segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALMO 86 – Salmo de Davi


Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele conhecia todos os segredos para se chegar ao coração do Senhor, e tinha um espírito cheio das virtudes do próprio Cristo, que nele haviam sido implantadas pelo Espírito Santo.
.Nós o encontramos pedindo logo no início deste salmo, que o Senhor inclinasse os Seus ouvidos e que lhe respondesse porque se encontrava aflito e necessitado.
E logo em seguida ele afirma o motivo porque esperava ser ouvido: porque era piedoso e confiava na salvação do Senhor.
Ele misturava a piedade à fé.
Mas não era por confiar na sua própria piedade que contava ser ouvido por Deus, porque sabia que a piedade e a fé são necessárias, mas se não clamarmos, se não pedirmos, se não batermos à porta, se não buscarmos ao Senhor, nós não O encontraremos.
Precisamos saber fazer tal distinção como Davi havia aprendido a fazer.
Sabia que era necessário andar em retidão, mas sabia que não poderia ter esta retidão se não a buscasse continuamente em oração no Senhor, que é a fonte de todo o bem.
Não era confiado na sua própria justiça que ele sabia que seria ouvido por Deus, mas por saber que é  grande a Sua misericórdia, de modo que sempre Lhe pedia que se compadecesse dele.
Sua expectativa quando orava, era a de que Deus gerasse alegria espiritual em sua alma, porque é esta alegria do Espírito Santo que é a nossa força, para que possamos fazer a obra de Deus.
Davi sabia que era necessário elevar a alma na busca do Senhor para que fosse alegrado com tal alegria espiritual.
Fazia isto com total confiança porque sabia perfeitamente quão bom e misericordioso é o Senhor, e grande em benignidade para com todos os que invocam o Seu nome.
Davi não ficava esperando as coisas melhorarem por si mesmas no dia da angústia.
Ao contrário, era exatamente nestas horas que ele mais clamava a Deus buscando por livramento, e tinha plena convicção de que seria respondido, porque o Senhor sempre atendia aos seus clamores.
Davi sabia que todas as nações ainda se prostrariam diante do Senhor, porque não há quem possa realizar as obras que somente Ele pode fazer, sendo grandes as Suas maravilhas.
Não havia em Davi um coração presunçoso, porque apesar de toda a experiência que tinha nos assuntos divinos, sabia que dependia inteiramente do Senhor para que continuasse a lhe ensinar o Seu caminho e a capacitá-lo a andar na Sua verdade.
Por isso Davi sempre dava graças a Deus por tudo, e de todo o seu coração.
Os muitos inimigos de Davi nunca conseguiram prevalecer contra ele, porque grande era a misericórdia de Deus que sempre o livrava do poder da morte.
A vida é mais forte do que a morte.
E o nosso Deus é a própria vida.
Deus era o ajudador e o consolador de Davi, e o favor de Deus para com ele, sempre envergonhava aqueles que o aborreciam.                 


“Inclina, SENHOR, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado.
Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso; tu, ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia.
Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo de contínuo.
Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma. 
Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas.
No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes.
Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.
Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus! 
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.
Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome.
Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte.
Ó Deus, os soberbos se têm levantado contra mim, e um bando de violentos atenta contra a minha vida; eles não te consideram.
Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade. 
Volta-te para mim e compadece-te de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva. 
Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam e se envergonhem os que me aborrecem; pois tu, SENHOR, me ajudas e me consolas.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário