Esta
expressão “carga da Palavra do Senhor” aparece em outras passagens bíblicas
como por exemplo Jer 33.38 e Mal 1.1.
A
palavra carga vem do hebraico massau, que significa peso.
Em
outras passagens do Antigo Testamento é usada com o sentido da carga que era
carregada pelos animais; e deste modo, significa fardo.
Quando
vinha como Palavra do Senhor, era geralmente na forma de profecia, daí ser
traduzida em algumas versões como profecia, ou sentença, em vez de carga.
Em
Jeremias 23.33, 34, 36, 38, nós vemos o Senhor repreendendo o povo por chamar
de carga a Sua vontade revelada pela Palavra.
E isto
estava associado ao fato de que sendo um Deus misericordioso, que demonstraria
o Seu amor ao Seu povo, dando o Seu próprio Filho unigênito para morrer pelos
pecadores, jamais poderia ser visto como quem coloca fardos sobre os outros,
porque Ele mesmo é quem carrega os nossos fardos.
Por
isso, no mesmo contexto da profecia de Jeremias 23 é feito menção a Jesus como
sendo dado para justificar o povo do Senhor (v. 5,6), e seria por causa dEle,
que haveria pastores fiéis para apascentarem o Seu rebanho (v.4), que agiriam
de modo muito diferente daqueles que estavam destruindo e dispersando as
ovelhas (v.1).
Jesus
havia repreendido os fariseus por atarem fardos pesados às costas do povo (Mt
23.4), porque o ministério dos homens de Deus não é o de colocar fardos sobre
as pessoas, mas de aliviar os seus fardos.
Devemos
lembrar que Jesus carrega as ovelhas perdidas em Seu próprio ombro, porque na
verdade, as tem carregado em Seu coração.
Como
pois pode ser carga a Palavra de Deus?
Ela
será uma carga somente para aqueles que resistem à vontade do Senhor, por serem
rebeldes.
E é
para estes que a Palavra desta profecia seria uma carga.
Para
todos que se opõem ao sucesso de Jerusalém.
Deus
tem colocado Jerusalém para ser objeto de louvor na terra.
Na
profecia, esta cidade tem um simbolismo espiritual de representar a Igreja do
Senhor, porque seria nela que a Igreja seria iniciada com aquele primeiro grupo
de 120 discípulos, que estavam reunidos no dia em que o Espírito Santo foi
derramado.
É por
isso que se faz a promessa do derramar do Espírito, nesta profecia de Zacarias
(v. 10).
Mas
para aqueles que gracejam da Palavra do Senhor, e que brincam com as coisas
sagradas, Jerusalém seria uma pedra pesada, uma carga.
Jerusalém
será uma pedra pesada para as nações, porque os exércitos coligados do
Anticristo que vierem sobre ela serão destruídos pelo Senhor, na Sua segunda
vinda (v. 2,3).
Jesus é
a pedra angular do edifício da Igreja, e muitos judeus o rejeitaram e o têm
rejeitado, assim como muitas pessoas em todas as nações do mundo, mas Ele diz
que sobre quem esta pedra cair será despedaçado e reduzido a pó (Mt 21.44).
Importava
que o evangelho começasse a ser pregado primeiro em Jerusalém e em Judá, para
dar cumprimento à profecia do verso 7 deste 12º capítulo de Zacarias.
Nos
capítulos anteriores se vê que apesar de a Igreja (Jerusalém) ser um peso para
os inimigos de Deus de todas as nações, estes se oporiam duramente a ela (final
do verso 3).
Mas o
Senhor pronunciou uma sentença sobre eles de feri-los de espanto e de loucura
(v. 4).
Os
inimigos de Deus tentarão apagar o fogo do Espírito, mas os líderes fiéis da Igreja,
designados na profecia por governadores de Judá, serão como um braseiro ardente
e um facho de fogo (v. 6).
Deus
prometeu enfraquecer a coragem e a força dos inimigos da Igreja (v. 4).
Assim,
a Igreja deve cumprir a Sua missão com coragem, sem temor, sem assombro e sem
se deixar intimidar por qualquer tipo de inimigo, porque o Senhor tem feito a
promessa de protegê-la e de fortalecer o mais fraco dos seus membros, a ponto
de compará-lo com Davi, que foi um grande guerreiro de Deus, e a casa de Davi (uma
referência à Igreja reunida) como sendo como o próprio Deus, como o anjo do
Senhor diante dela (v. 8).
O
Senhor mesmo destruirá todas as nações (ajuntamentos de pessoas ou povos) que
tentarem vir contra Jerusalém (a Igreja), para destruí-la (v. 9).
Diante
de tão grande promessa que tem sido cumprida fielmente pelo Senhor, nestes dois
mil anos de pregação do evangelho, como enfraqueceremos na fé e deixaremos de
prosseguir adiante com a realização da Sua obra através de nós?
Foi por
se firmar nestas promessas que os apóstolos puderam enfrentar toda oposição que
se levantou contra eles, e prevaleceram.
Veja a
palavra que o Senhor dirigiu a Paulo quanto às perseguições que havia sofrido
em Corinto:
“9 E de
noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;
10
porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho
muito povo nesta cidade.” (At 18.9,10).
Assim,
portanto, incentivemo-nos mutuamente dizendo: “Adiante! Adiante!”. Adiante com
a adoração, com o louvor, com a pregação, com o ensino, com as orações, com a
comunhão, com a santificação, com a evangelização, com o testemunho.
Adiante!
Adiante!
Não
olhemos para trás conforme o Inimigo quer que façamos.
Sejamos
corajosos e não temamos o mal, porque fiel é O que fez a promessa de proteger a
Sua igreja!
O
Espírito Santo é derramado como Espírito de graça e de súplicas, e o Seu
trabalho é principalmente o de convencer do pecado, da justiça e do juízo, por
se olhar o Cristo crucificado pelos nossos pecados e que conduz todos os que
são da casa de Davi, os habitantes de Jerusalém (duas formas de se referir à
Igreja que está em todo o mundo) a chorarem amargamente pela morte do Senhor na
cruz, porque entenderão não apenas o quanto Ele sofreu por amor de nós, mas
porque aquela morte é a nossa própria morte, que Ele morreu em nosso lugar
(v.10).
Por
isso este choro não é apenas um pranto da Igreja reunida, como o povo de Israel
chorou pela morte do piedoso rei Josias, no vale de Megido, mas um pranto em
cada família, e nos membros individuais destas famílias (v. 12-14). E é
exatamente isto o que tem ocorrido em todo o mundo, desde que Cristo morreu na
cruz.
O choro
do arrependimento tem operado conversões em muitos corações, porque Ele morreu
para este propósito mesmo.
A
promessa do derramar do Espírito é feita em conexão com a morte de Cristo na
profecia do verso 10, porque foi por causa da morte do Senhor que a promessa do
derramar do Espírito foi cumprida, e porque o Espírito é verdadeiramente derramado
somente quando a cruz é pregada.
É pela
pregação do evangelho da cruz, e por se viver crucificado com Cristo, que o
Espírito de graça e de súplicas é derramado em nossos corações.
É dito
que é Espírito de graça, porque a salvação é pela graça, somente por se olhar
com os olhos espirituais da fé para Cristo, para o Cristo traspassado pelos
nossos pecados.
E é
Espírito de súplicas porque é Ele quem intercede pelos santos, porque não
sabemos como orar e nem como convém orar (Rom 8.26).
Então
em toda verdadeira oração é Ele que intercede através de nós.
Devemos
aprender a descansar nestas promessas e a ter completa fé nesta Palavra que
Deus tem proferido acerca da vitória da Sua igreja, para que nos empenhemos na
obra de Deus, com paz e alegria nos nossos corações, a par de toda oposição do
inferno que possamos sofrer.
“1
Carga da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e
que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.
2 Eis
que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e
também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
3 E
acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os
povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão
contra ela todo o povo da terra.
4
Naquele dia, diz o SENHOR, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura
os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei
de cegueira a todos os cavalos dos povos.
5 Então
os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a
minha força no SENHOR dos Exércitos, seu Deus.
6
Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da
lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda
consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no
seu lugar, em Jerusalém;
7 E o
SENHOR salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de
Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.
8
Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco
dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o
anjo do SENHOR diante deles.
9 E
acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem
contra Jerusalém;
10 Mas
sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito
de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e
pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão
amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
11
Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no
vale de Megido.
12 E a
terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e
suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à
parte;
13 A
família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à
parte, e suas mulheres à parte.
14
Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à
parte.”. (Zacarias 12.1-14)
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