O capítulo nono de 2
Samuel relata a bondade de Davi manifestada ao filho de Jônatas, chamado
Mefibosete, que era aleijado de ambos os pés (v. 3).
Is-Bosete, vem do
hebraico Ish-Bosete, que significa homem de vergonha ou honra, e Mefibosete é
também um nome composto de duas palavras, que significa desprovido de vergonha
ou honra.
Era esta realmente a
condição de Mefibosete até que Davi viesse a manifestar a sua bondade a ele.
Todos nós éramos
mefibosetes diante de Deus, até que Ele manifestasse a Sua bondade para conosco
em Cristo Jesus, livrando-nos da condição de vergonha e total falta de honra
perante Ele, por causa dos nossos pecados.
Davi tinha jurado tanto a
Saul, quanto a Jônatas, não fazer qualquer mal à descendência deles, mas deu um
passo muito além, porque não somente usou de misericórdia para com os seus
descendentes, como procurou fazer o bem a eles, no que dependeu dele e o quanto
lhe foi possível.
Até ao próprio Is-Bosete,
que se opusera a ele, foi objeto da sua misericórdia, porque não se determinou
em matá-lo, mesmo depois da morte de Abner, e deu a ele um sepultamento
honroso, depois de ter sido assassinado friamente por dois de seus servos, que
trouxeram a sua cabeça a ele.
Davi mandou investigar se
ainda restava alguém da casa de Saul para que usasse de bondade para com ele
por amor a Jônatas.
Veja que ele não indagou
se havia algum filho de Jônatas, mas se havia algum descendente de Saul, ao
qual não tivera até então, a oportunidade de manifestar a sua bondade.
É bom que fixemos isto
para aquilatarmos o quanto não deve ter-lhe doído a falsa acusação de Simei,
quando fugia de Absalão, de que havia exterminado a casa de Saul.
Nós vemos que, muito ao
contrário, ele estava se esforçando para fazer o bem a toda a casa daquele que
fora o seu inimigo implacável.
Davi não se permitiu ser
dominado por qualquer sentimento de vingança, e estava vencendo o mal com o
bem, conforme se exige dos cristãos na justiça do evangelho.
Foi trazido à presença de
Davi um servo da casa de Saul, chamado Ziba, que tinha quinze filhos e vinte
servos (v. 2,10), e este informou ao rei, que ainda havia um filho de Jônatas,
chamado Mefibosete, que estava residindo na casa de Maquir, em Lo-Debar, que
ficava na Transjordânia (v.4), e Davi ordenou que ele fosse trazido de lá à sua
presença.
Mefibosete tinha um filho
ainda menino, nesta ocasião, que se chamava Mica (v.12).
Pelo nome deste filho,
podemos concluir que Meribe-Baal é o nome dado a Mefibosete em I Crôn 8.34, e
este nome lhe fazia justiça, porque significa contendedor de Baal, isto é,
aquele que contende com Baal, pois Mefibosete era um homem justo, que tinha o
temor do Senhor.
O neto de um rei e filho
de um príncipe estava vivendo em completa obscuridade, totalmente afastado da honra
que viveu até os cinco anos de idade, quando seu avô e seu pai morreram na
batalha contra os filisteus, e ele, que não possuía qualquer deficiência
física, adquiriu-a por ter caído do colo de sua ama, quando esta fugia
apressadamente, por temor dos filisteus.
Como o cego de nascença
ao qual Jesus se referiu dizendo que não o era por motivo de um juízo imposto
por Deus a qualquer pecado específico cometido por ele ou por seus pais, de
igual modo, Mefibosete não fora marcado pela tragédia, por motivo de um juízo
de Deus sobre algum pecado de Jônatas, seu pai, ou dele próprio, mas para
exibir nele toda a Sua bondade e misericórdia, quando a manifestou através de
Davi, fazendo com que promovesse a honra que lhe era devida, na condição de ser
um homem justo e filho de Jônatas, que também amava ao Senhor.
O argumento em prol de
não ter sido ferido por nenhum juízo de Deus estava comprovado no fato de que o
Senhor estava sendo misericordioso para com ele, tal como Jesus fora com o cego
de nascença (Jo 9.1-3).
Assim como o cego foi
visitado pela bondade e misericórdia de Deus, restaurando-lhe a visão,
Mefibosete foi também visitado pela mesma misericórdia, que conduziu Davi a
restaurar-lhe a antiga honra, uma vez que não somente recebeu as propriedades
que pertenciam ao rei Saul, como também foi admitido à corte, comendo na
presença do rei, juntamente com os seus filhos, como se fosse o seu próprio
filho (v. 7,10, 11, 13).
Ele se sentou ao lado de
Amnom, Absalão, Salomão e de todos os demais filhos de Davi, que eram príncipes
e seus ministros.
Assim, se alguém estiver
vivendo em condições desfavoráveis neste mundo de muitas aflições, por motivo
de nenhum juízo específico de Deus imposto sobre os seus pecados, pode contar
certamente com a bondade e misericórdia do Senhor, porque Ele permitiu que tais
circunstâncias adversas fossem introduzidas na criação exatamente para
manifestar a Sua graça, bondade, amor e misericórdia, especialmente àqueles que
se humilham na Sua presença, tal como Mefibosete fizera quando chegou à
presença de Davi, vindo da casa de Maquir em Ló-Debar, pois ele não somente se
inclinou perante o rei, como lhe disse as seguintes palavras: “Eis aqui teu
servo” (v.6), e quando Davi revelou a ele o bem que pretendia lhe fazer, ele
disse: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (v.
8).
É certamente este tipo de
humilhação prática e real, perante o Senhor, no meio da adversidade, que, move
a misericórdia e bondade de Deus em relação a nós, pobres pecadores, assim como
Jesus não pôde conter a Sua misericórdia diante do clamor do cego de Jericó que
lhe disse: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim.” (Mc 10.47).
Se de Davi podia se
esperar compaixão, quanto mais de Jesus que é a fonte da misericórdia que havia
em Davi.
Como Ziba tinha muitos
filhos e servos, e como Mefibosete não podia trabalhar na administração de
negócios em razão de uma possível invalidez ou inabilidade, produzidas pelo
modo como encarou a sua deficiência, Ziba foi colocado por Davi como
administrador da propriedade de Mefibosete, mas como este Ziba amava a riqueza,
nós veremos adiante que ele usou de um estratagema maligno, para enganar Davi,
e assim conseguiu transferir as propriedades de Mefibosete para a sua posse por
ordem do próprio rei (16.1-4).
“1 Disse Davi: Resta
ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por
amor de Jônatas?
2 E havia um servo da
casa de Saul, cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi.
perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo!
3 Prosseguiu o rei: Não
há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência
de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos
pés.
4 Perguntou-lhe o rei:
Onde está. Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em
Lo-Debar.
5 Então mandou o rei
Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
6 E Mefibosete, filho de
Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe
fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.
7 Então lhe disse Davi:
Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas,
teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás
à minha mesa.
8 Então Mefibosete lhe
fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto
tal como eu?
9 Então chamou Davi a
Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua
casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
10 Cultivar-lhe-ás, pois,
a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o
filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor,
comerá sempre à minha mesa. Ora, tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11 Respondeu Ziba ao rei:
Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele.
Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do
rei.
12 E tinha Mefibosete um
filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram
servos de Mefibosete.
13 Morava, pois,
Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de
ambos os pés.” (II Sm 9.1-13).
PASTOR FRANCISCO S DE OLIVEIRA
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