Do relato constante do final do 21º capítulo de I
Reis, nós podemos entender uma das
razões pelas quais Deus permite que as pessoas ímpias prosperem por um longo
tempo.
O perverso Acabe havia se humilhado diante do
Senhor por causa do juízo que proferiu contra ele pela boca do profeta Elias.
Ainda que aquela fosse uma humilhação de um
arrependimento apenas externo, mas não do coração, porque continuou nos seus
pecados, tendo apenas ficado abatido e temeroso do mal que foi proferido sobre
ele e sobre a sua casa, por causa de todos os males que praticara em Israel, e
principalmente por ter se apoderado da vinha de Nabote, que foi o fato
catalisador daqueles juízos.
Foi tal o impacto da palavra de Deus através de Elias
sobre ele, que rasgou as suas vestes, jejuava e andava vestido de saco (I Reis
21.27).
Com isto ele conseguiu mover a compaixão e a
bondade de Deus, não para revogar o juízo, mas para adiar a execução relativa
ao extermínio da sua casa, que não seria feito enquanto ele vivesse, mas nos
dias em que seu filho estivesse reinando depois dele.
Mas não foi dado a ele o conforto de sabê-lo,
porque o Senhor não lhe revelou a sua decisão, mas ao profeta Elias (v.
29).
Esta passagem nos ensina muito sobre a grande
longanimidade e bondade de Deus, porque se um homem como Acabe com uma
penitência parcial, e um arrependimento apenas externo conseguiu prolongar a
vida da sua casa, então um penitente sincero que tenha se arrependido em seu
coração dos seus pecados, terá de fato não somente a sua vida prolongada na
terra, como irá justificado para a sua casa celestial, para estar para sempre
na presença de Deus.
As faltas de Acabe eram imensas e terríveis, mas
poderiam também serem perdoadas, para efeito de justificação, caso ele se
arrependesse realmente dos seus pecados, ainda que não fosse livrado das consequências
deles, e dos justas correções do Senhor.
Não foi pouca coisa que o Senhor considerou em sua
longanimidade em relação a ele, porque o crime praticado contra Nabote, seu
vizinho do palácio, que ele tinha em Jizreel,
na tribo de Issacar, foi extremamente abominável, pois foi perpetrado
para consumar a satisfação de um desejo, contra o mandamento que diz “não cobiçarás”,
e mais do que satisfazer uma cobiça, era na verdade para tentar abafar o seu
descontentamento em não poder anexar à sua propriedade o vinhedo vizinho, que
pertencia a Nabote.
Quando Nabote se recusou a vender-lhe a propriedade
ou trocá-la por uma outra, porque era uma herança que vinha passando de pais
para filhos desde a antiguidade, Acabe ficou de tal modo desgostoso e indignado
que se recusava a comer porque havia perdido a fome.
E quando ele expôs o caso a Jezabel ele estava se
vendendo a ela para que tomasse a iniciativa maligna, que ele certamente sabia
que ela tomaria para que o seu desejo fosse satisfeito.
E a perversa Jezabel realmente formulou um plano
diabólico, de modo que os filhos de Nabote não poderiam reclamar o seu direito
à herança, depois que ele fosse morto, porque morreria acusado falsamente de
ter cometido um crime de estado, pois seria testemunhado contra ele, por duas
pessoas de Belial, que ele havia blasfemado contra Deus e contra o rei, de
maneira que um tal crime faria com que Nabote fosse morto por apedrejamento, e
não daria o direito de posse aos herdeiros legítimos, e desta forma Acabe
poderia assumir o direito vitalício sobre a propriedade de Nabote.
Para isto Jezabel usou o sinete real, que ao que
tudo indica deveria ser usado por ela em várias outras ocasiões, debaixo da
omissão do rei em favor dela, para praticar as suas maldades, como por exemplo
a de obtenção do apoio dos anciãos para exterminar os profetas do Senhor.
Esta era Jezabel e não admira que tenha sido
profetizado contra ela por Elias que seria devorada pelos cães (v. 23).
O descontentamento é um grande pecado diante do
Deus bondoso e provedor, que cuida especialmente das necessidades dos Seus
filhos.
O descontentamento é um pecado que traz consigo o
seu próprio castigo, pois atormenta os homens, entristece os seus espíritos e
enferma o corpo.
Por isso é ordenado aos cristãos que em tudo deem
graças, porque em vez de descontentamento pelas suas circunstâncias presentes,
deveriam aprender a suportar as suas cruzes com o pensamento fixado nas
misericórdias que desfrutam, especialmente a relativa ao reino futuro que
aguarda por eles.
“1 Sucedeu depois destas coisas que, tendo Nabote,
o jizreelita, uma vinha em Jizrreel, junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,
2 falou este a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha,
para que me sirva de horta, porque está vizinha, ao pé da minha casa; e te
darei por ela outra vinha melhor; ou, se desejares, dar-te-ei o seu valor em
dinheiro.
3 Respondeu, porém, Nabote a Acabe: Guarde-me o
Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
4 Então Acabe veio para sua casa, desgostoso e
indignado, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara; pois este
lhe dissera: Não te darei a herança de meus pais. Tendo-se deitado na sua cama,
virou o rosto, e não quis comer.
5 Mas, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse:
Por que está o teu espírito tão desgostoso que não queres comer?
6 Ele lhe respondeu: Porque falei a Nabote, o
jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te
darei outra vinha em seu lugar. Ele, porém, disse: Não te darei a minha vinha.
7 Ao que Jezabel, sua mulher, lhe disse: Governas
tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come, e alegre-se o teu coração; eu te
darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
8 Então escreveu cartas em nome de Acabe e,
selando-as com o sinete dele, mandou-as aos anciãos e aos nobres que habitavam
com Nabote na sua cidade.
9 Assim escreveu nas cartas: Apregoai um jejum, e
ponde Nabote diante do povo.
10 E ponde defronte dele dois homens, filhos de
Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o
rei. Depois conduzi-o para fora, e apedrejai-o até que morra.
11 Pelo que os homens da cidade dele, isto é, os
anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes
ordenara, conforme estava escrito nas cartas que ela lhes mandara.
12 Apregoaram um jejum, e puseram Nabote diante do
povo.
13 Também vieram dois homens, filhos de Belial, e
sentaram-se defronte dele; e estes filhos de Belial testemunharam contra Nabote
perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. Então o
conduziram para fora da cidade e o apedrejaram, de sorte que morreu.
14 Depois mandaram dizer a Jezabel : Nabote foi
apedrejado e morreu.
15 Ora, ouvindo Jezabel que Nabote fora apedrejado
e morrera, disse a Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha de Nabote, o
jizreelita, a qual ele recusou dar-te por dinheiro; porque Nabote já não vive,
mas é morto.
16 Quando Acabe ouviu que Nabote já era morto,
levantou-se para descer à vinha de Nabote, o jizreelita, a fim de tomar posse
dela.
17 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o
tisbita, dizendo:
18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe,
rei de Israel, que está em Samaria. Eis que está na vinha de Nabote, aonde
desceu a fim de tomar posse dela.
19 E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor:
Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim
diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão
também o teu próprio sangue.
20 Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó
inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é
mau aos olhos do Senhor.
21 Eis que trarei o mal sobre ti; lançarei fora a
tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel;
22 e farei a tua casa como a casa de Jeroboão,
filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação
com que me provocaste à ira, fazendo Israel pecar.
23 Também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo:
Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
24 Quem morrer a Acabe na cidade, os cães o
comerão; e o que lhe morrer no campo, as aves do céu o comerão.
25 (Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se
vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, sendo instigado por
Jezabel, sua mulher.
26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos,
conforme tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua
possessão, de diante dos filhos de Israel.)
27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas
palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de saco a sua carne, e jejuou; e jazia
em saco, e andava humildemente.
28 Então veio a palavra do Senhor a Elias, o
tisbita, dizendo:
29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por
isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei o mal enquanto ele viver,
mas nos dias de seu filho trarei o mal sobre a sua casa.” (I Rs 21.1-29).
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