teus olhos. Deus selou sua misericórdia, e o dia da salvaguarda anterior, e quando o dia acabasse, embora Noé, Daniel e Jó devessem orar por um povo, eles não salvariam nem o filho nem a filha; e se teu pai orou por ti, que és filho; se a misericórdia já passou, o Senhor não poupará aquele homem diz o texto; como se o Senhor tivesse dito: Tenho abundância de misericórdia, mas você nunca provará dela, não, porque eu deveria saber, o Senhor pode colocar um selo de condenação sobre você, e assim entregá-lo a todo o mal, a todos os pecados, a todas as maldições; e apagar o teu nome de debaixo do céu; você ainda está persuadido de que esta é uma palavra de Deus? Se você fosse persuadido da tristeza que alguns tiveram, isso faria olhar ao seu redor. O sábio diz, que a sabedoria professa derramar abundância de misericórdia, dizendo: Ó vocês, simples, por quanto tempo vocês condenarão e desprezarão a pureza e a santidade? Agora observe, quando um povo teve esta misericórdia e sabedoria oferecida a ele, e ainda assim eles a desprezarão; então clamarão, e clamarão, mas eu não responderei, (diz Deus) eles devem me procurar cedo, mas não me acharão. O período de paciência de Deus chegou ao fim e não há expectativa de misericórdia; clamar, e clamar, você pode, mas Deus não vai ouvi-lo. Você acha que é adequado que uma graça, uma misericórdia e o Espírito ainda permaneçam e aguardem por você, e sejam sempre desprezados? Não é terrível que aquela palavra que você desprezou nunca funcione mais; e aquela misericórdia que você recusou nunca mais deveria ser oferecida a você? É justo, e você descobrirá isso no final.

[4] Por último, se não podemos evitá-lo, estamos decididos a suportá-lo como podemos; se formos condenados, devemos suportar como podemos. Isso é o que nós, pobres ministros, descobrimos com demasiada frequência, por lamentável experiência, que quando retiramos todas as objeções dos homens ímpios; e então se pudéssemos chorar por eles, e lamentar por eles, e suplicar-lhes que considerassem isso corretamente; observe o que eles dizem: Bom senhor, poupe suas dores, nós somos pecadores, e se formos condenados, então cada tina deve estar em seu próprio fundo; vamos suportá-lo o melhor que podemos: o que é, o vento está naquela porta? Isso é tudo que você pode dizer? Ó ai de ti que sempre foste carne! Pobre criatura! Se eu parasse de falar e todos nós nos uníssemos chorando e lamentando tua condição, seria o melhor; é impossível que escapar da ira de Deus com algum conforto. E que essas três considerações sejam lembradas e retidas, que farão qualquer homem se levantar, mesmo os mais vis miseráveis que blasfemarão, e se principais condenados (dizem), algo nascer e também suportarão isso tão bem quanto eles podem.

[1] Primeiro, julgue o leão pela pata, julgue os tormentos do inferno por alguns pequenos começos dele; e os resíduos da vingança de Deus, por alguns pequenos goles dela. No terror da consciência (como diz o sábio) um espírito ferido que pode aplicar? Quando Deus lança os flashes do fogo do inferno sobre sua alma, você não pode aplicar; tudo o que um homem pode infligir a um pobre desgraçado pode nascer, mas quando o todo-poderoso vem em ordem de batalha contra uma alma pobre, como ele pode suportá-lo? Testemunhe os santos que sentiram isso, como também testemunhe os próprios ímpios que têm alguns começos de inferno em suas consciências. Quando o senhor deixar entrar um pequeno horror de coração na alma de uma pobre criatura pecadora, como ela é transportada com um fardo insuportável? Quando é dia, ele deseja que seja noite, e quando é noite, ele deseja que seja dia. Todos os amigos do mundo não podem confortá-lo, pelo contrário, muitos tentaram se enforcar, fazer qualquer coisa em vez de sofrer uma pequena vingança do todo-poderoso: e um homem está rugindo e gritando, como se já estivesse no inferno, e não admite conforto se as gotas são tão pesadas, qual será todo o mar da vingança de Deus? Se ele não pode se impor ao primeiro, como ele pode suportar o outro?

[2] Em segundo lugar, considera a tua própria força, e compare-a com toda a força das criaturas, e assim se todas as criaturas não são capacitadas de conter a ira do Todo-Poderoso, (como diz Jó, é a minha força a força das pedras, ou é minha carne como o bronze que deve estar sob a tua ira? Como se ele tivesse dito: deve ser uma pedra, ou bronze, que deve suportar a tua ira. Embora tu fosses tão forte como o bronze ou como pedras, tu não poderias suportar, quando as montanhas estremecerem com a ira do Senhor) um pobre verme ou bolha e uma sombra os suportará?Imagine assim, se todas as doenças do mundo se apoderassem de um homem, e se todos os tormentos que todos os tiranos do mundo pudessem inventar fossem lançados sobre ele; e se todas as criaturas no céu e na terra conspiraram para a destruição deste homem; e se todos os demônios do inferno trabalhassem para infligir punições sobre ele; você pensaria que este homem está em uma condição miserável. E não no entanto, tudo isso é apenas um raio da indignação de Deus. Se os raios da ira de Deus não são quentes, o que é o Sol cheio de sua ira, quando ele se apodera da alma de uma criatura pecadora em plena medida?

[3] A terceira consideração é esta. Não, ainda se tu pensas em te elevar acima de todas as criaturas e funções mais do que todas elas; então põe diante de teus olhos os sofrimentos do Senhor Jesus Cristo, aquele que cria os céus e sustenta toda a sua estrutura, quando a ira de Deus desceu sobre ele, como um Fiador; ele clama com os olhos cheios de lágrimas, e o coração cheio de tristeza, e os céus cheios de lamentações, meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Ó pobre criatura, se tens um coração de homem, cinge os lombos da tua mente e vê o que podes fazer? Você pensa naquilo que o Senhor Jesus Cristo não conseguiu evitar com tanta tristeza? Mesmo assim, ele suportou sem nenhum pecado ou fraqueza; ele tomou três goles do cálice, e cada um deles afundou sua alma; e és tu, um pobre coitado pecador, capaz de aplicar a ira de Deus para sempre? Agora (amado) vendo que todas as objeções foram respondidas e as coisas esclarecidas, trabalhe para fazer aquilo em que você pode ter conforto; submeta-se à boa palavra do Senhor, e não apenas fique contente por ser assim iluminado, mas trabalhe por isso, para que possa impedir os julgamentos merecidos por seus pecados.

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