INTRODUÇÃO AOS LIVROS DE SABEDORIA
De tudo que podemos aprender dos
chamados livros de sabedoria, a saber, de Provérbios e de Eclesiastes, é
que vai bem ao que é reto de coração, e que vive na sabedoria do Senhor,
rejeitando a toda forma e aparência de mal.
Porque tudo o mais que obtém ou que se viva nesta vida, fora do
modo previsto por Deus para os Seus filhos, é pura vaidade, ou seja, vazio,
coisas que se desfarão e que serão destruídas pelo tempo.
Além disso, devemos considerar que há uma forma de existência que
foi planejada por Deus para o homem, e não é possível viver de modo aprovado
tanto diante dele, quanto daqueles que tenham um caráter reto e aprovado,
quando não se vive dentro deste modelo que deve ser seguido, e que o temos na
pessoa do próprio Cristo.
Estes livros de sabedoria nos chamam a refletir que não é
verdadeira sabedoria aquela que não nos conduz a viver de modo reto.
Que depõe contra a unidade em amor que Deus deseja para todos os
Seus filhos, que alguns deles vivam na prática do pecado, manifestado em suas
variadas formas, conforme as obras da carne que são relacionadas por Paulo em
Gál 5.19-21:
“19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a
prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os
ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a
estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais
coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” (Gál 5.19-21).
Há muitas outras obras da carne além das que são relacionadas por
Paulo neste texto, pelo que se infere do que ele próprio afirma: “...e coisas
semelhantes a estas...”.
Ele diz que havia prevenido a Igreja, e que lhe continuaria
prevenindo, quanto ao perigo de se viver na prática de tais obras, por causa
das quais os seus praticantes não podem herdar o reino de Deus.
Ele não citou a mentira, a falsidade e o engano entre os crentes,
por exemplo, nesta passagem, conforme faz em outras, não porque tais obras da
carne sejam menos graves do que as que havia relacionado, mas é necessário ter
um especial cuidado em relação a isto, porque é por um andar na mentira, na
hipocrisia, que melhor se define o mau caráter.
Não foi sem motivo que Jesus havia alertado os discípulos para não
se deixarem contaminar pelo fermento dos escribas e fariseus que é a
hipocrisia.
Eles viviam, pela hipocrisia, enganando e sendo enganados, por
conveniências pessoais, e até mesmo por interesses corporativos. No entanto,
nosso Senhor, nos adverte que não deve ser assim entre aqueles que Lhe
pertencem, que devem ter a devida diligência de se despojarem de todo vestígio
deste maldito fermento que é a hipocrisia.
Muitos males são oriundos de outros, como por exemplo os que
procedem da cobiça, do amor ao dinheiro, e que se manifestam na forma de
violência, engano, traição e tantos outros, para que seja atingido o fim
almejado.
E a cobiça não é somente por dinheiro, como também por fama,
poder, notoriedade, domínio sobre pessoas e bens, e por tanta outras coisas.
Isto é um laço do qual poderão se desvencilhar somente aqueles que
andam em amor, submissão, humildade, e que andam no Espírito, debaixo do temor
do Senhor, quanto a guardar todos os Seus mandamentos.
Temos nestes livros de Provérbios e de Eclesiastes, nem tanto,
mandamentos diretos e absolutos, como os temos por exemplo na Lei de Moisés,
mas o modo de vida aprovado para o qual apontam, são mandamentos para o povo de
Deus, ainda que apresentados de forma indireta.
Necessitaremos de sabedoria divina para poder entender estes dois
livros e discernir entre o que é comportamento aprovado, e comportamento
reprovado por Deus.
Além disso, além do comportamento propriamente dito são apontadas
atitudes de coração, e situações de vida, que faremos bem em atentar para
moldarmos o nosso caráter num modo de vida que nos leve a separar o precioso do
vil, e a escolher aquilo que sirva para a nossa edificação, ao mesmo tempo que
rejeitamos aquelas realidades e situações que trarão inevitavelmente
complicações para o nosso próprio viver, especialmente no nosso relacionamento
com o próximo.
No final do comentário bíblico de Mattew Henry há uma tabela que
apresenta um resumo do conteúdo dos assuntos dos capítulos 10 a 29, que estamos
apresentando a seguir de forma adaptada.
REFERÊNCIAS
|
ASSUNTOS
|
10.1; 15.20; 17.21, 25; 19.13, 26; 23.15, 16, 24,
25, ; 27.11; 29.3
|
Conforto, ou aflição dos pais em relação aos
filhos, quanto a serem sábios, tolos, religiosos ou descrentes
|
10.2, 3; 11.4; 15.16, 17; 16.8, 16; 17.1; 19.1;
28.6, 11
|
Sobre a insuficiência do mundo, e a suficiência
da religião
|
6.6; 10.4, 5, 26; 12.11, 24, 27; 13.4, 23; 15.19;
16.26 ; 18.9; 19.15, 24; 20.4, 13; 21.5, 25, 26; 22.13, 29, ; 24.30-34;
26.13-16; 27.18, 23, 27; 28.19
|
Sobre preguiça e diligência
|
10.6, 9, 16, 24, 25, 27-30; 11. 3, 5-8, 18-21,
31, ; 12.2, 3, 7, 13, 14, 21, 26, 28; 13.6, 9, 14, 15, 21, 22, 25; 14.11, 14,
19, 32; 15. 6, 8, 9, 24, 26, 29; 20. 7; 21.12, 15, 16, 18, 21; 22. 12; 28.10,
18; 29.6
|
A felicidade do justo e a miséria do ímpio
|
10.7; 12. 8, 9; 18.3; 25.14,27; 26. 1; 27.2, 21
|
Honra e desonra
|
10.8, 17; 12.1, 15; 13.1, 13, 18; 15.5, 10, 12,
31, 32, ; 19.16; 28. 4, 7, 9
|
A sabedoria da obediência, e loucura da
desobediência
|
10.10, 23; 11. 9-11, 23, 27; 12. 5, 6, 12, 18,
20; 13.2 ; 14.22; 16.29, 30; 17.11; 21.10; 24.8; 26.23, 27
|
Sobre ímpios
|
10.11, 13, 14, 20, 21, 31, 32; 11.30; 14. 3 ;
15.2, 4, 7, 23, 28; 16. 20, 23, 24; 17. 7; 18. 4, 7, 20, 21, ; 20.15; 21.23;
23.9; 24.26; 25.11
|
O louvor do bom uso da língua, e o prejuízo e
vergonha de uma língua desgovernada
|
10.12; 15.17; 17.1, 9, 14, 19; 18.6, 17-19; 20.3
; 25.8; 26.17, 21; 29.9
|
Amor e ódio, paz e contenda
|
10.5, 22; 11.28; 13.7, 8; 14.20, 24; 18. 11, 23,
; 19.1, 4, 7, 22; 22. 2, 7; 28.6, 11; 29.13
|
Sobre ricos e pobres
|
10.18; 12.17, 19, 22; 13.5; 17.4; 20.14, 17;
26.18, 19, 24-26, 28
|
Mentira, fraude, dissimulação, verdade e sinceridade
|
10.18; 16.27; 25.23
|
Sobre calúnia
|
10.19; 11.12; 12.23; 13.3; 17.27, 28; 29.11, 20
|
Sobre verbosidade
|
11.1; 12.16; 16.8, 11; 17.15, 26; 18.5; 20.10,
23, ; 22.28; 23.10, 11; 29.24
|
Justiça e injustiça
|
11.2; 13.10; 15.25, 33; 16.5, 18, 19; 18.12; 21.
4 ; 25.6, 7; 28.25; 29.23
|
Orgulho e humildade
|
11.12; 14.21
|
Menosprezar e respeitar outros
|
11.13; 16.28; 18.8; 20.19; 26.20, 22
|
Difamação
|
11.14; 15.22; 18.13; 19.2; 20.5,18; 21.29; 22. 3;
25.8-10
|
Precipitação e deliberação
|
11.15; 17.18; 20.16; 22.26, 27; 28.13
|
Fiador
|
11.16, 22; 12.4; 14.1; 18.22; 19.13, 14, ; 21.9,
19; 25.24; 27. 15, 16
|
Mulheres de bem ou ruins
|
11. 17; 12. 10; 14. 21; 19. 17; 21. 13 .
|
Misericórdia
|
11. 24-26; 14. 31; 17. 5; 22. 9, 16, 22, 23; 28.
27; 29. 7
|
Caridade com os pobres
|
11. 29; 15. 16, 17, 27; 23. 4, 5
|
Cobiça e satisfação
|
12. 16; 14. 17, 29; 15. 1, 18; 16. 32; 17. 12,
26, ; 19. 11, 19; 22. 24, 25; 25. 15, 28; 26. 21; 29. 22
|
Ira e mansidão
|
12. 25; 14. 10, 13; 15. 13, 15; 17. 22; 18. 14;
25. 20, 25
|
Melancolia e alegria
|
13. 12, 19
|
Esperança e expectativa
|
13. 16; 14. 8, 18, 33; 15. 14, 21; 16. 21, 22;
17. 24 ; 18. 2, 15; 24. 3-7; 7. 27; 26. 6-11; 28. 5
|
Prudência e tolice
|
13. 17; 25. 13, 19
|
Deslealdade e fidelidade
|
13. 20; 14. 7; 28. 7; 29. 3
|
Má e boa companhia
|
13. 24; 19. 18; 20. 11; 22. 6, 15; 23. 12; 14.
14; 29. 15, 17
|
Educação de crianças
|
14. 2, 26, 27; 15. 16, 33; 16. 6; 19. 23; 22. 4;
23. 17, 18
|
Temor do Senhor
|
14. 5, 25; 19. 5, 9, 28; 21. 28; 24. 28; 25. 18
|
Verdadeiro e falso testemunho
|
14. 6, 9; 21. 24; 22. 10; 24. 9; 29. 9
|
Escarnecedores
|
14. 15, 16; 27. 12
|
Credulidade e cautela
|
14. 28, 34, 35; 16. 10, 12-15; 19. 6, 12; 20. 2,
8, 26, 28, ; 22. 11; 24. 23-25; 2010. 2-5; 28. 2, 3, 15, 16; 29. 5, 12, 14,
26
|
Sobre reis e os seus assuntos
|
14. 30; 23. 17, 18; 24. 1, 2, 19, 20; 27. 4
|
Sobre inveja
|
15. 3, 11; 16. 1, 4, 9, 33; 17. 3; 19. 21; 20.
12, 24; 21. 1, 30, 31; 29. 26
|
Onisciência de Deus, e a Sua providência
universal
|
15. 30; 22. 1
|
Sobre o bom nome
|
14. 12; 16. 2, 25; 20. 6; 21. 2; 26. 12; 28. 26
|
Da opinião dos homens sobre si mesmos
|
16. 3; 18. 10; 23. 26; 27. 1; 28. 25; 29. 25
|
Da devoção a Deus, e da dependência a Ele
|
16. 7; 29. 26
|
Sobre o favor de Deus
|
16. 16; 18. 1; 19. 8, 20; 22. 17-21; 23. 15, 16,
22-25, ; 24. 13, 14; 27. 11
|
Esforços para adquirir sabedoria
|
16. 17; 29. 27
|
Precauções contra tentações
|
16. 31; 17. 6; 20. 29
|
Velhice e mocidade
|
17. 2; 19. 10; 29. 19, 21
|
Sobre servos
|
17. 8, 23; 18. 16; 21. 14; 28. 21
|
Suborno
|
17. 10; 19. 25, 29; 20. 30; 21. 11; 25. 12; 26. 3
; 27. 5, 6, 22; 28. 23; 29. 1
|
Reprovação e correção
|
17. 13
|
Sobre ingratidão
|
17. 17; 18. 24; 27. 9, 10, 14, 17
|
Sobre amizade
|
21. 17; 23. 1-3, 6-8, 19-21; 27. 7
|
Sobre prazeres sensuais
|
20. 1; 23. 23, 29-35
|
Sobre embriaguez
|
20. 9
|
Da corrupção universal da natureza
|
20. 19; 26. 28; 28. 23; 29. 5
|
Sobre lisonja
|
20. 20; 28. 24
|
Filhos ingratos
|
20. 21; 21. 6, 7; 22. 8; 28. 8
|
Da curta duração do que é mal adquirido
|
20. 22; 24. 17, 18, 29
|
Sobre vingança
|
20. 25
|
Sobre sacrilégio
|
20. 27; 27. 19
|
Sobre consciência
|
15. 8; 21. 3, 27
|
Preferência aos deveres morais antes dos
cerimoniais
|
21. 20
|
Sobre prodigalidade e desperdício
|
21. 22; 24. 15, 16
|
Os triunfos da sabedoria e da piedade
|
22. 14; 23. 27, 28
|
Sobre impureza
|
24. 10
|
Desmaio na aflição
|
14. 11, 12
|
Ajuda ao aflito
|
24. 21, 22
|
Lealdade ao governo
|
25. 21, 22
|
Perdão dos inimigos
|
26. 2
|
Maldição sem causa
|
26. 4, 5
|
Sobre responder aos tolos
|
28. 1
|
Covardia e coragem
|
28. 12, 28; 29. 2, 16; 11. 10, 11
|
O interesse do povo nos seus governantes
|
28. 13, 14
|
O benefício do arrependimento e temor santo
|
28. 17
|
Castigo de assassinato
|
28. 20, 22
|
Desejo de ser rico
|
29. 10, 27
|
A inimizade do ímpio contra o religioso
|
29. 18
|
A necessidade dos meios da graça
|
Nota: Todos os autores,
cujos trabalhos são citados pelo Pr Silvio Dutra, neste comentário, têm suas
obras em domínio público, e as citações foram traduzidas pelo Pr Silvio, quer
de textos em inglês ou em espanhol.
Irmão porque paramos de escrever? De contribuir para o enriquecimento do povo de Deus? Volte a escrever homem de Deus. À paz do Senhor Jesus esteja com você.
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