Nós vemos no quarto
capitulo de 2 Samuel que, quando Is-Bosete soube que Abner havia morrido, caiu
em sua fraqueza, porque apesar de Abner tê-lo abandonado em relação à sua
confirmação no reino, certamente esperava, em razão do seu parentesco com ele,
que fizesse com Davi uma negociação política que o preservasse quando da
passagem do reino para as suas mãos.
Mas agora, com a morte de
Abner, ficou desnorteado e sem esperanças, especialmente porque foi abandonado
pelos israelitas, nem tanto porque quisessem de fato servir a Davi
voluntariamente, mas para não serem prejudicados em seus interesses, vendo que
agora, estando Abner morto, que ele tomaria as rédeas de toda a nação, e o
melhor que eles fariam em sua própria causa, era apoiar o novo rei.
Assim, diante da fraqueza
de Is-Bosete, dois de seus próprios servos, chamados Baaná e Recabe, que
deveriam lutar em sua defesa, se sentiram incentivados pelas condições do
momento, a tirar-lhe a vida, pensando com isso, agradarem a Davi, e conseguirem
um lugar de destaque junto a ele, pela avaliação da sua ação ousada, como sendo
digna de uma recompensa.
Quando eles levaram a
cabeça de Is-Bosete a Davi, foram surpreendidos com a decisão do rei, que em
vez de aprovar o assassinato deles, deu ordens para que fossem executados, por
tal ato covarde contra um homem justo, no dizer de Davi, pois de fato a Bíblia
não relata nenhum ato vil que tivesse sido praticado por Is-Bosete,
prevalecendo-se da condição de ser rei, e o fato de ser um homem fraco não
demandaria que fosse assassinado de modo tão covarde, quando estava dormindo em
sua cama, à hora da sesta, em pleno calor do dia.
No verso quarto há um
breve relato sobre a causa da deficiência física a que ficou sujeito o filho de
Jônatas, chamado Mefibosete, como forma de introdução do que será dito dele
adiante no nono capítulo, e talvez para revelar que o desespero que havia
invadido a alma de Is-Bosete, quando soube da morte de Abner, era do mesmo tipo
e grau do desespero que havia sentido a ama de Mefibosete quando ele tinha
apenas cinco anos, e que tomou a iniciativa de fugir apressadamente para
escondê-lo de um possível extermínio que os filisteus poderiam intentar contra
toda a descendência de Saul, quando ela soube que este e seu filho Jônatas
haviam morrido na batalha que empreenderam contra os filisteus.
Na pressa em fugir ela o
deixou cair e Mefibosete ficou coxo para sempre. Este temor de ser morto por
ordem de Davi deve ter se apoderado de Is-Bosete, mas ele acabou sendo morto
pelos seus próprios servos.
Quando Davi pronunciou
sua sentença de morte sobre Baaná e Recabe, ele introduziu suas palavras com a
expressão: “Vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia!”,
indicando com isto a eles que continuaria dependendo exclusivamente de Deus
para ser posto sob o governo de todo Israel, e não precisava da ajuda de homens
ímpios como eles para ser poupado de seus problemas e tribulações.
Davi pretendeu dizer que
o Senhor que lhe havia livrado de muitas angústias até ali, certamente lhe
continuaria livrando, e de fato foi o que ocorreu ao longo de toda a sua vida.
Davi lhes disse que assim
como ele não havia poupado da morte aquele que lhe trouxera a coroa de Saul,
gabando-se de tê-lo morto, muito menos pouparia aqueles que lhe trouxeram a
cabeça de seu filho.
Ele agiria como o
vingador do sangue daquele assassinato doloso, na condição de magistrado
supremo da nação, e nenhuma intercessão em favor deles seria ouvida, porque
pronunciara a sua sentença sobre eles com a introdução que fizera em nome do
Deus vivo, que testemunhou aquele crime que
haviam confessado com suas próprias bocas.
Um rei justo como Davi
estava capacitado a fazer uma avaliação de tal caso como lhe sendo desfavorável
e completamente injusto, e não como uma ação justa que tivesse sido praticada
em seu benefício.
Se tivesse se alegrado e
poupado aqueles homens, cairia no descrédito de muitos israelitas,
especialmente dos da tribo de Benjamim à qual pertencia Is-Bosete, e seria
lançada uma suspeita sobre ele como sendo o mandante daquele assassinato
covarde.
E assim, nas vidas dos
servos de Deus, muitas tentações e facilidades ser-lhe-ão apresentadas pelo
Inimigo de suas almas, disfarçando-se de amigo e cooperador, que poderão ser discernidas
somente no Senhor, e que devem ser rejeitadas de forma decidida, porque não se
pode ser bem sucedido e ser agradável a Deus a não ser somente pela prática
daquilo que é justo aos Seus olhos.
E para serem expostos
como um monumento da justiça, que havia no trono de Davi, foi ordenado que se
cortassem as mãos e os pés daqueles assassinos para que se assinalasse qual é o
destino de todos aqueles que pensem em servir os interesses do Filho de Davi
por meio de práticas imorais, de violência, de fraude, roubo, ou por quaisquer
outros meios que são usados por aqueles que têm procurado se estabelecer
através da prática da injustiça, pensando estarem fazendo um bom serviço a
Deus.
Davi citou neste capitulo, como vimos antes, os
sofrimentos angustiosos que estava sofrendo, e isto certamente, por causa do
seu amor à justiça.
“1 Quando Is-Bosete,
filho de Saul, soube que Abner morrera em Hebrom, esvaíram-se-lhe as forças, e
todo o Israel ficou perturbado.
2 Tinha Is-Bosete, filho
de Saul, dois homens chefes de guerrilheiros; um deles se chamava Baaná, e o
outro Recabe, filhos de Rimom, o beerotita, dos filhos de Benjamim (porque
também Beerote era contado de Benjamim,
3 tendo os beerotitas
fugido para Jitaim, onde têm peregrinado até o dia de hoje).
4 Ora, Jônatas, filho de
Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando
chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o
tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou
coxo. O seu nome era Mefibosete.
5 Foram os filhos de
Rimom, o beerotita, Recabe e Baanã, no maior calor do dia, e entraram em casa
de Is-Bosete, estando ele deitado a dormir a sesta.
6 Entraram ali até o meio
da casa, como que vindo apanhar trigo, e o feriram no ventre; e Recabe e Baaná,
seu irmão, escaparam.
7 Porque entraram na sua
casa, estando ele deitado na cama, no seu quarto de dormir, e o feriram e
mataram, e cortando-lhe a cabeça, tomaram-na e andaram a noite toda pelo
caminho da Arabá.
8 Assim trouxeram a
cabeça de Is-Bosete a Davi em Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de
Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o
Senhor vingou hoje ao rei meu Senhor, de Saul e da sua descendência.
9 Mas Davi, respondendo a
Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, e beerotita, disse-lhes: Vive o
Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia!
10 Se àquele que me
trouxe novas, dizendo: Eis que Saul é morto, cuidando que trazia boas novas, eu
logo lancei mão dele, e o matei em Ziclague, sendo essa a recompensa que lhe
dei pelas novas,
11 quanto mais quando
homens cruéis mataram um homem justo em sua casa, sobre a sua cama, não
requererei eu o seu sangue de vossas mãos, e não vos exterminarei da terra?
12 E Davi deu ordem aos
seus mancebos; e eles os mataram e, cortando-lhes as mãos e os pés, os
penduraram junto ao tanque em Hebrom. Tomaram, porém, a cabeça de Is-Bosete, e
a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.” (II Sm 4.1-12).
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