A
coerência deste capítulo 18º de Números, com o precedente, é
muito observável porque os israelitas haviam
reclamado da dificuldade e do risco que havia para eles por estarem
residindo ao redor do tabernáculo, que Deus havia colocado no meio deles, que
em vez de ser motivo de alegria, glória e confiança para eles - em
razão do seu endurecimento no pecado -
havia se transformado num instrumento de terríveis apreensões, e como resposta
a esta reclamação, Deus lhes deu a entender através de Arão, que os sacerdotes
seriam seus representantes, e
eles se manteriam à distância dos serviços do tabernáculo, e
deveriam reverenciá-lo, confiando que os sacerdotes levariam sobre si as iniquidades
relativas ao santuário e ao sacerdócio (v. 1), e nisto seriam uma figura de
Cristo, que carregou sobre si, no santuário do seu corpo, as iniquidades
dos pecadores, para que estes não fossem destruídos
pela justiça e santidade de Deus.
Este
propósito de Deus está claramente revelado, além do primeiro versículo, também
no verso 5:
“Vós,
pois, assumireis o encargo do santuário e o encargo do altar, para que não haja
outra vez furor sobre os filhos de Israel.”
Quão grande era a responsabilidade de Arão e
de sua casa, no ofício sacerdotal.
Os
riscos dos serviços do santuário estavam colocados sobre os seus ombros, assim
como Cristo assume inteiramente a responsabilidade pela nossa salvação, tomando
sobre os Seus ombros todo o peso do encargo de Sumo Sacerdote, de
forma que possa fazer com que perseveremos nos caminhos de Deus.
Se
Cristo pudesse falhar no seu trabalho sumo sacerdotal nós estaríamos perdidos,
porque é pela perfeição do seu ofício, que é garantida a segurança eterna da
nossa salvação.
Por
isso, sendo tipo do sumo sacerdócio de Jesus, Arão deveria se esforçar para não
falhar em nenhum dos serviços do tabernáculo, que tinham o propósito de tornar
Deus propício para com os israelitas e perdoar os seus pecados.
Somente
isto deveria servir de um bom motivo para que ninguém invejasse Arão, e
tentasse de novo tomar o seu lugar, porque não significava simplesmente assumir
uma posição de honra, mas, sobretudo de grande
responsabilidade, e que exigia que fosse pago também um grande preço de
consagração a Deus.
O
sacerdócio era um serviço.
O
ministério é também um serviço.
Ministros
são servos dos quais se requer diligência, fidelidade, humildade, esforço e
muito trabalho.
Os
levitas foram dados a Arão como ministros, isto é, para este mesmo caráter de
servir nas coisas relativas ao transporte e manutenção do tabernáculo.
É
provável que muitos levitas tivessem ficado temerosos de realizar seu serviço
no tabernáculo, pelas coisas que haviam sucedido àqueles homens que haviam se
unido a Coré, que era um levita.
Certamente
esta reconfirmação deles no cargo que lhes havia sido designado anteriormente,
tinha o propósito de lhes encorajar na realização das suas tarefas, e não
somente isto, porque foi determinado por Deus, que eles deveriam ser mantidos
com os dízimos das demais tribos de Israel, do qual dariam o dízimo dos dízimos
a Arão, para a manutenção dos sacerdotes.
Eles
receberiam dízimos, porque foi ordenado pelo Senhor que não teriam qualquer
herança na terra, porque Deus era a porção deles, conforme lemos no verso 20:
“Disse
também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles
nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de
Israel.”
Aqueles que têm Deus como sua herança e porção
deveriam sempre olhar com um desprezo santo e indiferença as heranças deste
mundo, e não desejarem que sejam elas a sua porção.
“A
minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.” (Lam
3.24).
Os
levitas não teriam nenhuma herança, e ainda assim viveriam muito confortavelmente,
para nos ensinar que a Providência tem vários modos de apoiar aqueles que vivem
debaixo da Sua dependência.
As
aves não semeiam e, no entanto são alimentadas; os lírios não fiam, e são
vestidos, os levitas não têm nenhuma herança em Israel, e vivem melhor que
qualquer outra tribo.
Aqueles
que são empregados por Deus para cuidarem da vida espiritual de outros, devem
estar seguros do seu próprio pagamento.
“Se
nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as
materiais? Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com
mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para
não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que
administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao
altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o
evangelho, que vivam do evangelho.” (I Cor 9.11-14).
“1
Depois disse o Senhor a Arão: Tu e teus filhos, e a casa de teu pai contigo,
levareis a iniquidade do santuário; e tu e
teus filhos contigo levareis a iniquidade
do vosso sacerdócio.
2
Faze, pois, chegar contigo também teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu
pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo
estareis perante a tenda do testemunho.
3
Eles cumprirão as tuas ordens, e assumirão o encargo de toda a tenda; mas não
se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram,
assim eles, como vós.
4 Mas
se ajuntarão a ti, e assumirão o encargo da tenda da revelação, para todo o
serviço da tenda; e o estranho não se chegará a vós.
5
Vós, pois, assumireis o encargo do santuário e o encargo do altar, para que não
haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.
6 Eis
que eu tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel;
eles vos são uma dádiva, feita ao Senhor, para fazerem o serviço da tenda da
revelação.
7 Mas
tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que
é do altar, e a tudo o que está dentro do véu; nisso servireis. Eu vos dou o
sacerdócio como dádiva ministerial, e o estranho que se chegar será morto.
8
Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te tenho dado as minhas ofertas alçadas,
com todas as coisas santificadas dos filhos de Israel; a ti as tenho dado como
porção, e a teus filhos como direito perpétuo.
9 Das
coisas santíssimas reservadas do fogo serão tuas todas as suas ofertas, a
saber, todas as ofertas de cereais, todas as ofertas pelo pecado e todas as
ofertas pela culpa, que me entregarem; estas coisas serão santíssimas para ti e
para teus filhos.
10
Num lugar santo as comerás; delas todo varão comerá; santas te serão.
11
Também isto será teu: a oferta alçada das suas dádivas, com todas as ofertas de
movimento dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo,
as tenho dado como porção, para sempre. Todo o que na tua casa estiver limpo,
comerá delas.
12
Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de
melhor, as primícias destes que eles derem ao Senhor, a ti as tenho dado.
13 Os
primeiros frutos de tudo o que houver na sua terra, que trouxerem ao Senhor,
serão teus. Todo o que na tua casa estiver limpo comerá deles.
14
Toda coisa consagrada em Israel será tua.
15
Todo primogênito de toda a carne, que oferecerem ao Senhor, tanto de homens
como de animais, será teu; contudo os primogênitos dos homens certamente
remirás; também os primogênitos dos animais imundos remirás.
16 Os
que deles se houverem de remir, desde a idade de um mês os remirás, segundo a
tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que
é de vinte jeiras.
17
Mas o primogênito da vaca, o primogênito da ovelha, e o primogênito da cabra
não remirás, porque eles são santos. Espargirás o seu sangue sobre o altar, e
queimarás a sua gordura em oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
18 E
a carne deles será tua, bem como serão teus o peito da oferta de movimento e a
coxa direita.
19
Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel
oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas
contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor,
para ti e para a tua descendência contigo.
20
Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio
deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos
de Israel.
21
Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança,
pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.
22
Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que
não levem sobre si o pecado e morram.
23
Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a
sua iniquidade; pelas vossas gerações
estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
24
Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta
alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que
nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.
25
Disse mais o Senhor a Moisés:
26
Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel
receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses
dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.
27 E
computar-se-á a vossa oferta alçada, como o grão da eira, e como a plenitude do
lagar.
28
Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que
receberdes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do
Senhor a Arão, o sacerdote.
29 De
todas as dádivas que vos forem feitas, oferecereis, do melhor delas, toda a
oferta alçada do Senhor, a sua santa parte.
30
Portanto lhes dirás: Quando fizerdes oferta alçada do melhor dos dízimos, será
ela computada aos levitas, como a novidade da eira e como a novidade do lagar.
31 E
o comereis em qualquer lugar, vós e as vossas famílias; porque é a vossa
recompensa pelo vosso serviço na tenda da revelação.
32
Pelo que não levareis sobre vós pecado, se tiverdes alçado o que deles há de
melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não
morrais...” (Nm 18.1-32).
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