Depois de ter concluído a restauração do muro, Neemias organizou e
restaurou o serviço de adoração com a designação de porteiros, cantores e
levitas conforme vemos no 7º capítulo do seu livro (v.1).
E por prefeitos da cidade de Jerusalém nomeou seu irmão Hanâni, e um
outro Hananias de quem declarou ser homem fiel e temente a Deus, mais do que
muitos (v.2).
Homens piedosos têm o cuidado de nomear líderes também piedosos, para
conduzir o povo do Senhor.
Este mesmo critério foi observado pelos apóstolos (II Tim 2.2; I Tim
3.1-13; At 6.3).
De homens que são designados para cargos seculares exige-se honestidade,
mas isto não é suficiente para quem é designado para o serviço de Deus, pois
importa que seja santo e irrepreensível.
A Igreja sempre demandou ser dirigida por uma rede de pastores
preparados, homens segundo o coração de Deus, que apascentem o Seu rebanho, com
conhecimento e com inteligência (Jer 3.15).
Porque se o Senhor não estiver efetivamente no comando da vida destes
pastores, de que adiantará vigiarem a cidade espiritual de suas vidas e dos que
estão debaixo do seu governo, se o Senhor não guardá-la?
Não serão sentinelas inúteis já que o Senhor não é com eles?
Daí o conselho dado a Josué para meditar na Palavra dia e noite, para que
prosperasse nos projetos de Deus, designados para o Seu povo.
Esta regra não
mudou para os ministros do evangelho.
Se a palavra do
Senhor não habitar ricamente neles, de quem eles serão representantes?
De si mesmos?
De suas ideias
pessoais e particulares?
A citação do
verso 4: “Ora, a cidade era larga e grande, mas o povo dentro dela era pouco, e
ainda as casas não estavam edificadas.”, não significa que não houvesse nenhuma casa em Jerusalém.
Significa que, em proporção com o
tamanho da cidade, tinham sido reconstruídas, comparativamente, poucas casas e
ainda havia muito espaço desocupado, no qual podia se construir.
Quando Neemias chegou a
Jerusalém, encontrou o templo restaurado, mas a maior parte da cidade ainda
estava em ruínas.
O novo Estado era basicamente um
país agrícola e tinha prosseguido sem uma verdadeira capital.
Agora a cidade tinha muros e era
um lugar seguro para residir e apropriado para ser capital do país.
O problema que enfrentava
Neemias era duplo: induzir o povo a viver na cidade e lhe proporcionar ali
moradias.
Para povoar a cidade, Deus pôs no coração de Neemias que fizesse um
censo, para conhecer a população da cidade e do campo.
E ele deu o primeiro passo neste sentido consultando o livro de
genealogias dos que haviam subido com Zorobabel, cujo registro se encontra nos
versos 6 a 73, que corresponde à relação registrada em Esdras 2.1-70.
“1 Ora, depois que o muro foi edificado, tendo eu assentado as portas, e
havendo sido designados os porteiros, os cantores e os levitas,
2 pus Hanâni, meu irmão, e Hananias, governador do castelo, sobre
Jerusalém; pois ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos;
3 e eu lhes disse: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol
aqueça; e enquanto os guardas estiverem nos postos se fechem e se tranquem as portas; e designei dentre os
moradores de Jerusalém guardas, cada um por seu turno, e cada um diante da sua
casa.
4 Ora, a cidade era larga e grande, mas o povo
dentro dela era pouco, e ainda as casas não estavam edificadas.
5 Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os
magistrados e o povo, para registrar as genealogias. E achei o livro da
genealogia dos que tinham subido primeiro e achei escrito nele o seguinte:
6 Este são os filhos da província que subiram do cativeiro dentre os
exilados, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, transportara e que voltaram para
Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade,
7 os quais vieram com Zorobabel, Jesuá, Neemias, Azarias, Raamias,
Naamâni, Mordecai, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum e Baaná. Este é o número dos
homens do povo de Israel:
8 foram os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois;
9 os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois;
10 os filhos de Ará, seiscentos e cinquenta e dois;
11 os filhos de Paate-Moabe, dos filhos de Jesuá e de Joabe, dois mil
oitocentos e dezoito;
12 os filhos de Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro;
13 os filhos de Zatu, oitocentos e quarenta e cinco;
14 os filhos de Zacai, setecentos e sessenta;
15 os filhos de Binuí, seiscentos e quarenta e oito;
16 os filhos de Bebai, seiscentos e vinte e oito;
17 os filhos de Azgade, dois mil trezentos e vinte e dois;
18 os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e sete;
19 os filhos de Bigvai, dois mil e sessenta e sete;
20 os filhos de Adim, seiscentos e cinquenta e cinco;
21 os filhos de Ater, de Ezequias, noventa e oito;
22 os filhos de Hasum, trezentos e vinte e oito;
23 os filhos de Bezai, trezentos e vinte e quatro;
24 os filhos de Harife, cento e doze;
25 os filhos de Gibeão, noventa e cinco;
26 os filhos de Belém e de Netofá, cento e oitenta e oito;
27 os homens de Anatote, cento e vinte e oito;
28 os homens de Bete-Azmavete, quarenta e dois;
29 os homens de Quiriate-Jeriam, de Cefira, e de Beerote, setecentos e
quarenta e três;
30 os homens de Ramá e Gaba, seiscentos e vinte e um;
31 os homens de Micmás, cento e vinte e dois;
32 os homens de Betel e Ai, cento e vinte e três;
33 os homens do outro Nebo, cinquenta e dois;
34 os filhos do outro Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro;
35 os filhos de Harim, trezentos e vinte;
36 os filhos de Jericó, trezentos e quarenta e cinco;
37 os filhos de Lode, de hadide e de Ono, setecentos e vinte e um;
38 os filhos de Senaá, três mil novecentos e trinta.
39 Os sacerdotes: os filhos de Jedaías, da casa de Jesuá, novecentos e
setenta e três;
40 os filhos de Imer, mil e cinquenta e dois;
41 os filhos de Pasur, mil duzentos e quarenta e sete;
42 os filhos de Harim, mil e dezessete;
43 Os levitas: os filhos de Jesuá, de Cadmiel, dos filhos de Hodevá,
setenta e quatro.
44 Os cantores: os filhos de Asafe, cento e quarenta e oito.
45 Os porteiros: os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de
Talmom, os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai, cento e
trinta e oito.
46 Os netinis: os filhos de Ziá, os filhos de Hasufa, os filhos de
Tabaote,
47 os filhos de Querós, os filhos de Siá, os filhos de Padom,
48 os filhos de Lebana, os filhos de Hagaba, os filhos de Salmai,
49 os filhos de Hanã, os filhos de Gidel, os filhos de Gaar,
50 os filhos de Recaías, os filhos de Rezim, os filhos de Necoda,
51 os filhos de Gazão, os filhos de Uzá, os filhos de Paseia,
52 os filhos de Besai, os filhos de Meunim, os filhos de Nefusesim,
53 os filhos de Baquebuque, os filhos de Hacufa, os filhos de Hacur,
54 os filhos de Bazlite, os filhos de Meída, os filhos de Harsa,
55 os filhos de Barcos, os filhos de Sísera, os filhos de Tamá,
56 os filhos de Nezias, os filhos de Hatifa,
57 os filhos dos servos de Salomão: os filhos de Sotai, os filhos de
Soforete, os filhos de Perida,
58 os filhos de Jaala, os filhos de Darcom, os filhos de Gidel,
59 os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os filhos de
Paquerete-Hazebaim e os filhos de Amom.
60 Todos os netinins e os filhos dos servos de Salomão, eram trezentos e
noventa e dois.
61 Estes foram os que subiram de Tel-Mela, Tel-Harsa, Querube, Adom, e
Imer; porém não puderam provar que as suas casas paternas e as sua linhagem
eram de Israel:
62 os filhos de Dalaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda,
seiscentos e quarenta e dois.
63 E dos sacerdotes: os filhos de Hobaías, os filhos Hacoz, os filhos de
Barzilai, que tomara por mulher uma das filhas Barzilai, o gileadita, e que foi
chamado do seu nome.
64 Estes buscaram o seu registro entre os arrolados nos registros
genealógicos, mas não foi encontrado; pelo que, tidos por imundos, foram
excluídos do sacerdócio.
65 E o governador lhes disse que não comesse das coisas sagradas, até que
se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim.
66 Toda esta congregação junta somava quarenta e dois mil trezentos e
sessenta;
67 afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil trezentos e
trinta e sete; e tinham duzentos e quarenta e cinco cantores e cantoras.
68 Os seus cavalos foram setecentos e trinta e seis; os seus mulos,
duzentos e quarenta e cinco;
69 os seus camelos, quatrocentos e trinta e cinco; e os seus jumentos,
seis mil setecentos e vinte.
70 Ora, alguns dos cabeças das casas paternas contribuíram para a obra. O
governador deu para a tesouraria mil dáricos de ouro, cinquenta bacias, e
quinhentas e trinta vestes sacerdotais.
71 E alguns dos cabeças das casas paternas deram para a tesouraria da
obra vinte mil dáricos de ouro, e duas mil e duzentas minas de prata.
72 O que o resto do povo deu foram vinte mil dáricos de ouro, duas mil
minas de prata, e sessenta e sete vestes sacerdotais.
73 Os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, alguns dentre o
povo, os netinins e todo o Israel habitaram nas suas cidades. Quando chegou o
sétimo mês, já se achavam os filhos de Israel nas suas cidades.” (Ne 7.1-73).
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