quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Sinal do Rei para o Rei Acaz - Isaías 7


Há no sétimo capítulo de Isaías uma conexão da promessa de livramento de Judá da destruição, e do intento de uma coligação da Síria com o reino do Norte, para assumir o governo de Judá, com a revelação da futura vinda de Emanuel (Deus conosco, no hebraico – uma referência à pessoa de Cristo), porque é a Ele que pertence o governo eterno de Judá, e até que Ele se manifestasse, nenhum poder terreno poderia impedir que os judeus continuassem em sua própria terra, para que se cumprisse o propósito de Deus, de dar o Messias ao mundo através de Israel, nascendo em Belém de Judá.
De igual modo, importa que nosso Senhor retorne em sua segunda vinda para Israel na terra que ocupam presentemente, e que lhe foi dada por herança, por Deus, conforme promessa que fizera a Abraão.
Mesmo o período em que o povo fosse deportado para Babilônia, isto seria sob a permissão do Senhor, mas não para a sua destruição, mas para serem purificados da idolatria.
Então a promessa de livramento que foi feita ao rei Acaz em Is 7 , não foi por causa da piedade deste rei, que era um rei ímpio, e nem por causa da fidelidade de Judá, que não andava em retidão diante do Senhor, mas por causa do desígnio predeterminado de Deus, de trazer a sua salvação ao mundo, pelo advento do Messias, através dos judeus.
A iniquidade do Reino do Norte (Israel) havia crescido muito e a sua medida estava madura e completada para enfrentar o juízo, especialmente em razão do culto aos bezerros de ouro de Dã e Betel, que eles vinham mantendo desde a criação do Reino do Norte, com o seu primeiro rei, Jeroboão, que havia sido servo de Salomão.
Eles não sabiam que Deus já estava preparando a Assíria para desolar o Reino do Norte, e a força da Síria também seria quebrada pelo poder dos assírios.
O propósito de Israel (chamado na profecia de Efraim, porque era a tribo principal do Reino do Norte, onde se situava a capital daquele reino, Samaria) em coligação com a Síria é declarado no verso 6:
“Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e demos sobre ele, tomando-o para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeel.”
Eles queriam dissolver portanto, o reino de Judá, mas isto não poderia acontecer pelas razões que comentamos anteriormente.
Então a resposta de Deus através de Isaías ao rei de Judá, Acaz, que estava muito atemorizado pela iminente ameaça foi:
“Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.” (v. 7).
Não somente foi profetizado o livramento de Judá por sua intervenção divina, como também foi revelado que Israel deixaria de ser reino dentro de 65 anos, a contar da data do anúncio desta profecia de Isaías a Acaz, como de fato ocorreu.
Deus tinha Judá em Sua mão, e faria distinção entre o Reino do Sul (Judá), e o do Norte (Israel) não por causa da piedade de Judá, mas porque o Messias procederia de Judá, e Judá deveria portanto, permanecer.
Além disso, a esperança de segurança de Israel não consistiria em alianças políticas ou em poderio militar, senão no menino que lhes seria dado (Jesus), e por isso foi ordenado a Isaias, pelo Senhor, antes que se apresentasse ao rei Acaz, que levasse juntamente consigo o seu filho ainda menino, de nome Sear-Jasube (v. 3), de maneira a servir de sinal e confirmação da profecia que seria dada a Acaz do nascimento virginal de Cristo.
“Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (v. 14)
A mensagem inicial do profeta a Acaz, no verso 4,  não foi para consolar o rei, mas para glorificar o nome do Senhor, perante ele, de maneira que lhe foi ordenado que se acautelasse e se aquietasse e não temesse os reis de Israel e da Síria, a quem o Senhor chamou de dois pedaços de tições fumegantes, por causa do ardor da ira deles contra Judá.
Eles seriam consumidos pelo próprio fogo da sua ira, desfazendo-se em cinzas e fumaça.
Então não havia o que temer. 
Mas como Acaz não era um rei piedoso, e sabendo o Senhor que havia incredulidade no seu coração quanto ao que lhe fora proferido através do profeta, mandou então o rei lhe pedir um sinal para que confirmasse que era verdadeira a Sua palavra na boca de Isaías, porque foi ameaçado de perder o reino caso não desse crédito à Palavra proferida pelo profeta. 
Então o rei temeu este desafio, especialmente por causa da ameaça de perder a coroa, e disse que não pediria nenhum sinal para não colocar à prova o Senhor.
 Ainda que isto não consistisse numa declaração de fé e de temor procedente de um coração genuinamente piedoso, foi, no entanto, uma declaração de alguém que se encurvou diante de Deus, e por isso Deus mesmo disse que lhe daria um sinal.
Mas o sinal que foi dado não foi imediato e não seria visto por Acaz, porque apontava para dias ainda muito distantes, contudo era uma maravilha que uma virgem viesse a conceber uma criança para possibilitar que o próprio Deus se fizesse homem, para habitar entre os homens, porque este é o significado da palavra hebraica Emanuel.  
Este era o sinal de que Judá seria preservado da destruição e não havia um outro melhor e maior, porque a garantia da existência e permanência de Judá era devida à promessa de que o Messias deveria proceder de Judá, e reinar para sempre em Jerusalém.



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