terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SALMO 18 – Salmo de Davi


Davi tinha um relacionamento pessoal e íntimo com Deus.
Ele amava ao Senhor com todas as forças da sua alma.
Ele não confiava apenas em Deus como alguém que poderia livrá-lo do poder dos seus inimigos, mas como quem era a razão de ser da sua própria vida e existência.
Davi não era devotado a Deus simplesmente porque o livrava dos seus muitos inimigos, mas sabia que era livrado deles, justamente porque era devotado ao Senhor.
E não permanecia devotado simplesmente pelo interesse de continuar sendo livrado, mas porque amava de fato ao Senhor de todo o seu coração, muito mais do que amava a si mesmo, conforme expressa nas palavras deste belo e profundo salmo.
Ele amou ao Senhor de tal maneira, demonstrando ter um amor sincero por Ele, porque Deus não o poupou de perseguições e de terríveis tribulações, a ponto de se sentir cercado por laços de morte, torrentes de impiedade que o aterrorizavam, cadeias infernais e tramas de morte que o surpreendiam.
Mas em tudo isto, ele nunca deixou de buscar socorro no Seu Deus, na certeza de que o encontraria, porque nunca viveu para desapontá-lo e nunca escondeu suas faltas dEle, antes as confessou e buscou um sincero arrependimento que o livrasse de todas elas.
Então sabia que podia contar com o favor deste Deus temível e santo.
Ele sabia que o Senhor salva o que é humilde na Sua presença e lhe concede graça, mas que abate aqueles que são de olhos altivos.
Que é o Senhor que acende a lâmpada que ilumina a nossa alma com alegria, e que expulsa todas as trevas do pecado.
Que tendo a Ele por companheiro, exércitos da impiedade são desbaratados, e fazemos proezas, conforme nos concede pela Sua graça.
Davi sabia que não há nenhum outro Deus senão somente o Senhor, e que Ele é um escudo impenetrável para todos aqueles que buscam refúgio nEle.
Somente Ele aperfeiçoa o caminho dos Seus santos para adestrá-los para o combate espiritual que têm que enfrentar contra as forças do mal.
Este Deus tremendo é poderoso para livrar aqueles que nEle confiam, não somente dos seus muitos inimigos, como também das insídias, das perfídias, das traições, das maquinações e tramas das pessoas ímpias.
E todos os justos reinarão sobre as nações juntamente com Cristo, por ocasião da sua segunda vinda.
Deus abateu nos dias de Davi, e também abaterá nos últimos dias todas as fortificações que os ímpios têm levantado neste mundo, para se sentirem seguros, enquanto continuam na prática da iniquidade, sejam elas de qual natureza for.
O Senhor tomará vingança contra as nações que andam na impiedade, e que não O temem e os Seus mandamentos.       

“Eu te amo, ó SENHOR, força minha.  O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror.  Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.  Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.  Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou. Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca; dele saíram brasas ardentes.  Baixou ele os céus, e desceu, e teve sob os pés densa escuridão. Cavalgava um querubim e voou; sim, levado velozmente nas asas do vento. Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão. Do resplendor que diante dele havia, as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes. Trovejou, então, o SENHOR, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo. Despediu as suas setas e espalhou os meus inimigos, multiplicou os seus raios e os desbaratou.  Então, se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, SENHOR, pelo iroso resfolgar das tuas narinas.  Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.  Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim. Retribuiu-me o SENHOR, segundo a minha justiça, recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos.  Pois tenho guardado os caminhos do SENHOR e não me apartei perversamente do meu Deus.  Porque todos os seus juízos me estão presentes, e não afastei de mim os seus preceitos.  Também fui íntegro para com ele e me guardei da iniquidade.  Daí retribuir-me o SENHOR, segundo a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença.  Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro.  Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível.  Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates. Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas.  Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,  ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.  Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze. Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu. Alargaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram.  Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles.  Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.  Também puseste em fuga os meus inimigos, e os que me odiaram, eu os exterminei.  Gritaram por socorro, mas ninguém lhes acudiu; clamaram ao SENHOR, mas ele não respondeu. Então, os reduzi a pó ao léu do vento, lancei-os fora como a lama das ruas.  Das contendas do povo me livraste e me fizeste cabeça das nações; povo que não conheci me serviu.  Bastou-lhe ouvir-me a voz, logo me obedeceu; os estrangeiros se me mostram submissos. Sumiram-se os estrangeiros e das suas fortificações saíram, espavoridos.  Vive o SENHOR, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação,  o Deus que por mim tomou vingança e me submeteu povos;  o Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, tu que me exaltaste acima dos meus adversários e me livraste do homem violento. Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome.  É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei e usa de benignidade para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade, para sempre.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário