segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALMO 110 – Salmo de Davi


Este salmo é totalmente profético e se refere ao Messias. 
Por ele vemos que Davi não era apenas rei, mas também era profeta.
E lhe foi dado falar de muitas coisas relativas à Igreja e ao reino futuro do Messias.
O início deste salmo foi citado pelo próprio Jesus no seu debate com os fariseus, quando lhes mostrou que Davi havia dado testemunho dEle, pelo Espírito:
“41 Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os Jesus, dizendo: 42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi. 43 Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: 44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? 45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? (Mt 22.41-45).
É afirmado também neste salmo que Jesus reinaria sobre as nações, estando em Sião.
E que o povo que o servirá se apresentará a Ele de modo voluntário no dia em que manifestar o Seu poder reinando e convertendo-lhes os corações a Ele, e que o farão estando ornamentados santamente, tal com o orvalho que cai na aurora.
É declarado também no salmo o sumo sacerdócio eterno de Jesus, não sendo da ordem dos levitas, mas segundo a ordem de Melquisedeque, porque Ele faria alterações na lei sacerdotal, uma vez que aboliria todos os ritos e sacrifícios cerimoniais.
E quando se manifestar o dia do Juízo, por ocasião da Sua segunda vinda, ao qual Davi chama no salmo de “dia da sua ira”, as nações serão julgadas, os reis ímpios esmagados, e muitos ímpios morrerão, mas o Senhor passará entre eles de cabeça erguida, rumo do caminho da entronização eterna que Lhe foi designado pelo Pai.  


“Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo:
Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.
O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis.  Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra. 
De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário