segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALMO 140 – Salmo de Davi



Davi ora por livramento dos homens perversos e violentos cujos corações sempre maquinam iniquidades à busca de contendas.
Estes não usavam somente a força física para fazer violência mas especialmente a língua para forjarem falsidades, injúrias, calúnias e insídias.
Suas línguas carregavam o poder do veneno mortal das cobras peçonhentas.
Davi pede então ao Senhor que o livrasse das armadilhas e ciladas que tais homens lhe preparavam às ocultas, ou seja, sorrateiramente.
Davi sabia que Deus jamais defenderia a causa dos opressores, senão a dos oprimidos por eles.
Então se entregou inteiramente ao cuidado de Deus, porque sabia que o direito do necessitado seria garantido por Deus, e que os justos herdariam a terra, e não os violentos, e que estes justos renderiam graças ao nome do Senhor, porque habitarão para sempre na Sua presença. 
    

“Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento,  cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas.  Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide. Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos. Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Digo ao SENHOR: tu és o meu Deus; acode, SENHOR, à voz das minhas súplicas. Ó SENHOR, força da minha salvação, tu me protegeste a cabeça no dia da batalha.  Não concedas, SENHOR, ao ímpio os seus desejos; não permitas que vingue o seu mau propósito. Se exaltam a cabeça os que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.  Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem. O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe. Sei que o SENHOR manterá a causa do oprimido e o direito do necessitado. Assim, os justos renderão graças ao teu nome; os retos habitarão na tua presença.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário