segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Adultério de Davi com Bate-Seba – 2 Samuel 11



No 11º capítulo de 2 Samuel é descrito o pecado que Davi cometeu e que traz dores e desonra a um homem, mais do que qualquer outro pecado, e cujas manchas, que são deixadas por ele, não podem ser completamente apagadas tanto na mente de quem o praticou quando daqueles que o sofrem.
O perdão de Deus e dos homens pode ocorrer, tal como se deu com Davi, mas as consequências e sequelas deste mal não podem ser evitadas.
Águas paradas juntam sujeira, e a inatividade dá grande vantagem ao tentador, e foi deste modo, que Davi foi apanhado no laço do passarinheiro, quando estava dando folga a si mesmo no seu palácio.
É possível que ele tenha até dado naquele período, férias à sua devoção a Deus.
Um homem que esteja empenhado a serviço do Senhor, jamais poderá tirar férias de Deus.
Ainda que se separe de tudo o mais por algum tempo, jamais poderá tirar férias em relação a Deus, senão para prejuízo de sua própria alma, porque o Inimigo anda em derredor buscando a quem possa tragar.
Spurgeon sabia disto, e é testemunhado por sua própria esposa Susana, numa de suas biografias, que aonde quer que ele fosse, mesmo em passeio, jamais se descuidava da sua devoção ao Senhor, e era sempre acompanhado, em razão disso, de uma doce atmosfera da presença do Espírito Santo.
Se nos descuidamos na guarda pessoal, o Inimigo desferirá os seus golpes fatais e seremos atingidos, por não estarmos protegidos pela barreira intransponível do poder do Espírito Santo.
Não foi portanto, Bate-Seba, e nem o próprio diabo, os principais responsáveis na queda de Davi no pecado de adultério e em todos os demais pecados que ele praticou tentando encobrir o de adultério, mas ele próprio foi o principal responsável em não vigiar e em não domar o desejo pecaminoso, que jazia à porta do seu coração.
O pecado de adultério de Davi foi agravado porque ele não o praticara contra um inimigo ou contra um ímpio, mas contra um homem honrado e valoroso, que se encontrava em batalha contra os amonitas, defendendo o reino do próprio Davi.
Em II Sm 23.39 nós vemos que Urias era um dos bravos que compunham o grupo fechado dos trinta mais honrados dos valentes de Davi.
Nós podemos também inferir da parábola que foi dirigida a Davi por Natã, que ele abusou da posição elevada que Deus lhe dera para exercer uma influência coatora sobre uma das suas súditas, seduzindo-a para se deitar com ele.
Tendo Bate-Seba engravidado, mandou que tal notícia fosse dada ao rei (v.5) e isto trouxe um problema adicional a ele porque o seu marido estava fora em batalha.
Então, Davi pensou em forjar uma farsa e ordenou que Urias fosse trazido à sua presença sob o pretexto de lhe trazer notícias do campo.
E tendo feito isto despachou-o para a sua casa, esperando que ele se deitasse com sua esposa, e assim, do filho que Bate-Seba esperava seria dito que era de Urias, e não haveria como se comprovar a paternidade numa época em que nem se sonhava com testes de DNA.
Mas algo mais que infalível que teste de DNA revelaria a verdadeira paternidade, porque o Senhor tudo vê, e haveria de declarar a Davi tanto o seu pecado quanto o Seu desgosto e as consequências com as quais ele teria que arcar.
Se por obra da Providência naquela ocasião ou se exclusivamente em razão do próprio caráter virtuoso de Urias, ele não se dirigiu para a sua casa, como Davi esperava, sob a alegação de que a arca do Senhor estava numa tenda e os homens de guerra de Davi também estavam dormindo em tendas no campo de batalha, longe de suas esposas, e como ele poderia ter paz em sua consciência indo para a sua casa?
Davi não se deu por vencido, e convocando-o uma segunda vez, embebedou-o, e nem assim Urias voltou para sua casa para ter com sua esposa.
Então ele resolveu diante da constatação do caráter nobre daquele homem, que ele deveria morrer, e casando-se às pressas com a viúva, o adultério poderia ser acobertado.
Às vilezas anteriores, Davi ajuntou uma maior ainda, pois enviou uma carta a Joabe pelas próprias mãos de Urias, ordenando-lhe que o colocasse na pior frente de batalha e que fosse deixado sozinho para que morresse.
De tal forma estava cauterizada a consciência de Davi pelo seu pecado, que  mandou dizer a Joabe, depois que este lhe informou que Urias havia morrido, que não lamentasse pelo que fizera, porque afinal o risco de morrer está ao alcance de qualquer um que está empenhado na guerra.
Adultério, falsidade, assassinato, indiferença, crueldade, deslealdade, de quantos pecados Davi não poderia ser acusado neste caso?
E Deus levou tudo isto em consideração, e vindicaria a Sua justiça e santidade em Davi, conforme veremos nos capítulos subsequentes.
Davi pensava que tendo se casado com Bate- Seba, todas as coisas estariam por fim acomodadas, mas nós lemos no final deste capítulo as seguintes palavras:
“Porém isto que Davi fizera, foi mal aos olhos do Senhor.” (v. 27).
Não podemos portanto, usar o mau exemplo que Davi deixou neste pecado de adultério para tentar justificar os cristãos que adulteram sob o argumento que o próprio Davi adulterou, e que nem por isto deixou de governar Israel, e de ser ainda abençoado por Deus, e por Deus tê-lo perdoado e poupado, porque este é apenas um ângulo de uma questão que possui um outro ângulo que não é omitido nas Escrituras, a saber, que apesar de ter sido perdoado, Davi havia causado um grande mal e dado ocasião aos inimigos de Israel que o nome do Senhor fosse desprezado e blasfemado, e isto não ficaria sem a justa retribuição da parte dAquele que é Misericórdia e Amor, mas que também é Santo, Justo e Juiz.
Que nunca preguemos o perdão de Deus como uma forma de incentivo à negligência na fidelidade no matrimônio, pois é certo que Ele não deixará sem o devido castigo um pecado que fere não somente aquele que o pratica mas a muitas partes envolvidas, e que traz mancha e desonra a todo o corpo de Cristo. Isto nos faz lembrar das palavras de Paulo em sua epístola aos Romanos, alertando os cristãos sobre o perigo de se abusar da graça de Deus:
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Rom 6.1,2).
E consideremos atentamente ainda o que ele nos diz em Gál 6.7,8: ”Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”.         



“1 Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém.
2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa.
5 A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi.
7 Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei.
9 Mas Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa.
10 E o contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? por que não desceste a tua casa?
11 Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12 Então disse Davi a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa.
14 Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.
15 Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra.
16 Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17 Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu.
18 Então Joabe mandou dizer a Davi tudo o que sucedera na peleja;
19 e deu ordem ao mensageiro, dizendo: Quando tiveres acabado de contar ao rei tudo o que sucedeu nesta peleja,
20 caso o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar. Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21 Quem matou a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que lançou sobre ele, do alto do muro, a pedra superior dum moinho, de modo que morreu em Tebez? Por que chegastes tão perto do muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22 Partiu, pois, o mensageiro e, tendo chegado, referiu a Davi tudo o que Joabe lhe ordenara.
23 Disse o mensageiro a Davi: Os homens ganharam uma vantagem sobre nós, e sairam contra nos ao campo; porém nos os repelimos até a entrada da porta.
24 Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25 Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te preocupes com isso, pois a espada tanto devora este como aquele; aperta a tua peleja contra a cidade, e a derrota. Encoraja-o tu assim.
26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, o chorou.
27 E, passado o tempo do luto, mandou Davi recolhê-la a sua casa: e ela lhe foi por mulher, e lhe deu um filho. Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor.” (II Sm 11.1-27).

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