segunda-feira, 21 de maio de 2018

Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3


           
  John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Há uma impressão peculiar de onipotência sobre todas as obras de Deus, como ele declara em geral naquele discurso com Jó, capítulos 38-41. E esse poder não é menos efetivo nem menos evidente em sua sustentação e preservação de todas as coisas do que em sua criação delas. As coisas não mais subsistem por si mesmas do que foram feitas por elas mesmas. Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder”, Hebreus 1: 3; e "por ele todas as coisas subsistem", Colossenses 1:17. Ele não fez o mundo e, em seguida, retirou-o da mão, para ficar em seu próprio fundo e mudar para si mesmo; mas há continuamente, a todo momento, uma emanação de poder de Deus para toda criatura, a maior, a menor, a mais mesquinha, para preservá-los em seu ser e ordem; que se fosse suspenso, senão por um momento, todos perderiam sua posição e ser, e por confusão seriam reduzidos a nada. “Nele vivemos e nos movemos e temos nosso ser”, Atos 17:28; e ele “dá a vida, e o fôlego a todas as coisas”, versículo 25. Deus não precisa apresentar nenhum ato de seu poder para destruir a criação; a própria suspensão dessa constante emanação de onipotência, necessária para sua subsistência, seria suficiente para esse fim e propósito. E quem pode admirar como ele deve este poder de Deus, que é maior em cada grama específica do campo do que somos capazes de buscar ou compreender? E o que é o homem, que ele deve estar atento a ele?
Em quarto lugar, Sua sabedoria também brilha nestas obras de suas mãos. “Em sabedoria ele os fez todos”, Salmos 104: 24. Assim também o Salmo 136: 5. O seu poder era aquilo que dava a tudo o seu ser, mas a sua sabedoria dava-lhe a sua ordem, beleza e uso. Quão admirável isto é, quão incompreensível é para nós, Zofar declara a Jó capítulo 11: 6-9: “Os segredos desta sabedoria são o dobro do que se pode saber dela”, infinitamente mais do que podemos alcançar pelo conhecimento.
Versículo 9.
vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.”
“Mas”, diz ele, “vemos Jesus”, etc. Muitas dificuldades são acompanhadas pelas palavras desse versículo, todas as quais devemos nos esforçar para esclarecer - primeiro, mostrando em geral como nelas o apóstolo aplica o testemunho produzido por ele a Jesus; em segundo lugar, libertando-os da obscuridade que surge de uma transposição de expressão nelas; em terceiro lugar, abrindo as várias coisas ensinadas e afirmadas nelas; e, em quarto lugar, por uma reivindicação de toda a interpretação de exceções e objeções. (1) O apóstolo aplica positivamente este testemunho a Jesus, como aquele que foi principalmente destinado a ele, ou como aquele em quem as coisas que Deus fez quando se importou com o homem foram cumpridas. E isso a tradução siríaca expressa diretamente: “Mas aquele que ele fez um pouco mais baixo que os anjos, vemos que é Jesus.” Isto é, é Jesus a respeito de quem o salmista falou, e em quem somente este testemunho é verificado. Duas coisas são expressas a respeito do homem nas palavras: [1.] Que ele foi feito inferior aos anjos; [2] Que ele tinha todas as coisas submetidas a ele. "Ambos", diz o apóstolo, "vemos realizado em Jesus", pois esse é o significado dessa expressão: "Vemos Jesus", isto é, essas coisas se cumprem nele. E como ele tinha antes apelado à sua crença e experiência, que todas as coisas não são submetidas ao homem em geral, assim ele o afirma"Nós vemos Jesus". Agora, eles o viram, em parte pelo que ele tinha antes provado a respeito dele; em parte pelos sinais e prodígios de que ele havia falado recentemente, por meio dos quais sua doutrina foi confirmada e seu poder sobre todas as coisas manifestado; em parte por seu chamado e reunião de sua igreja, dando leis, regras e adoração a ela, em virtude de sua autoridade em e sobre este novo mundo. E quanto à primeira parte do testemunho, era evidente pelo que tinham visto com os próprios olhos, ou sido ensinados de outra maneira a respeito de seu baixo estado e humilhação: "Essas coisas", diz ele, "vemos" - são evidentes para nós, nem pode ser negado enquanto o evangelho é reconhecido. ”Agora esta confissão, sobre as evidências mencionadas, ele aplica a ambas as partes do testemunho. [1] Diz ele: “Nós vemos que por um pequeno tempo ele foi feito inferior aos anjos”, ou trazido para um estado e condição de mais exigência e necessidade do que eles são ou podem ser expostos. E evidentemente declara que essas palavras no salmo não pertencem à dignidade do homem de que se fala, como se ele tivesse dito: “Ele é tão excelente que ele é apenas um pouco abaixo dos anjos”, pois como ele atribui a ele uma dignidade muito acima de todos os anjos, visto que todas as coisas, sem exceção, são colocadas sob seus pés, ele declara claramente que essas palavras pertencem à depressão e à minoração de Jesus, na medida em que ele era tão humilde que poderia morrer. E, portanto, ele prossegue mostrando como essa parte do testemunho dizia respeito ao seu propósito atual, não como provando diretamente o que ele havia proposto para confirmação a respeito de sua dignidade, mas como evidentemente projetando a pessoa a qual o todo pertencia. Como também, ele aproveita a ocasião para entrar na exposição de outra parte da mediação de Cristo, conforme profetizado neste lugar; pois embora ele estivesse tão diminuído, ainda assim não era por conta própria, mas para que "pela graça de Deus ele provasse a morte por todos os homens". [2] Para a outra parte do testemunho, "Nós vemos" diz ele, sobre as evidências mencionadas, “que ele é coroado de glória e honra e, consequentemente, que todas as coisas são colocadas debaixo de seus pés”. Assim, todo o testemunho, em ambas as partes, é confirmado nele e somente nele. E, por meio deste, ele evidencia completamente o que ele havia proposto antes da confirmação, a saber, a preeminência de Jesus, o Messias, acima dos anjos, ou principais administradores da lei, neste caso especial, que "o mundo vindouro" foi colocado. em sujeição a ele, e não a eles. E, portanto, no estado da igreja pretendido nessa expressão estão seus ensinamentos, suas doutrinas, sua adoração, diligentemente atendida, por todos aqueles que desejam ser participantes das promessas e boas coisas dela. (2.) Parece haver uma dificuldade nas palavras, pela transposição de algumas expressões de seu lugar e coerência, que devem ser removidas. Alguns teriam estas palavras assim: “vemos que Jesus, que foi por um tempo feito inferior aos anjos, porque o seu sofrimento de morte é coroado de glória e honra”. Outros teriam somente Jesus para ser o assunto da proposição; de cujo predicado existem duas partes, ou duas coisas que são afirmadas a respeito dele, - primeiro, que ele foi "feito inferior aos anjos", razão pela qual é adicionado, ou seja, "que ele pode sofrer a morte", o que é explicado no final do verso pelo acréscimo da causa e fim de seu sofrimento, "que pela graça de Deus ele provaria a morte por cada homem", assim lendo as palavras para este propósito, "vemos Jesus, feito inferior aos anjos para o sofrimento da morte, coroado com glória e honra”. A dificuldade consiste principalmente nisso, ou seja, se o apóstolo por dia a paqmha touzana tou, “para o sofrimento da morte”, intenciona o fim final da humilhação de Cristo, “ele foi humilhado para que ele possa sofrer a morte” ou a causa meritória de sua exaltação - “para” ou “porque ele sofreu a morte, ele foi coroado com glória e honra.” E o primeiro parece evidentemente a intenção das palavras, de acordo com a última resolução delas, e nossa aplicação do testemunho acima. Pois, [1.] Se a causa e os meios da exaltação de Cristo tivessem sido planejados, ela teria sido expressa por Dia tou paqhmatov touzanatou, diaexigindo um caso genitivo, onde a causa ou significa de qualquer coisa é pretendido; mas Dia to paqhma expressa o fim do que foi antes afirmado. [2] Estas palavras, "Para o sofrimento da morte", devem expressar tanto a diminuição e humilhação de Cristo, ou o fim dela. Se elas expressam o fim disso, então nós obtemos aquilo que é defendido pois, ele foi feito menor para que ele pudesse sofrer. Se elas expressam sua própria minoração, então o final dela está contido apenas no final do versículo: "Para que ele pudesse provar a morte por cada homem", em que a exposição das palavras o sentido seria, que "ele sofreu a morte, que pela graça de Deus ele possa provar a morte ", o que não faz sentido algum. [3] Se essas palavras denotam apenas os meios ou a causa meritória da exaltação de Cristo, indagarei qual é o meio pretendido para esse fim no final, [Opwv cariti, “Que ele pela graça de Deus possa provar morte.” A palavra o [pwv, “que assim”, claramente refere-se a alguns meios preparatórios precedentes, que deste modo não podem ser nada além de coroá-lo com glória e honra, que sabemos não serem os meios, mas o efeito disto. Ele foi humilhado, não exaltado, para que ele pudesse provar a morte. [4] O apóstolo não apenas toma como garantido que Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos, mas afirma-o pelo testemunho; onde ele subjuga o fim de que sua comparativa minoria, porque ele pretendia que ele seja o assunto especial de seu discurso seguinte. Esta, portanto, é a importância e a ordem natural das palavras: “Mas vemos Jesus coroado com glória e honra, que por um pouco foi feito inferior aos anjos pelo sofrimento da morte, que ele pela graça de Deus pudesse provar a morte por todo homem”. E a única razão da transposição das palavras consiste no seguimento do apóstolo na ordem das coisas testemunhadas pelo salmista, primeiro sua humilhação, depois sua exaltação; e ainda ligando o que ele iria tratar em seguida ao que foi primeiro estabelecido, passando pelo outro como agora suficientemente confirmado. (3.) No desígnio geral das palavras e sua ordem sendo esclarecidas, devemos abri-las em particular, visto que além da aplicação do testemunho do salmista ao Senhor Jesus agora vindicado, há uma afirmação neles contendo aquilo que de todas as outras coisas foi de aceitação muito difícil com os judeus, sobre o relato do qual o apóstolo o confirma com muitas razões nos versos seguintes, até o fim deste capítulo. E, de fato, temos aqui a soma do evangelho e a doutrina dele, concernente à pessoa e ao ofício do Messias, afirmados e vindicados das opiniões preconceituosas de muitos dos judeus, sob estas duas cabeças: - [1.] Que a salvação e libertação que Deus prometera e pretendia realizar pelo Messias era espiritual e eterna, do pecado, da morte, de Satanás e do inferno, terminando em glória eterna; não temporal e carnal, com respeito ao mundo e aos concomitantes dele nesta vida, como eles imaginaram em vão. [2] Que esta salvação não poderia ser trabalhada de outra maneira, senão pela encarnação, sofrimento e morte do Messias; não em especial por armas, guerras e poderio, como o povo já havia sido levado a Canaã sob a direção de Josué, o capitão daquela salvação, e como alguns deles ainda esperavam ser salvos e libertados pelo Messias. O apóstolo fortalecendo seu discurso pela multiplicidade de razões e argumentos, ele não apenas nestas palavras aplica seu testemunho ao que ele tinha antes proposto para confirmação, a saber, a sujeição do mundo por vir a Cristo, mas também estabelece nele a fonte desses dois outros princípios que mencionamos, e cuja prova e confirmação nos próximos versos ele persegue. Coisas diversas, como já vimos em parte, estão contidas nas palavras; como [1.] a humilhação de Cristo: “Nós vemos Jesus por um pequeno tempo feito mais baixo, e trazido para uma condição mais indigente, do que os anjos são, ou sempre foram, sujeitos.” [2] o fim geral dessa diminuição e depressão de Jesus; era para que ele pudesse “sofrer a morte”. [3] Sua exaltação ao poder e autoridade sobre todas as coisas, em particular do mundo por vir: “coroado com glória e honra.” [4.] Uma numerosa amplificação subjugada do fim de sua depressão e a morte a que tendia; - 1º Da causa disto, - a “graça de Deus”, 2º. A natureza disso - ele deveria "provar a morte"; 3º. O fim disso - foi para os outros; e, em quarto lugar. Sua extensão, - para todos: "Que ele, pela graça de Deus pudesse provar a morte por todos."
Mas nós podemos aqui também ver o que é mais oferecido a nós para nossa instrução; como, -
I. O respeito, cuidado, amor e graça de Deus, para a humanidade, expressa na pessoa e mediação de Jesus Cristo é uma questão de admiração singular e eterna. Antes mostramos, pelas palavras do salmista, que tal em geral é a condescendência de Deus, para ter alguma consideração pelo homem, considerando a infinita excelência das propriedades de sua natureza, como manifestado em suas grandes e gloriosas obras. O que agora se propõe segue da aplicação do apóstolo das palavras do salmista à pessoa de Cristo; e, consequentemente, da consideração de Deus por nós em sua mediação. E isso é tal que o apóstolo nos diz que no último dia será sua grande glória, e que ele será “admirado em todos os que creem”. Tessalonicenses 1:10. Quando a obra de sua graça for plenamente aperfeiçoada em direção a eles, então a glória de sua graça aparecerá e será exaltada para sempre. É para isso que a admiração do salmista tende e repousa, que Deus deve considerar a natureza do homem de modo a levá-lo à união consigo mesmo na pessoa de seu Filho e, nessa natureza, humilhado e exaltado, a trabalhar a salvação de todos os que creem nele.
Há outras maneiras pelas quais o respeito de Deus ao homem aparece, mesmo nos efeitos de sua santa e sábia providência sobre ele. Ele faz com que seu sol brilhe e sua chuva caia sobre ele, Mateus 5:45. Ele não deixa a si mesmo sem testemunhar sobre nós, “em que ele faz bem, e nos dá chuva do céu, e estações frutíferas, enchendo nossos corações com comida e alegria,” Atos 14:17. E estes caminhos de sua providência são singularmente admiráveis. Mas este caminho de sua graça para nós na pessoa de seu Filho, assumindo nossa natureza em união consigo mesmo, é aquele em que as extraordinárias e indescritíveis riquezas de sua glória e sabedoria são manifestadas. Assim o apóstolo expressa isto, em Efésios 1: 17-23. Ele tem que declarar a eles, que, por causa de sua grandeza, glória e beleza, eles não são capazes de receber ou compreender. E, portanto, ele ora por eles para que eles possam ter o espírito de sabedoria e revelação, para dar-lhes o conhecimento de Cristo, ou que Deus, por seu Espírito, os torne sábios para apreender e dar-lhes uma descoberta graciosa daquilo que ele lhes propõe; como também, para que possam desfrutar do efeito abençoado de uma compreensão iluminada, sem a qual eles não discernirão a excelência deste assunto. E o que é que eles devem ser ajudados, preparados para entender, em alguma medida? Qual é a grandeza, a glória dele, que não pode ser discernido de outra forma? "Ora", disse ele, "não se maravilhe com a necessidade dessa preparação: o que vos proponho é a glória de Deus, a qual ele será principalmente glorificado, aqui e para a eternidade; e são as riquezas daquela glória, os tesouros dela.” Deus em outras coisas estabeleceu e manifestou a sua glória; mas ainda assim por partes e parcelas. Uma coisa declarou seu poder, outra sua bondade e sabedoria, e em parte, com referência àquele particular sobre o qual eles foram exercitados; mas nisso ele expôs, manifestou todas as riquezas e tesouros de sua glória, de modo que suas excelências não são capazes de maior exaltação. E há também neste trabalho a indescritível grandeza de seu poder, que nenhuma propriedade de sua natureza pode parecer desinteressada neste assunto. Agora, a que tudo isso tende? Ora, tudo é para dar uma bendita e eterna herança aos crentes, para a esperança e expectativa da qual eles são chamados pelo evangelho. E de que maneira tudo isso é feito e trazido? Pela própria obra de Deus em Jesus Cristo; em sua humilhação, quando ele morreu; e em sua exaltação, em sua ressurreição, colocando todas as coisas sob seus pés, coroando-o de glória e honra; que o apóstolo mostra por uma citação deste lugar, do salmista: pois tudo isso está fora da consideração de Deus ao homem; é para a igreja, que é o corpo de Cristo e sua plenitude. Tão cheio de glória, tal objeto de eterna admiração, é este trabalho do amor e graça de Deus; que, como Pedro nos diz, os próprios anjos desejam examinar, Pedro 1:12. E isto ainda aparece, - Primeiro, porque toda consideração de Deus do homem é um fruto da mera graça e condescendência soberana. E toda graça é admirável, especialmente a graça de Deus; e que tão grande graça, como a Escritura expressa isso. Não houve consideração de qualquer coisa sem o próprio Deus que o moveu até aqui. Ele havia se glorificado, como o salmista mostra, em outras obras de suas mãos, e ele poderia ter descansado naquela glória. O homem não merecia tal coisa dele, sendo inútil e pecaminoso. Foi tudo de graça, tanto na cabeça quanto nos membros. A natureza humana de Cristo não fez nem poderia merecer a união hipostática. Não o fez, porque sendo feito participante dele desde o instante de sua concepção, todas as operações antecedentes que poderiam obtê-lo foram evitadas; e uma coisa não pode ser merecida por ninguém depois de ser concedida gratuitamente. Nem poderia fazê-lo; pois a união hipostática não poderia ser recompensa da obediência, sendo aquela que excede toda a ordem das coisas e regras da justiça remunerativa. A assunção, então, de nossa natureza em união pessoal com o Filho de Deus, foi um ato de mera graça livre, soberana e inconcebível. E este é o fundamento de todos os seguintes frutos do respeito de Deus por nós; e esse da graça, deve ser assim também. O que quer que Deus faça por nós em e por Jesus Cristo como feito homem por nós – deve ser todo de graça. Se houvesse algum mérito, qualquer desígnio da nossa parte, qualquer preparação ou disposição para os efeitos deste assunto - se tivéssemos nossa natureza, ou aquela parte dela que fosse santificada e separada para sermos unidos ao Filho de Deus, de qualquer maneira procurado ou preparado para sua união e suposição, - as coisas caíram sob algumas regras de justiça, pelas quais elas poderiam ser apreendidas e medidas; mas sendo tudo pela graça, elas deixam o lugar para nada além de eterna admiração e gratidão. Segundo, se Deus não tivesse estado atento ao homem e o visitado na pessoa de seu Filho encarnado, toda participação dessa natureza deveria ter perecido completamente em sua condição perdida. E isso também torna a graça dele um objeto de admiração. Não devemos apenas olhar para o que Deus nos leva por esta visitação, mas também considerar do que ele nos liberta. Agora, esta é uma grande parte daquela condição vil e baixa que o salmista se pergunta que Deus deve ter em conta, a saber, que nós pecamos e carecemos da sua glória, e assim nos expomos à miséria eterna. Nessa condição, devemos ter perecido para sempre, se Deus não nos tivesse libertado por esta visitação. Foi uma grande graça ter levado um homem inocente e sem pecado à glória; grande graça de ter libertado um pecador da miséria, embora ele nunca devesse ser trazido ao desfrute do bem menos positivo: mas libertar um pecador da mais extrema e inconcebível miséria na eterna ruína, e trazê-lo à mais alta felicidade em glória eterna, e tudo isto de uma forma de mera graça, isso é para ser admirado. Terceiro, Porque parece que Deus é mais glorificado na humilhação e exaltação do Senhor Jesus Cristo, e na salvação da humanidade assim, do que em qualquer ou todas as obras da primeira criação. Quão gloriosas são essas obras e quão vigorosamente elas expõem a glória de Deus, antes de declaradas. Mas, como o salmista sugere, Deus não descansou nelas. Ele ainda tinha um outro projeto, para manifestar sua glória de uma maneira mais eminente e singular; e isto ele fez por se importar e visitar o homem em Cristo Jesus. Ninguém é tão estúpido, que na primeira visão dos céus, do sol, da lua e das estrelas, não confessará que seu tecido, beleza e ordem são maravilhosos e que a glória de seu criador e construtor deve ser admirada para sempre neles. Mas tudo isso vem aquém da glória que surge de Deus por essa condescendência e graça. E, portanto, virá o dia, e isto rapidamente, em que estes céus, e toda esta velha criação, serão totalmente dissolvidos e levados a nada; por que eles deveriam permanecer como um monumento de seu poder àqueles que, gozando da visão abençoada dele, o verão e o conhecerão de maneira muito mais evidente e eminente em si mesmo? No entanto, sem dúvida, em pouco tempo, cessarão quanto ao seu uso, em que no presente são principalmente subservientes à manifestação da glória de Deus. Mas os efeitos dessa consideração de Deus para com o homem devem permanecer para a eternidade e a glória de Deus nela. Este é o fundamento do céu, como é um estado e condição, denota a presença gloriosa de Deus entre os seus santos e anjos. Sem isso, não haveria tal céu; tudo o que está lá e toda a glória dele dependem disso. Tire esta fundação, e toda essa beleza e glória desaparecem. Nada, de fato, seria tirado de Deus, que sempre foi e sempre será eternamente abençoado em sua própria autossuficiência. Mas todo o plano que ele ergueu para a manifestação de sua glória até a eternidade depende dessa sua santa condescendência e graça; o que certamente os faz encontrar para sempre ser admirado e adorado. Nisso, então, vamos nos exercitar. A fé, tendo infinitas, eternas e incompreensíveis coisas propostas a ela, age grandemente nessa admiração. Somos em toda parte ensinados que agora sabemos, mas imperfeitamente, em parte; e que vemos sombriamente, como em um espelho: não que a revelação dessas coisas na Palavra seja obscura, pois elas são plena e claramente propostas, mas que tal é a natureza das próprias coisas, que não somos nesta vida capazes de compreendê-las; e, portanto, a fé se exerce principalmente em santa admiração por elas. E, de fato, nenhum amor ou graça se ajustará à nossa condição, senão àquilo que é incompreensível. Nós nos encontramos pela experiência para estar precisando de mais graça, bondade, amor e misericórdia, do que podemos investigar, pesquisar até o fundo ou entender completamente. Mas quando o que é infinito e incompreensível nos é proposto, então todos os medos são subjugados, e a fé descobre com certeza. E se a nossa admiração por estas coisas for um ato, um efeito, um fruto da fé, será de uso singular agradar a Deus aos nossos corações e excitá-los para a obediência grata; pois quem não amaria e se deleitaria na fonte eterna dessa graça inconcebível? E o que devemos dar àquele que fez mais por nós do que somos capazes de pensar ou conceber? Observe também que tal era o inconcebível amor de Jesus Cristo, o Filho de Deus, às almas dos homens, que ele estava livre e disposto a condescender a qualquer condição para seu bem e salvação. Esse foi o fim de toda essa dispensação. E o Senhor Jesus Cristo não foi humilhado e fez menos do que os anjos sem sua própria vontade e consentimento. Sua vontade e bom gosto concordaram com esta obra. Assim, quando o conselho eterno de toda esta questão é mencionado, é dito sobre ele, como a Sabedoria do Pai, que “ele se alegrava na parte habitável da terra, e suas delícias eram com os filhos dos homens”, Provérbios. 8:31. Ele se deleitou no conselho de redimir e salvá-los por sua própria humilhação e sofrimento. E a Escritura torna evidente sobre estas duas considerações: - Primeiro, naquilo que mostra que o que ele deveria fazer e o que ele iria sofrer nesta obra foram propostas a ele, e que ele aceitou de bom grado os termos e condições da mesma. Salmo 40: 6, Deus disse-lhe que sacrifício e oferta não poderiam fazer esta grande obra, - holocaustos e sacrifícios  pelo pecado não poderia efetuá-lo; isto é, nenhum tipo de oferendas ou sacrifícios instituídos pela lei estavam disponíveis para tirar o pecado e salvar os pecadores, como nosso apóstolo expõe em geral em Hebreus 10: 1-9, confirmando sua exposição com diversos argumentos tomados de sua natureza e efeitos. O que, então, Deus exige dele, para que esse grande desígnio da salvação dos pecadores possa ser realizado? Que ele mesmo deveria “fazer de sua alma uma oferta pelo pecado”, “derramar sua alma até a morte” e, assim, “carregar o pecado de muitos”, Isaías 53: 10,12; ao ver que “a lei era fraca por meio da carne”, isto é, por causa de nossos pecados na carne, ele próprio deve tomar “a semelhança da carne do pecado”, e tornar-se “uma oferta pelo pecado na carne”, Romanos 8: 3; que ele deveria ser “nascido de uma mulher, nascido debaixo da lei”, se ele “redimisse os que estavam debaixo da lei”, Gálatas 4: 4,5; que ele deveria “não ter reputação, e tomar sobre si a forma de servo, e ser feito à semelhança dos homens, e ser achado em forma como um homem, e humilhar-se e obedecer até a morte, a morte da cruz” (Filipenses 2: 7,8). Essas coisas foram propostas a ele, pelas quais ele deveria se submeter, se ele libertasse e salvasse a humanidade. E como ele entreteve essa proposta? Como ele gostava dessas condições? “Eu não era”, diz ele, “rebelde, nem me afastei”, Isaías 1: 5. Ele não os recusou, nenhum dos termos que lhe foram propostos, mas os submeteu a um modo de obediência; e isso com boa vontade, entusiasmo e prazer. Salmo 40: 6-8: “Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres. Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.” Esta obediência não poderia ser cedida sem um corpo, onde foi realizada. E enquanto ouvir ou abrir o ouvido está nas Escrituras a preparar-se para a obediência, o salmista naquela única expressão: “Meus ouvidos tens aberto”, compreende ambos, mesmo que Cristo tenha preparado um corpo, e também naquele corpo ele estava pronto para obedecer a Deus nesta grande obra, que não poderia ser realizada por sacrifícios e holocaustos de animais. E esta prontidão e disposição de Cristo para esta obra é apresentada sob três tópicos nas seguintes palavras: 1. Sua própria proposta para esta obra. Então disse ele: Eis-me aqui: no volume do teu livro está escrito de mim: Isto é o que prometeste; está registrado na cabeça, princípio do teu livro, ou seja, naquela grande promessa. Gênesis 3:15 que a semente da mulher deve ferir a cabeça da serpente; E agora me deste, na plenitude dos tempos, e me preparaste um corpo para esse propósito. 2. No quadro de sua mente neste compromisso. Ele entrou com grande alegria: “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus.” Ele não se deleitava com os pensamentos dela, apenas da antiguidade, como antes, e depois ficava pesado e triste quando era para ser empreendido; mas ele foi até ela com alegria e deleite, embora soubesse que tristeza e pesar isso lhe custaria antes de ser trazido à perfeição. 3. Do princípio de onde esta obediência e deleite brotaram; qual era uma conformidade universal de sua alma, mente e vontade, à lei, mente e vontade de Deus: "Tua lei está em meu coração" - "no meio de minhas entranhas" - "Tudo em mim é complacente com tua vontade e lei; existe em mim uma conformidade universal com isso.” Sendo assim preparado, assim, com princípios, ele considerou a glória que foi colocada diante dele, - a glória que redundaria em Deus ao tornar-se um capitão da salvação, e que se seguiria. Ele “suportou a cruz e desprezou a vergonha”, Hebreus 12: 2. Ele se armou com essas considerações contra as dificuldades e sofrimentos que ele deveria enfrentar; e o apóstolo Pedro nos aconselha a nos armarmos com mente semelhante quanto a sofrermos, I Pedro 4: 1. Por tudo o que parece que a boa vontade e o amor de Jesus Cristo estavam nesta questão de ser humilhado e feito menos que anjos; como o apóstolo diz expressamente que "ele se humilhou e não teve por usurpação", Filipenses 2: 7,8, assim como aqui é dito que Deus o humilhou, ou o fez menor que anjos. Segundo, a Escritura peculiarmente atribui esta obra ao amor e condescendência do próprio Cristo; porque, embora exponha o amor do Pai ao projetar e conceber esta obra, e enviar seu Filho ao mundo, ainda assim nos dirige ao amor do próprio Senhor Jesus Cristo como a próxima causa imediata de seu envolvimento nisso e desempenho disso. Assim diz o apóstolo em Gálatas 2:20: “Vivo pela fé do Filho de Deus”, isto é, pela fé nele, que me amou e se entregou por mim”. Foi o amor de Deus em Cristo que o moveu a se entregar por nós; que é excelentemente expressado naquela doxologia, em Apocalipse 1: 5,6: “Aquele que nos amou e nos purificou de nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele seja a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.” Tudo isso foi fruto de seu amor e, portanto, para ele, todo o louvor e toda a honra deve ser dada e atribuída. E tão grande foi esse amor de Cristo, que ele recusou nada que lhe fosse proposto. Este apóstolo chama sua “graça”, 2 Coríntios 8: 9: “Conheces a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, embora fosse rico, por amor de vós ele se tornou pobre, para que pela sua pobreza vos enriquecesse.” Ele condescendeu a uma condição pobre e baixa e para sofrer nela, para nosso bem, a fim de nos tornarmos participantes das riquezas da graça de Deus. E este foi o amor da pessoa de Cristo, porque foi nele e trabalhado igualmente nele, tanto antes como depois de assumir a nossa natureza. Agora, o Espírito Santo faz uma aplicação especial desta verdade a nós, como a uma parte de Deus ser nossa obediência: Filipenses 2: 5, "Deixe esta mente estar em você, que estava também em Cristo Jesus;" e que essa mente era ele declara nos versos seguintes, expondo sua infinita condescendência em tomar nossa natureza sobre ele, e submetendo-se a toda miséria, reprovação e morte por nossa causa. Se esta mente esteve em Cristo, não deveríamos nos empenhar por uma prontidão e vontade de nos submeter a qualquer condição para a sua glória? “Porquanto”, como diz Pedro, “como Cristo sofreu por nós na carne, arme-se igualmente com a mesma mente”, 1 Pedro 4: 1. Muitas dificuldades residirão em nosso caminho, muitos raciocínios se levantarão contra ele, se nós consultarmos carne e sangue; mas, diz ele, "Arme-se com a mesma mente que estava em Cristo"; consigam que suas almas sejam fortalecidas e cercadas pela graça contra todas as oposições, para que vocês possam segui-lo e imitá-lo. Alguns professam que seu nome não sofrerá nada por ele. Se eles podem desfrutar dele ou de seus caminhos em paz e sossego, mas se a perseguição surgir para o evangelho, imediatamente eles se afastam. Estes não têm muito nem parte neste assunto. Outros, os melhores, têm uma irmandade secreta e falta de disposição para condescender a uma condição de dificuldade e angústia para o evangelho. Bem, se não estivermos dispostos a isso, o que o Senhor Jesus Cristo perderá com isso? Será algum abatimento real de sua honra ou glória? Ele perderá sua coroa ou reino por meio disso? Até onde o sofrimento neste mundo é necessário para qualquer um de seus fins e propósitos abençoados, ele não desejará que estejam prontos até para morrer pelo amor de seu nome. Mas e se ele não estivesse disposto a ser humilhado e sofrer por nós? Se a mesma mente estivesse em Cristo como está em nós, qual teria sido nosso estado e condição para a eternidade? Nesta graça, amor e disposição de Cristo, está o fundamento de toda a nossa felicidade, de toda a nossa libertação da miséria e da ruína; e nos consideraremos como tendo um interesse nisso, e ainda assim nos encontraremos completamente despreparados para uma conformidade com ele? Além disso, o Senhor Jesus Cristo era realmente rico quando se tornou pobre por nossa causa; Ele estava na forma de Deus quando assumiu a forma de servo e tornou-se para nós sem reputação. Nada disso era devido a ele ou pertencia a ele, mas meramente em nossa conta. Mas nós somos realmente pobres e suscetíveis ​​para infinitamente mais misérias por nossos próprios pecados do que o que ele nos chama para seu nome. Não estamos dispostos a sofrer um pequeno, leve, transitório problema neste mundo para ele, sem cujos sofrimentos por nós devemos ter sofrido miséria, e isto eternamente, quer queiramos ou não? E eu falo não tanto sobre o sofrimento em si quanto sobre a mente e a estrutura do espírito com as quais nos submetemos. Alguns sofrerão quando não puderem evitá-lo, mas tão a contragosto, tão despudoradamente, como torna evidente que não visam a nada, e não agem de princípio algum, mas apenas que não ousam ir contra suas convicções. Mas “a mente que estava em Cristo” nos conduzirá a ela por amor a ele, com liberdade e amplidão de coração; que é exigido de nós.
III. A abençoada questão da humilhação de Jesus Cristo, em sua exaltação para honra e glória, é uma garantia da glória final e bem-aventurança de todos os que nele creem, quaisquer que sejam as dificuldades e perigos que possam ser exercidos no caminho. Sua humilhação e exaltação, como vimos, procederam da condescendência e amor de Deus à humanidade. Seu amor eletivo, o propósito eterno e gracioso de sua vontade de recuperar os pecadores perdidos e trazê-los para o desfrute de si mesmo, foi a base desta dispensação; e, portanto, o que ele fez em Cristo é uma garantia do que ele fará por eles também. Ele não é coroado com honra e glória meramente por si mesmo, mas para ser um capitão da salvação e trazer outros para uma participação de sua glória.
IV. Jesus Cristo, como o mediador da nova aliança, tem absoluta e suprema autoridade dada a ele sobre todas as obras de Deus no céu e na terra. Isto nós plenamente manifestamos e insistimos no capítulo precedente, que não devemos aqui ir mais adiante e persegui-lo; mas somente a mente, a propósito, que abençoado é o estado e condição, grande é a segurança espiritual e eterna da igreja, vendo todas as coisas estarem sob os pés do seu Chefe e Salvador. O Senhor Jesus Cristo é o único senhor do estado evangélico da igreja, chamada sob o Antigo Testamento de “o mundo vindouro”; e, portanto, somente ele tem poder para dispor de todas as coisas relacionadas a esse culto de Deus, que é para ser executado e celebrado. Ele não é colocado em sujeição a qualquer outro, anjos ou homens. Este privilégio foi reservado para Cristo; esta honra é concedida à igreja. Ele é o único chefe, rei e legislador; e nada é para ser ensinado a observar ou fazer, senão o que ele ordenou. Mas isso cairá mais diretamente sob nossa consideração no começo do próximo capítulo. O Senhor Jesus Cristo em sua morte, sofreu a sentença penal da lei, no lugar daqueles por quem ele morreu. Morte era aquilo que, pela sentença da lei, era devido ao pecado e aos pecadores. Para eles morreu Cristo, e nisso provou a amargura daquela morte que eles teriam sofrido, ou então o fruto dela não poderia ter-lhes dado a notícia; pois o que foi para a sua descarga, se o que eles mereceram não foi sofrido, senão de alguma outra forma, em que a menor parte de sua preocupação consistiu? Mas isto está sendo feito, certa libertação e salvação será a porção daqueles por quem ele morreu; e isto sobre as regras de justiça da parte de Cristo, embora sejam elas, de mera misericórdia e graça.

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